Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
  Você esta em: Eventos >> 9º Fórum Nacional de Nutrição >> Salvador
 
9º Fórum Nacional de Nutrição - Salvador BA
16 e 17 de maio - Hospital Espanhol - Av. Sete de Setembro nº 4161
 
 
 

Melhor Trabalho Apresentado

Andreza Melo de Araujo - DIAGNÓSTICO DO RISCO NUTRICIONAL EM PACIENTES NO PRÉ-OPERATÓRIO DE CIRURGIA ELETIVA.

Araujo, AM ; Lins, SD; Costa, ML; Cardoso, BCN; Melo, TTR; Pereira, LC; Cândido, MF; Dantas, CAO; Lacerdas, DC; Santos Filha, EO.

Hospital Universitário de Sergipe

 
 
 

16 de Maio de 2013 (quinta-feira) 9h às 12h - Workshop de Nutrição Esportiva: Aspectos nutricionais e fisiológicos em atividades de curta, média e longa duração

Programa:
• Vias metabólicas utilizadas e seus substratos energéticos
• Recrutamento de fibras musculares no exercício
• Adaptação do músculo cardíaco aos treinos de força e endurance
• Substâncias ergogênicas

Prof. Dr. Moises Feitosa - Especialista em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Educação Física da UFBA; Nutricionista da Equipe Baiana de Remo adaptado; Nutricionista do E.C. Bahia na temporada 2006/2007; Professor dos cursos de Nutrição e Educação Física da Unijorge; Nutricionista e sócio da Clínica Sportmed.

16 de Maio de 2013 (quinta-feira) 13h30 às 16h30 - Workshop de Nutrição Clínica: Acompanhamento Nutricional na Cirurgia Bariátrica

Programa:
• Epidemiologia e Fatores determinantes da obesidade
• Técnicas cirurgicas: prós e contras
• Implicações nutricionais da cirurgia bariátrica
• Assistência nutricional pré e pós-operatório

Profa. Dra. Patricia Almeida Jacob Moreno - Mestre em Saúde Pública ISC/UFBA, Especialista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral, Nutricionista pela UFBA, Nutricionista da Clínica Bahia Gastro Center, Professora do Curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica – FIP.

16 de Maio de 2013 (quinta-feira) 16h30 às 19h30 - Workshop em Food Service: Interfaces entre a Nutrição e a Gastronomia

Programa:
• Dinâmica de reconhecimento
• Resgate histórico sobre a Nutrição e a Gastronomia
• Interfaces entre a Nutrição e a Gastronomia em diversas áreas de atuação do Nutricionista: saúde coletiva, alimentação para coletividades e nutrição clínica.
• Dinâmica de fechamento

Profa. Dra. Tereza Cristina de Oliveira e Oliveira - Mestre em Saúde Coletiva (UNICAMP/Campinas-SP), Nutricionista (UNESP/Botucatu-SP), Chef de Cozinha Internacional (SENAC/Águas de São Pedro-SP), Professora do curso de Bacharelado em Gastronomia da UFBA (Salvador-BA).

 
 

 

17 de Maio de 2013 (sexta-feira) 9h às 12h - Fórum de Nutrição Clínica: Nutrição e Tratamento de Doenças

9h às 9h40 - Terapia Nutricional para Síndrome Metabólica
Dra. Aline Brito Tischler  - Pós-Graduanda em Nutrição Clínica, Prática, Metabolismo e Terapia Nutricional pela UGF – Universidade Gama Filho; Especialista em Obesidade e Emagrecimento pela UGF – Universidade Gama Filho; Graduada em Nutrição pela UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura;  Docente do curso de Graduação em Nutrição da União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME.

9h40 às 10h20 - Suplementação Nutricional na Prática Clínica
Profa. Dra. Patricia Almeida Jacob Moreno - Mestre em Saúde Pública ISC/UFBA, Especialista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral, Nutricionista pela UFBA, Nutricionista da Clínica Bahia Gastro Center, Professora do Curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica – FIP.

10h20 às 10h40 - Coffee Break

10h40 às 11h20 - Educação Nutricional em Hemodiálise: Como eu Faço?
Profa. Dra. Catarina Lima Leite - Mestre em Ciência de Alimentos, Faculdade de Farmácia - UFBA.  Especialização em Segurança e Inspeção de Alimentos, Faculdade de Farmácia-UFBA. Nutricionista pela UFBA. Professora Associada do Curso de Graduação em Nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Professora Visitante do Curso de Especialização Lato Sensu sob a forma de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Gestão em Gastronomia Estácio/FIB, Professora do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu Enfermagem em UTI da FTC. Tem experiência em Nutrição Clínica em Nefrologia, Hemodiálise e Transplante Renal em Hospital de grande porte, educação permanente na área hospitalar. Nutricionista de produção da Marinha do Brasil, projeto interdisciplinar com enfoque na Educação Nutricional, atendimento ambulatorial realizado em indústria de grande porte, pesquisas realizadas na UFBA e na Universidad Complutense de Madrid (España).

