Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
  Você esta em: Eventos >> 9º Fórum Nacional de Nutrição >> Rio de Janeiro
 
9º Fórum Nacional de Nutrição - Rio de Janeiro - RJ
11 e 12 de abril de 2013 - Centro Empresarial Rio - Praia de Botafogo, 228, 2º andar
 
 
 

11 de abril de 2013 (quinta-feira) 9h às 12h - Workshop Nutrição Esportiva: Saúde Óssea em Atletas e Praticantes de Exercício Físico: Evidências Atuais

9h às 12h - Workshop Nutrição Esportiva: Saúde Óssea em Atletas e Praticantes de Exercício Físico: Evidências Atuais

Programa:
• Introdução geral;
• Saúde óssea;
• Definições;
• Exames laboratoriais;
• Osso e exercício físico;
• Recomendações nutricionais;
• Evidências atuais.

Dra. Annie Schtscherbyna - Doutora em Ciências (Endocrinologia), Mestre em Nutrição e Especialista em Nutrição Clínica pela UFRJ; Especilista em Nutrição Clínica pela ASBRAN; Nutricionista do Núcleo de Transtornos Alimentares e Obesidade (NUTTRA); Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Doenças do Metabolismo do Cálcio, Fósforo e Esqueleto (HUCFF/ UFRJ). Revisora do European Journal of Sport Science, da Revista Brasileira de Psiquiatria e Arquivos em Movimento

11 de abril de 2013 (quinta-feira) 13h30 às 16h30 - Workshop de Nutrição Clínica: Interpretação Clínica e Laboratorial de Exames Bioquímicos aplicados a Nutrição

Programa:

• Aspectos da legislação – resoluções para prescrição de exames laboratoriais;
• Avaliação do Hemograma, leucograma e coagulograma;
• Aspectos diferenciais no diagnóstico das anemias;
• Cinética do ferro no organismo – avaliação dos estoques de ferro corporais;
• Avaliação do estado imunológico;
• Avaliação das proteínas plasmáticas;
• Avaliação do compartimento protéico somático – exames laboratoriais;
• Exame de urina e fezes – interpretações significativas para nutrição clínica;
• Provas funcionais – controle glicêmico; perfil lipídico, testes de função renal e hepática;
• Equilíbrio hidroeletrolítico;
• Avaliação complementar de vitaminas e minerais;
• Interpretação de exames bioquímicos nas enfermidades digestivas,renais, hepáticas, infecciosas e metabólicas.

Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira - Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP, Mestre em Nutrição Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da UFRJ, Nutricionista pela UERJ. Tem experiência na área de Nutrição Clínica e Bioquímica Nutricional, atuando principalmente em: avaliação nutricional e do consumo alimentar, hipertensão arterial sistêmica, homocisteína plasmática, suplementação vitaminica, doenças crônicas não transmissíveis e síndrome metabólica.

11 de abril de 2013 (quinta-feira) 16h30 às 19h30 - Workshop em Food Service: Planejamento e Elaboração de Cardápios Funcionais

Programa:
O curso pretende orientar e capacitar os alunos e profissionais da área de nutrição sobre os benefícios e recomendações dos alimentos funcionais na promoção de saúde e redução dos riscos de doenças crônicas não transmissíveis (Diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, obesidade) e doença celíaca. O curso fornece conhecimentos teóricos e práticos sobre como planejar e elaborar cardápios balanceados funcionais visando atender às necessidades nutricionais, funcionais e sensoriais de seus clientes.

Alimentos funcionais:
Conceito, substâncias presentes, quantidade recomendada, efeitos no organismo. Exemplos de planejamento de cardápios funcionais.

Cardápio:
O que o profissional deve saber antes de planejar e elaborar o Cardápio? (cortes de legumes, especiarias, tipos de serviços em gastronomia, etc)

Histórico:
• Formatos e desenvolvimento de cartas
• Conceito, funções e características básicas
• Fatores determinantes

Planejamento:
• Critérios e cuidados para elaboração
• Preparações recomendadas
• Algumas alternativas de substituição de ingredientes
• Como elaborar cardápios
• Balanceamento e adequação de cardápios (avaliação nutricional dietética)
• Exemplos de Planejamento de cardápios hipocalóricos
• Ficha Técnica (Conceito, vantagens de sua utilização, estrutura da ficha técnica, exemplo de ficha técnica, arquivos de fichas)
Obs:Trazer calculadora, borracha e lápis para a realização de exercícios em sala.

Prof. Dr. Roberto Marcílio- Mestre em Alimentos e Nutrição pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. Pos Graduação em Nutrição Clinica Funcional pela Universidade Estácio de Sá. Pós Graduação em Nutrição Clinica Funcional pela CCA/SC. Aperfeiçoamento em Bioquímica Nutricional e de Alimentos pelo Instituto de Química da UFRJ. Nutricionista pela UNI-RIO. Autor dos livros "Dieta Grelhada Apart Gril" e "Bioquimica do Diabetes".

