Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
  Você esta em: Eventos >> 8º Fórum Nacional de Nutrição >> Belo Horizonte
 
8º Fórum Nacional de Nutrição - Belo Horizonte - MG
26 à 28 de abril de 2012
Centro Universitário Newton Paiva – Av. Silva Lobo 1730 - 4º andar - Nova Granada - Belo Horizonte - MG
 
 

Melhor Trabalho Apresentado

Amanda Pinheiro da Rocha - PERFIL NUTRICIONAL, ALIMENTAR E SOCIOECONÔMICA DE PORTADORES DE HANSENÍASE RESIDENTES NO VALE DO JEQUITINHONHA, MINAS GERAIS.

A.P. Rocha¹; J.M.O. Andrade¹; S.H.S. Santos²; M.C. Freitas, A.S. Pinheiro¹; J.F. Moreira¹; D.S. Oliveira¹; V. N. Silva¹; E.S. Nascimento1; A.M.B. De Paula²; A.L.S. Guimarães²

1 Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde. Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Brazil.
2 PhD, Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde. Departamento de Odontologia, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Brazil.

 
 
 
 

26 de Abril de 2012 (quinta-feira)

8h às 17h - Workshop Food Service: Informações Alimentares e Nutricionais em Restaurantes - Legislação e Rotulagem

Objetivos:
Fornecer subsídios para os profissionais que atuam na gestão do processo produtivo de refeições, institucionais e/ou comerciais, no sentido de proporcionar:

• Reflexão sobre a importância das informações alimentares e nutricionais em restaurantes, no atendimento às exigências da legislação atual e qualificação das informações junto à clientela;
• Apresentação do método de Disponibilização de Informações Alimentares e Nutricionais em Bufês - DIAN-Bufê;
• Subsídios sobre o método DIAN-bufê no embasamento da implementação da rotulagem em restaurantes;
• Sensibilização quanto á importância das fichas técnicas de preparação (FTP) e padronização das preparações servidas em restuarantes.

Programa:
Informações Alimentares e Nutricionais em Alimentos Embalados e  Restaurantes:
• Legislação atual sobre rotulagem de alimentos embalados e servidos em restaurantes.
• Diferentes abordagens sobre o direito à informação alimentar e nutricional.
• Exercício prático de análise de rótulos de alimentos embalados e de modelos de informações alimentares e nutricionais disponibilizadas em restaurantes.

Metodologia de Disponibilização de Informações Alimentares e Nutricionais em Bufês - Dian Bufê:
• Apresentação e discussão sobre o método DIAN- bufê.
• Subsídios para a implementação do DIAN-bufê em restaurantes e divulgação junto à clientela.
• Exercício prático de elaboração de informações alimentares e nutricionais de preparações.

Profa. Dra Renata Carvalho de Oliveira - Mestre em Nutrição, Especialista em Saúde da Família, Coordenadora do Curso de Gastronomia da ASSESC, Consultora da Cervejaria Original, Nutricionista do Restaurante da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Membro do NUPPRE - Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições.

 
 

 

27 de Abril de 2012 (sexta-feira)

8h às 17h -  Workshop Personal Diet - Cardápios Funcionais

Objetivo: Apresentar a atividade de Personal Diet para que o profissional possa estruturar seu serviço e atender aos clientes/pacientes

Programa:
• Anamnese nutricional
• Antropometria
• Cardápio funcional personalizado
• Elementos antioxidantes mais destacados
• Sinergismo e antagonismo entre esses elementos
• Consultoria e honorários

Prof. Dra. Ana Céli Pimentel de Souza - Nutricionista pela UNI RIO com Mestrado em Nutrição Clínica e Especialização em Oxidologia, Professora de Nutrição Dermato-Funcional e de Bases Nutricionais para Praticantes de Atividade Física da Universidade Estácio de Sá, Título Dr. Honoris Causa em Nutrição Clínica pela Universidad de Los Pueblos de Europa – Málaga, Espanha.