11h20 às 12h - Vantagens e Limitações da Avaliação Antropométrica na Nossa Prática Clínica
Dra. Lílian Cunha - Nutricionista clínica do Hospital Espanhol. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Dra. Renata Barros
- Nutricionista clínica do Hospital Espanhol. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

17 de Maio de 2013 (sexta-feira) 13h às 16h - Fórum de Nutrição Esportiva: Atendimento Integrado.

13h às 13h40 - Alimentação Antes, Durante e Após a Prática Esportiva
Profa. Dra. Ana Paula Goulart
- Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho, Nutricionista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Docente na UFBA, Estacio-FIB e FTC.

13h40 às 14h20 – Avaliação Física, Nutrição e Saúde
Prof. Dr. Clarcson Plácido C. dos Santos
- Mestre em Medicina e Saúde - FMB – UFBA, Especialista em Fisiologia do Exercicio e Aval Morfofuncional – UGF, Graduado em Educação Física – UCSAL, Coordenador do Lab de Fisiologia do Esforço e Ciências do Esporte da Clinica Longevitat – SSA, Docente do Curso de Educação Física da Unijorge, Docente nos cursos de pos graduação latu sensu da Univ. Gama Filho

14h20 às 15h - A importância da Integração entre o Educador Físico e o Nutricionista
Prof. Dr. Moises Feitosa
- Especialista em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Educação Física da UFBA; Nutricionista da Equipe Baiana de Remo adaptado; Nutricionista do E.C. Bahia na temporada 2006/2007; Professor dos cursos de Nutrição e Educação Física da Unijorge; Nutricionista e sócio da Clínica Sportmed.
Prof. Dr. Clarcson Plácido C. dos Santos - Mestre em Medicina e Saúde - FMB – UFBA, Especialista em Fisiologia do Exercicio e Aval Morfofuncional – UGF, Graduado em Educação Física – UCSAL, Coordenador do Lab de Fisiologia do Esforço e Ciências do Esporte da Clinica Longevitat – SSA, Docente do Curso de Educação Física da Unijorge, Docente nos cursos de pos graduação latu sensu da Univ. Gama Filho

15h às 15h40 - Exercícos Intensos e suas Implicações Metabólicas
Prof. Dr. Moises Feitosa
- Especialista em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Educação Física da UFBA; Nutricionista da Equipe Baiana de Remo adaptado; Nutricionista do E.C. Bahia na temporada 2006/2007; Professor dos cursos de Nutrição e Educação Física da Unijorge; Nutricionista e sócio da Clínica Sportmed.

15h40 às 16h - Coffee-Break


17 de Maio de 2013 (sexta-feira) 16h às 18h - Fórum de Food Service: Alimento Seguro, Nutrição e Qualidade de Vida

16h às 16h40 - Quais são os Avanços na Biofortificação de Alimentos no Brasil, Impactos  na Dieta e Atuação do Profissional de Nutrição
Profa. Dra. Adriana Brondani -
Doutora e Mestre em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bióloga formada pela UFRGS. É Diretora-Executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e Professora/Orientadora convidada dos Programas de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS e Diagnóstico Genético e Molecular da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

16h40 às 17h20 - Ervas, Especiarias e Aromáticos utilizados em Gastronomia
Profa. Dra. Tereza
Cristina de Oliveira e Oliveira - Mestre em Saúde Coletiva (UNICAMP/Campinas-SP), Nutricionista (UNESP/Botucatu-SP), Chef de Cozinha Internacional (SENAC/Águas de São Pedro-SP), Professora do curso de Bacharelado em Gastronomia da UFBA (Salvador-BA).

17h20 às 18h - Alimento seguro fora do lar: um desafio possível
Profa. Dra. Lindanor Gomes Santana Neta
- Mestranda no programa de Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e Pesquisadora de compostos fenólicos e minerais em frutas do bioma semi-árido baiano (grupos de pesquisa da UNEB/UFBA), Especialista em Segurança e Inspeção de Alimentos pela Universidade Federal da Bahia - UFBA , Nutricionista pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Conselheira suplente do Conselho Regional de Nutricionistas - 5ª Região (BA-SE), Coordenadora e Docente do Bacharelado em Nutrição na Faculdade São Salvador e consultora em gestão da qualidade.

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.