 
 

 

12 de abril de 2013  (sexta-feira) 9h às 12 - Fórum de Nutrição Clínica: Nutrição e Tratamento de Doenças

9h às 9h40 - Doenças Cardiovasculares e sua Relação com o Consumo de Sódio no Brasil
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira - Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP, Mestre em Nutrição Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da UFRJ, Nutricionista pela UERJ. Tem experiência na área de Nutrição Clínica e Bioquímica Nutricional, atuando principalmente em: avaliação nutricional e do consumo alimentar, hipertensão arterial sistêmica, homocisteína plasmática, suplementação vitaminica, doenças crônicas não transmissíveis e síndrome metabólica.

9h40 às 10h20– Nutrição e Câncer
Profa Dra. Wilza Arantes Ferreira Peres- Doutora em Ciências pela Clínica Médica (Hepatologia)  da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Nutrição pela UFRJ. Nutricionista pelo Instituto de Nutrição da UFRJ. Professora adjunta da UFRJ. Tem experiência na área de Nutrição Clinica, com ênfase em hepatologia, oncologia e doenças infecciosas, atuando principalmente em: hepatologia, câncer, AIDS e tuberculose.

10h20 às 10h40 - Coffee Break

10h40 às 11h20 - Abordagem Nutricional da Criança Hospitalizada
Profa Dra. Patrícia Padilha -  Professora Adjunta de Nutrição Materno-Infantil do INJC/UFRJ. Membro do Comitê de Pediatria e da Adolescência da SBNPE-RJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Saúde Materna e Infantil (GPSMI) da UFRJ.

11h20 às 12h - Avaliação das Necessidades Energéticas na Doença Renal Crônica
Dra. Juliana Cordeiro Dias Rodrigues - Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde (em curso) pela UERJ. Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ. Nutricionista pela UERJ.

12 de abril de 2013 (sexta-feira) 13h às 16h - Fórum de Nutrição Esportiva: Atendimento Integrado.

13h às 13h40 - Avaliação Nutricional de Paratletas.
Profa. Dra. Ainá Inocencio - Doutora em Ciências Nutricionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Nutrição Humana pela UFRJ.  Nutricionista pela UFRJ. Principais áreas de atuação: Nutrição Humana e Clínica, Nutrição Esportiva e Paradesportiva e Nutrição para o Deficiente Físico. Ênfase em Avaliação do Estado Nutricional, Atividade Física, Reabilitação Física, Saúde e Qualidade de Vida. Professora das disciplinas Nutrição e Atividade Física e Dietoterapia Infantil na Faculdade Bezerra de Araújo (RJ) e Professora temporária da disciplina Nutrição Básica em UFRJ-Campus Macaé.

13h40 às 14h20 - Atendimento Nutricional para Praticantes de Atividade Física em Academia de Esportes
Dra. Viviam Rodrigues das Neves – Pós-graduação em Nutrição Aplicada ao Esporte e ao Fitness Corporativo na UFRJ. Aperfeiçoamento em Alimentação e Cultura na Fiocruz. Nutricionista pela UFRJ. Nutricionista do Hospital Municipal Pedro II e da Academia Espaço Fitness.

14h20 às 15h - Alimentação e Exercício Físico: O Cuidado Integral e Integrado
Dra. Annie Schtscherbyna - Doutora em Ciências (Endocrinologia), Mestre em Nutrição e Especialista em Nutrição Clínica pela UFRJ; Especilista em Nutrição Clínica pela ASBRAN; Nutricionista do Núcleo de Transtornos Alimentares e Obesidade (NUTTRA); Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Doenças do Metabolismo do Cálcio, Fósforo e Esqueleto (HUCFF/ UFRJ). Revisora do European Journal of Sport Science, da Revista Brasileira de Psiquiatria e Arquivos em Movimento.

15h às 15h40 - Hidratação no Esporte
Dra. Cristiane Perroni - Pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho, com especialização em Nutrição Clínica pela UFF Especialista em Nutrição Esportiva(cursando), Nutricionista pela UFRJ. Atuação em consultório partricular : Controle de peso, melhora da performance, nutrição esportiva e nutrição clínica. Consultoria na área de Nutrição para o site EU ATLETA do globoesporte.com

15h40 às 16h - Coffee-Break

12 de abril de 2013 (sexta-feira) 16h às 18h - Fórum de Food Service: Alimento Seguro, Nutrição e Qualidade de Vida

16h às 16h40 - Alimentação Fora do Lar no Contexto da Segurança Alimentar e Nutricional  e Alimentação Saudável
Profa. Dra. Luciléia Granhen Tavares Colares - Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ. Mestre em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nutricionista pela UFRJ. Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade na Produção de Refeições.

16h40 às 17h20 - Quais são os Avanços na Biofortificação de Alimentos no Brasil, impactos na dieta e atuação do profissional de nutrição?
Prof. Dr. Marcelo Gravina de Moraes
- Doutor em Fitopatologia pela University of Wisconsin , USA. Mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Professor na UFRGS. Engenheiro Agrônomo.).

17h20 às 18h - Gastronomia Funcional
Prof. Dr. Roberto Marcílio- Mestre em Alimentos e Nutrição pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. Pos Graduação em Nutrição Clinica Funcional pela Universidade Estácio de Sá. Pós Graduação em Nutrição Clinica Funcional pela CCA/SC. Aperfeiçoamento em Bioquímica Nutricional e de Alimentos pelo Instituto de Química da UFRJ. Nutricionista pela UNI-RIO. Autor dos livros "Dieta Grelhada Apart Gril" e "Bioquimica do Diabetes".

 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.