Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
  Você esta em: Eventos >> 9º Fórum Nacional de Nutrição >> Belém do Pará
 
9º Fórum Nacional de Nutrição - Belém do Pará PA
13 e 14 de junho - Soft Hotel, Av. Bráz de Aguiar, 612, Nazaré
 
 
 

Melhor Trabalho Apresentado

Angélica Cristina da Silva Marques - INTERFERÊNCIA DOS ÁCIDOS GRAXOS TRANS NO METABOLISMO DOS ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS NO PERÍODO GESTACIONAL.

Dutra, A.; Ferreira, S.; Marques, A.; Oliveira, G.

Faculdade Santa Terezinha-Cest

 
 
 

13 de Junho (quinta-feira) 9h às 12h - 9h às 12h Workshop Nutrição Esportiva : Aspectos Práticos da Atuação do Nutricionista no Atendimento Nutricional de Atletas e Desportistas.

Programa:
• Determinação das necessidades calóricas
• Distribuição dos macronutrientes
• Estruturação de cardápios
• Nutrição esportiva funcional

Prof. Dr. Fernando Vinícius Faro Reis - Mestre em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará, Professor Assistente I da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará, Nutricionista Clínico do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará. Nutricionista Esportivo,  atua como Personal Diet Esportivo.

13 de Junho (quinta-feira) 13h30 às 16h30 - Workshop em Nutrição Clínica: Terapia Nutricional no Portador de Câncer

Programa:
• Avaliação nutricional no câncer
• Influência do câncer no estado nutricional
• O estado nutricional influencia no curso e prognóstico clínico
• Instrumentos de avaliação mais adequado
• Necessidades nutricionais
• O câncer e sua influência no gasto energético
• Terapia nutricional
• Objetivos da terapia nutricional
• Recomendações nutricionais
• Indicações da terapia nutricional
• Como escolher a via de administração da terapia nutricional
• Dietas imunomoduladoras
• Tratamentos contra o câncer e seus efeitos colaterais  sob o aspecto nutricional

Prof. Fábio Costa de Vasconcelos - Especialista em Nutrição Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA-RJ). Especialista em Nutrição Clínica com ênfase em Cirurgia (UFPA). Especialista em Bioestatística (UFPA). Nutricionista pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Assistente da Universidade da Amazônia (UNAMA). Professor do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Atuou como Nutricionista de Clínica no Hospital Universitário João de Barros Barreto. Atuou como Coordenador da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. Linha de Pesquisa: Nutrição em Especialidades Clínicas (Estudos de nutrição em gastroenterologia, cirurgia, oncologia, pacientes críticos, hepatopatias, doenças das vias biliares e nefrologia em adultos); Saúde e Nutrição em grupos populacionais específicos (Estudo de indicadores clínicos, dietéticos, antropométricos, bioquímicos e prognósticos nutricionais de grupos populacionais específicos como crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos); Terapia Nutricional (Estudo de indicadores na terapia nutricional enteral e parenteral, para adultos e crianças)

13 de Junho (quinta-feira) 16h30 às 19h30 - Workshop em Food Service: Gastronomia Vegetariana

Programa:
• Noções básicas de Vegetarianismo
• Noções de Gastronomia
• Noções sobre Planejamento e Elaboração de Cardápios
• Os ingredientes da Gastronomia Vegetariana
• Receitas diversas da Gastronomia Vegetariana
• Como planejar a refeição vegetariana – Elaborando o Cardápio Vegetariano
• Exemplos de cardápios da Gastronomia Ovo-lacto-vegetariana
• Exemplos de cardápios da Gastronomia Vegana
• Prática de elaboração de cardápios da Gastronomia Vegetariana em equipes

Profa. Dra. Yuko Ono Silva - Mestre em Ciências da Nutrição pela Loma Linda University, EUA. Especialista em Alimentação Coletiva pela ASBRAN. Nutricionista pela Universidade Federal do Pará. Foi Nutricionista do Hospital Adventista de Belém durante 12 anos onde ministrou diversos cursos de alimentação vegetariana. Foi docente do Centro Universitário do Pará - CESUPA e depois da Universidade Federal do Pará - UFPA, responsável pela disciplina Técnica Dietética. Atualmente é docente da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, responsável pelas disciplinas Técnica Dietética I e II.