 
 

 

28 de Abril de 2012 (sábado)
8h às 17h - Palestras do 8º Fórum de Nacional de Nutrição


Abertura

8h às 8h45 - A Evolução da Produção de Alimentos através dos Tempos
Profa. Dra. Adriana Brondani - Bióloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre e Doutora em Ciências Biológicas-Bioquímica pela UFRGS. É Diretora-Executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e Professora/Orientadora convidada dos Programas de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS e Diagnóstico Genético e Molecular da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

 

Nutrição Clínica


8h45 às 9h30 - O Uso da Dieta Mediterânea no Tratamento da Obesidade e Comorbilidades Associadas - Experiência da Espanha
Profa. Dra. Helen Hermana Miranda Hermsdorff
- Nutricionista pela Universidade Federal de Viçosa, MSc. em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa, MSc. em Nutrição e
Metabolismo pela Universidad de Navarra . Doutora em Alimentação, Fisiologia e Saúde pela Universidad de Navarra. Professora Adjunto do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Coordenadora do Programa de Atenção à Saúde Cardiovascular - PROCARDIO.

9h30 às 10h15 – Imunonutrição: quando utilizar a terapia?
Profa. Dra. Rosana Santos - Nutricionista formada pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais  e Doutoranda na mesma instituição . Atua na área de Nutrição e Dietética, Nutrição Clínica e Experimental, com ênfase em imunonutrientes, permeabilidade intestinal e translocação bacteriana. Atualmente é professora substituta do curso de Nutrição da UFMG.

10h15 às 10h30 - Coffee break

 

Nutrição Hospitalar


10h30 às 11h15 - Terapia Nutricional para o Paciente Oncológico
Profa. Dra. Ana Maria dos Santos Rodrigues
- Nutricionista pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Prevenção e Agravos à Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais, Nutricionista do Hospital Público Regional de Betim/Minas Gerais.

 

Nutrição e Estética


11h15 às 12h - Nutrição da Mulher em Diferentes Fases da Vida Considerando as Alterações Hormonais e a Estética
Prof. Dra. Ana Céli Pimentel de Souza - Nutricionista pela UNI RIO com Mestrado em Nutrição Clínica e Especialização em Oxidologia, Professora de Nutrição Dermato-Funcional e de Bases Nutricionais para Praticantes de Atividade Física da Universidade Estácio de Sá, Título Dr. Honoris Causa em Nutrição Clínica pela Universidad de Los Pueblos de Europa – Málaga, Espanha.

 

Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h às 12h45 - Gastronomia Hospitalar e a Humanização do Serviço de Nutrição
Profa Dra. Carla de Oliveira Barbosa Rosa
- Nutricionista pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa e Doutorado em Bioquímica Agrícola  pela Universidade Federal de Viçosa. É Professora adjunta do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV. É co-editora dos livros: Alimentos Transgênicos (2006); Alimentos Funcionais (2007); Epidemiologia Nutricional - um olhar para crianças de 0 a 2 anos (2007); Alimentos Funcionais - Benefícios para a Saúde (2008) e Alimentos Funcionais: componentes bioativos e efeitos fisiológicos (2010).

 

Nutrição Esportiva


14h às 16h - Conferência: Atualização Científica sobre Suplementação Nutricional na Atividade Física: Evidências na Perda de Peso
Profa. Dra. Janaina L. Goston
- Nutricionista Especialista em Nutrição em Esportes (ASBRAN); Doutoranda em Saúde Pública - Faculdade Medicina UFMG; Mestre em Ciência de Alimentos (UFMG)
Pós graduada em Fisiologia do Exercício (UVA-RJ); Docente curso de Nutrição PUCMINAS.

16h às 16h15 - Coffee break

 

Nutrição e Saúde Pública


16h15 às 17h - Estratégias Educativas nas Ações de Educação Nutricional.
Profa Dra. Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro -
Nutricionista pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Enfermagem, pela Escola de Enfermagem da UFMG, Coordenadora e Professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Newton Paiva.

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.