Assessing the Nutrition Environment of an Entire Community Palavras-chave – comunidade, saúde, agências governamentais Keywords – community, health, government agencies resumo O mapeamento de ativos de uma comunidade é um processo usado para identificar recursos humanos, materiais, financeiros, empresariais e outros em uma comunidade. Esse processo nos oferece informações sobre a organização de uma comunidade e nos revela os pontos fortes e recursos disponíveis, facilitando o aproveitamento desses, a fim de atender às necessidades da comunidade e melhorar a saúde. O mapeamento de ativos promove o envolvimento da comunidade, faz com que ela se aproprie de si mesma e ganhe autonomia. As etapas para desenvolver o mapa de ativos da comunidade incluem: definir os limites da comunidade, identificar e envolver parceiros, determinar que ativos serão incluídos, listar os ativos de grupos e indivíduos e organizar os ativos em um mapa. Um exemplo de caso é usado para ilustrar o processo, possíveis achados e planos de ação. Comparamos os resultados com dados nacionais para sexo e idade, raça/grupo étnico, emprego e renda, educação e propriedade de imóvel. Avaliam-se fatores de risco ligados ao estilo de vida, indicadores de saúde, educação, transporte, serviços de nutrição e saúde, agências governamentais, serviços sociais, instituições religiosas e parques. Abstract Community Asset Mapping is a process used to identify the human, material, financial, entrepreneurial, and other resources in a community. This process provides information about, organizing, and portraying the strengths and resources of a community making it is easier to build on these assets in order to address community needs and improve health. Community asset mapping promotes community involvement, ownership, and empowerment. Steps to create a community asset map include: defining community boundaries, identifying and involving partners, determining what assets to include, listing assets of groups and individuals, and organizing assets on a map. A case example is used to illustrate the process, possible findings and action plans. Comparisons to national levels for gender and age, race/ethnicity, employment and income, education, and home ownership are made. Lifestyle risk factors, health indicators, education, transportation, food and health services, government agencies, social services, religious institutions, and parks are assessed. |