PELAGRA ASSOCIADA À FENILCETONÚRIA: UM ESTUDO DE CASO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS, RECIFE-PE
 

7º Fórum de Nutrição 2011 - Recife PE
Nutrição Clínica Hospitalar

Autores:
Nascimento, A. O.; Rocha, C. M. A.; Almeida, S. S.; Couto, E.

Apresentador: Aline Oliveira Nascimento

Objetivo: Apresentar o caso de uma criança com fenilcetonúria e pelagra admitida no Hospital das Clínicas (HC) em Recife, PE. Metodologia: A pesquisa constitui-se de um estudo de caso, de caráter descritivo, com estratégia de analisar a terapia nutricional empregada no tratamento de desnutridos graves, mediante a utilização do manual de atendimento a criança desnutrida grave do Ministério da Saúde (MS). A coleta de dados foi realizada no mês de junho, no Hospital das Clínicas, em Recife, através do prontuário do paciente. O paciente descrito é do sexo feminino, T.Y.O.N., tem sete meses de idade e foi internado na pediatria do HC, no leito 608-A. Para os cálculos da alimentação oferecida por sonda, foram utilizados os parâmetros do protocolo da criança desnutrida grave do MS: VET= 210 Kcal/kg/d. Resultados: A criança foi hospitalizada por apresentar manchas na pele, febre, irritabilidade, edemas em M.M.S.S e I.I., conjuntivite, “rashs” cutâneo e descamação. Inicialmente suspeitou-se de doença de Kawasaki, porém o diagnóstico interrogado foi alterado para pelagra. O peso da paciente era de 5,435Kg, ela encontrava-se desnutrida grave, apresentava Kwashiorkor, estava anêmica e com déficit no crescimento de acordo com os parâmetros de peso/altura (P/A), idade/altura (I/A), peso/idade (P/I). A conduta inicial foi o tratamento segundo os 10 passos para recuperação nutricional da criança com desnutrição grave. Esse tratamento é realizado em 3 fases: inicial, reabilitação e acompanhamento. Na criança foi feito apenas as fases inicial e de reabilitação; a fase de acompanhamento não foi realizada. Iniciou-se alimentação oral, mas ao quinto dia de internamento foi introduzida uma S.N.G já que havia dificuldade de deglutição, visando oferecer um melhor aporte nutricional a menor. Conclusão: As medidas para recuperação do estado nutricional da paciente, bem como para regressão dos sintomas da pelagra foram devidamente realizados de acordo com o manual para criança com desnutrição. Porém pelo quadro de Kwashiorkor da paciente e pela gravidade dos sintomas ela faleceu em 04/06/2010.

 
 

 

ANÁLISE DO ÍNDICE DE REJEITO NA DISTRIBUIÇÃO DO ALMOÇO SERVIDO PARA OS FUNCIONÁRIOS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE RECIFE-PE
 

7º Fórum de Nutrição 2011 - Recife PE
Gastronomia - Food Service

Autores:
Nascimento, A. O.; Barboza, Y. A. C. O.; Bento, R.; Arruda, S. G. B.

Apresentador: Aline Oliveira Nascimento

A Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) consiste em uma unidade de trabalho ou órgão de uma empresa que desempenha atividades de alimentação e nutrição. O objetivo principal de uma UAN é buscar a satisfação e aceitação positiva da refeição pela clientela, minimizando desta forma o desperdício dos alimentos como também os custos. No gerenciamento de uma UAN, o controle de desperdício é um fator de grande importância, pois se trata de uma questão não somente ética, mas também econômica e com reflexos políticos e sociais. O comensal, ao se servir e não consumir o alimento está contribuindo para o desperdício. Essa perda alimentar é denominada resto ingesta, cujo percentual aceitável é de até 10% em coletividades sadias, sendo determinado pela relação entre o peso da refeição rejeitada e distribuída. Este trabalho teve por objetivo avaliar o índice de rejeito no almoço servido aos comensais do self-service de um Hospital Universitário em Recife - PE. O estudo foi realizado durante o período de 05 dias úteis, sendo feita a pesagem direta das preparações servidas no almoço, antes da distribuição, e a quantificação do resto alimentar deixado pelos comensais (apenas funcionários). A média do índice de rejeito no período estudado foi de 5,29%, sendo esse um resultado satisfatório, pois não ultrapassa a recomendação de 10%. Pôde-se inferir que a UAN analisada apresenta um planejamento dos cardápios adequado aos hábitos alimentares dos funcionários e às condições climáticas, e possui medidas que visam à redução das perdas através da conscientização dos comensais para o porcionamento correto da refeição, resultando em índices de rejeito dentro do padrão permitido.

