Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
  Você esta em: Eventos >> 12º Fórum Nacional de Nutrição >> Belém do Para
 

12º Fórum Nacional de Nutrição - Belém do Para PA
11/jun/2016 - sábado - 8h30 às 19h30 - Soft Hotel - Avenida Braz de Aguiar, 612 - Nazaré

 
 
 

11 de junho de 2016 (sábado) – 8h30 11h30 - Fórum de Nutrição Esportiva: Suplementação Nutricional no Esporte

Objetivos: Identificar os suplementos nutricionais mais utilizados por desportistas nas academias / Conhecer seus benefícios, possíveis efeitos colaterais e a dosagem adequada.

Programa:
- Suplementação de Carboidratos - Dextrose, Maltodextrina e Waxy Maize; 
- Suplementação de Proteínas - Whey Protein, BCAA, HMB, Glutamina, Creatina; 
- Suplementação de Lipídeos - CLA;


Profa. Dra. Joseana Ribeiro Assis Nutricionista pela UFPA, Especialização em Nutrição e Atividade Física – UEPA, Especialização em Fisiologia do Exercício Avançada – UVA, Especialização em Engenharia Corporal – UVA, Especialização em Emagrecimento e Estética – UVA, Especialização em Nutrição Estética (andamento) - IAPP Professora do CESUPA, Coordenadora da Pós-Graduação em Nutrição Esportiva - CESUPA.


11 de junho de 2016 (sábado) 11h30 – 12h15 – Palestra de Nutrição, Saúde e Estética: O que há de novo na literatura sobre os benefícios da suplementação com colágeno hidrolisado para a saúde e bem estar

Prof. Esmeralda Lourenço - Farmacêutica graduada pela PUCCampinas e Especialista em Homeopatia pela USP. Possui 12 anos de experiência em atenção farmacêutica, com destaque a pacientes com diabetes. Palestrante em congressos, seminários e cursos sobre nutracêutica clínica e esportiva e dermocosméticos. Professora em cursos de MBA e pós-graduação em prescrição farmacêutica, nutracêuticos, fitoterapia e cosmetologia. Diretora técnica da empresa Esmeralda Lourenço Assessoria Farmacêutica.

11 de junho de 2016 (sábado) – 13h30-16h30 - Fórum de Nutrição Clínica: Abordagem nutricional na cirurgia bariátrica

Objetivos: Desenvolver as habilidades necessárias à execução das atribuições do nutricionista na equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica; Descrever o panorama epidemiológico da obesidade grave e cirurgia bariátrica; Apresentar as indicações e técnicas cirúrgicas; Demonstrar as repercussões da cirurgia no metabolismo e estado nutricional; Traçar os aspectos clínicos e nutricionais da cirurgia bariátrica; Discutir os modelos de atenção dietética pré e pós operatória; Demonstrar as intercorrências clínicas de curto e longo prazo e medidas de prevenção e controle.

Programa: 
- Panorama epidemiológico da obesidade grave e cirurgia bariátrica; 
- Indicações e Técnicas cirúrgicas; 
- Repercussões da cirurgia sobre o metabolismo e o estado nutricional; 
- Manejo nutricional do pré e pós-operatório;
- Intercorrências e complicações pós-cirúrgicas;

 

Profa. Dra. Daniela Lopes Gomes - Possui graduação em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica e em Obesidade e Emagrecimento, Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento (com ênfase em adesão ao tratamento nutricional e contagem de carboidratos em diabetes) e Doutorado em Nutrição Humana (com ênfase em cirurgia bariátrica). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (ICS/FANUT), atuando na área de Nutrição Clínica e Análise do Comportamento Alimentar. É coordenadora do Projeto de Extensão de Acompanhamento nutricional de pacientes bariátricos da UFPA. Tem experiência em docência e pesquisa na área de nutrição e psicologia comportamental, com ênfase em Nutrição Clínica e Adesão às regras nutricionais em Obesidade e doenças associadas.

11 de junho de 2016 (sábado) – 16h30-19h30 - Fórum de Food Service: Gastronomia aplicada à alimentação coletiva

Objetivo: Definir e mencionar a origem e importância da gastronomia; Apresentar as principais atualidades e tendências gastronômicas aplicadas à alimentação coletiva; Realçar o papel do nutricionista na alimentação coletiva; Mencionar os tipos de restaurantes institucionais; Exemplificar cardápios institucionais; Apontar as principais formas de avaliação dos cardápios servidos.

Programa:
- Definição, origem e importância da gastronomia;
- Atualidades e tendências gastronômicas aplicadas à alimentação coletiva;
- Papel do nutricionista na alimentação coletiva;
- Tipos de restaurantes e de cardápios institucionais;
- Formas de avaliação dos cardápios servidos;

Profa. Dra. Xaene Maria F. D. Mendonça - Nutricionista e Bióloga, com doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela UFRJ; Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ; MBA em Gestão empresarial pela FGV; Especializações em Bioestatística; Nutrição clínica; Gestão de negócios em alimentação e em Alimentação institucional com ênfase no planejamento e controle. Docente adjunto IV da Universidade Federal do Pará lotada na Faculdade de Nutrição. Parecerista ad hoc do Ministério da Saúde; UFPA e UFOPA; Avaliadora ad hoc de periódicos nacionais. Com 15 anos de atuação na área da alimentação coletiva.

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.