 
 

 

14 de Junho (sexta-feira) 9h às 12h - Fórum de Nutrição Clínica: Nutrição e Tratamento de Doenças

9h às 9h40 - Obesidade e Síndrome Metabólica
Profa. Marília de Souza Araújo - Professora Associada da Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal do Pará. Possui Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Pará, Mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Atualmente é Diretora da Faculdade de Nutrição da UFPA e professora-orientadora do Programa de Pós-graduação Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia - UFPA/UFAM/FioCRUZ e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas da UFPA. Atua na área de Nutrição, com ênfase em Epidemiologia e Patologia Nutricional.

9h40 às 10h20 -Papel da Obesidade no Desenvolvimento do Câncer
Prof. Fábio Costa de Vasconcelos
- Especialista em Nutrição Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA-RJ). Especialista em Nutrição Clínica com ênfase em Cirurgia (UFPA). Especialista em Bioestatística (UFPA). Nutricionista pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Assistente da Universidade da Amazônia (UNAMA). Professor do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Atuou como Nutricionista de Clínica no Hospital Universitário João de Barros Barreto. Atuou como Coordenador da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. Linha de Pesquisa: Nutrição em Especialidades Clínicas (Estudos de nutrição em gastroenterologia, cirurgia, oncologia, pacientes críticos, hepatopatias, doenças das vias biliares e nefrologia em adultos); Saúde e Nutrição em grupos populacionais específicos (Estudo de indicadores clínicos, dietéticos, antropométricos, bioquímicos e prognósticos nutricionais de grupos populacionais específicos como crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos); Terapia Nutricional (Estudo de indicadores na terapia nutricional enteral e parenteral, para adultos e crianças)

10h20 às 10h40 - Coffee Break

10h40 às 11h20 - Abordagem na obesidade extrema associada a Cirurgia Bariátrica
Dra.Tayana Silva de Carvalho
- Nutricionista pelo Centro Universitário do Pará, Especialista em Nutrição Clínica: metabolismo, prática e terapia nutricional pela Universidade Gama Filho. Mestrado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará, desenvolvendo projeto no laboratório de neuroendocrinologia, onde investigo o efeito de uma dieta suplementada sobre processos oxidativos e comportamentais, destacando as frutas regionais da Amazônia como objeto de estudo (Bactris gasipaes e Euterpe oleracea) - em andamento. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. Experiência em Cirurgia Bariátrica e Materno-infantil. Atuou como nutricionista Clínica do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência do Pará e foi responsável pela avaliação nutricional dos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva e da clínica neurológica.

11h20 às 12h - Suplementação Nutricional na Prática Clínica
Profa. Dra. Vanessa Vieira Lourenço Costa - Mestrado em Saúde pela Sociedade e Endemias na Amazônia UFPA/UFAM, Pós Graduação Latu Senso Clinica e Terapêutica Nutricional pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde de União da Vitória (UNIGUAÇU/Paraná). Nutricionista pela Universidade Federal do Pará. Professora do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Pará

14 de Junho (sexta-feira) 13h às 16h - Fórum de Nutrição Esportiva: Nutrição em modalidades atléticas

13h às 13h40 - Importância da Integração entre Educador Físico e Nutricionista
Prof. Dr. Fernando Vinícius Faro Reis
- Mestre em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará, Professor Assistente I da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará, Nutricionista Clínico do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará. Nutricionista Esportivo, atua como Personal Diet Esportivo.
Profa. Dra. Josiana Kely
Moreira- Especialista em Nutrição e Saúde Coletiva (UFPa) e Emagrecimento e Estética (UVA- Universidade Veiga de Almeida). Graduação em Nutrição (UFPa- Universidade Federal do Pará) e Educação Física (UEPa- Universidade do Estado do Pará). Professora da Universidade da Amazônia (UNAMA) da disciplina de Estágio Supervisionado em Nutrição no Esporte e da Disciplina de Morfofisiologia Humana; Professora da UEPa da disciplina de Nutrição e Atividade Física. Coordenadora do Grupo de Estudo de Exercício Resistido e Saúde da UEPa.