 
 

 

ESTADO NUTRICIONAL DE ALUNOS AVALIADOS DE 3 - 9 ANOS NA CRECHE MÃE RAINHA NO MUNICÍPIO DE RIACHO DAS ALMAS PE
 

7º Fórum de Nutrição 2011 - Recife PE
Nutrição e Saúde Pública

Autores:
Assis, ME; Silva, AM; Silva, MS.

Apresentador: Maria Efigenia de Assis

Objetivo: Avaliar o perfil nutricional dos alunos de uma creche da rede municipal enfatizando o Programa Nacional de Alimentação Escolar referente à saúde pública no contexto nutricional. Foi Classificado o estado nutricional dos estudantes, que realizavam refeições na instituição de acordo com o cardápio oferecido. Metodologia: Realizou-se um estudo do tipo descritivo transversal com alunos matriculados nesta instituição no período de julho a setembro de 2010. A população foi caracterizada quanto ao sexo, faixa etária, escolaridade. A avaliação antropométrica foi realizada a partir das medidas de peso e altura, através das curvas, os pontos de corte adotados foram os propostos pela Organização Mundial de Saúde – OMS (1997). Foram Avaliadas as crianças matriculadas no período da manhã.  Os dados foram tabulados através do Programa Excel. Resultados: Avaliação Nutricional de crianças de 3 – 9 anos da Creche Municipal Mãe Rainha - Riacho das Almas – PE 2010. Conclusão: Os alunos avaliados e acompanhados na Creche Mãe Rainha demonstraram um percentual de 18,8 % para risco de desnutrição e 21,5 para risco de obesidade, portanto se faz necessário um acompanhamento diferenciado desta população, promovendo prevenção e promoção, associada a mudanças de hábitos alimentares e atividade física para que estes tenham uma longevidade com diminuição nos percentuais de doenças metabólicas.

 
 

 

INPLANTAÇÃO DE HORTAS ESCOLARES NAS ESCOLAS DO MUNICIPIO DE RIACHO DAS ALMAS PE
 

7º Fórum de Nutrição 2011 - Recife PE
Nutrição e Saúde Pública

Autores:
Assis, ME; Silva, AM; Silva, MS.

Apresentador:
Maria Efigenia de Assis

Objetivo: Implantação de hortas educativas nas escolas como um instrumento de educação ambiental de forma interdisciplinar, provocando conscientização e sensibilização de crianças e adolescentes para uma alimentação saudável. Metodologia: O presente envolveu educando e educadores onde atuaram com responsabilidade e compromisso. Os alunos participaram da maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies que foram cultivados, plantio, cuidados com a horta e colheita. Os Educadores auxiliaram os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos, elaboraram estratégias que permitiram trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar. Resultado: Foi observada uma maior aceitação no cardápio e no rendimento escolar, Houve um entrosamento na troca de conhecimento o qual se deu de forma continua no contexto de interdisciplinaridade. A valorização dos produtos livres de agrotóxicos no contexto escolar e o incentivo para pais mestres e comunidade na valorização da agricultura local. Conclusão: A implantação do referido, observou-se uma mudança efetiva nos hábitos alimentares e culturais dos alunos, professores, familiares e responsáveis, onde dessa forma podemos contribuir para uma alimentação saudável; fornecendo vitaminas e minerais importantes à saúde dos alunos com produtos isentos de agrotóxicos, promovendo, promoção e recuperação da saúde dessa população. Permite ainda a colaboração dos estudantes e o enriquecimento dos seus conhecimentos, estimulando o interesse pelos temas desenvolvidos na horta.