13h40 às 14h20 – Estratégia Nutricional e Atividade Física para o Emagrecimento e Estética
Profa. Dra. Josiana Kely Moreira
- Especialista em Nutrição e Saúde Coletiva (UFPa) e Emagrecimento e Estética (UVA- Universidade Veiga de Almeida). Graduação em Nutrição (UFPa- Universidade Federal do Pará) e Educação Física (UEPa- Universidade do Estado do Pará). Professora da Universidade da Amazônia (UNAMA) da disciplina de Estágio Supervisionado em Nutrição no Esporte e da Disciplina de Morfofisiologia Humana; Professora da UEPa da disciplina de Nutrição e Atividade Física. Coordenadora do Grupo de Estudo de Exercício Resistido e Saúde da UEPa.

14h20 às 15h - Estratégia Nutricional para Corredores e Estratégia Nutricional para Lutadores de MMA
Prof. Dr. Fernando Vinícius Faro Reis
- Mestre em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará, Professor Assistente I da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará, Nutricionista Clínico do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará. Nutricionista Esportivo, atua como Personal Diet Esportivo.

15h às 15h40 - Suplementação Esportiva e Hipertrofia Muscular
Dr. Juscélio Aguiar de Araújo
- Especialista em Fisiologia da Atividade Física pela Universidade Gama Filho, Nutricionista Formado pela Universidade da Amazônia, Nutricionista Esportivo da rede SNC (Sports Nutrition Center) e da rede Body Tech.

15h40 às 16h - Coffee-Break


14 de Junho (sexta-feira) 16h às 18h -Fórum de Food Service: Alimento Seguro, Nutrição e Qualidade de Vida

16h às 16h40 - Quais são os Avanços na Biofortificação de Alimentos no Brasil, Impactos na Dieta e Atuação do Profissional de Nutrição
Dra. Daniela Brioschi
- Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas e Mestre em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz – ESALQ – USP. Engenheira Agrônoma. Atuou em Laboratórios de Biologia Molecular e Análise de Resíduos Químicos na Universidade de São Paulo e em empresas do setor Agroquímico; Coordenou a área de Sustentabilidade e Certificação em empresa do setor florestal. Atualmente trabalha no Conselho de Informações sobre Biotecnologia - CIB, como assessora técnica.

16h40 às 17h20 - A Importância do Consumo de Desjejum
Profa. Dra. Yuko Ono Silva
– Mestre em Ciências da Nutrição pela Loma Linda University, EUA. Especialista em Alimentação Coletiva pela ASBRAN. Nutricionista pela Universidade Federal do Pará. Foi Nutricionista do Hospital Adventista de Belém durante 12 anos onde ministrou diversos cursos de alimentação vegetariana. Foi docente do Centro Universitário do Pará - CESUPA e depois da Universidade Federal do Pará - UFPA, responsável pela disciplina Técnica Dietética. Atualmente é docente da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, responsável pelas disciplinas Técnica Dietética I e II.

17h20 às 18h - Educação Alimentar e Nutricional - Planejamento e Execução de Atividades Educativas
Profa. Dra. Elenilma Barros da Silva
- Nutricionista pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Gestão da Qualidade em Unidades Produtoras de Refeições também pela Universidade Federal do Pará e Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia pela UFAM/UFPA/FioCRUZ. Atualmente é Professora Assistente I da Universidade da Amazônia - UNAMA, Professora Substituta da Faculdade de Nutrição - FANUT da Universidade Federal do Pará - UFPA e Professora do Plano Nacional de Formação Docente - PARFOR/Pólo Castanhal.

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.