7º Fórum Nacional de Nutrição - Recife PE


Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição
05 de maio de 2011 (quinta-feira)


Curso I –9h – 12h - Atualizações em Relação ao uso de Recursos Ergogênicos para o Desempenho no Esporte


Programa
- Efeitos do exercício sobre o metabolismo corporal.
- Importância dos nutrientes antes, durante e após o exercício.
- Hipertrofia muscular.
- Oxidação de gorduras.
- Importância da hidratação no esporte.
- Metabolismo e possíveis benefícios no esporte da: creatina, cafeína, carnitina, antioxidantes, proteínas, aminoácidos, CLA, HMB, Vitamina D e ômega 3.
- Principais Diretrizes relacionadas à Nutrição Esportiva.

Prof. Dr.Thiago Onofre Freire - Nutricionista pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Nutrição no Esporte pela Asbran e Mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Unicamp. Professor da Universidade Federal da Bahia.

Curso II – 13h - 16h – AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DO PACIENTE HOSPITALIZADO – DA TEORIA A PRÁTICA CLÍNICA

Programa
Avaliação da Composição Corporal (métodos indiretos e métodos duplamente indiretos), Avaliação Bioquímica do Estado Nutricional –Interpretação de exames laboratoriais, Avaliação do Consumo Alimentar (métodos quantitativos e qualitativos),  Padrões de Referência para o Diagnóstico Nutricional, Exame Físico Nutricional – da teoria a prática.

Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira - Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Curso III –16h30 – 19h30 – Controle de Custos em Food Service

Programa
-Cálculo de Custo de mão de obra: provisão férias e décimo terceiro salário, benefícios, etc
-Imposto sobre serviço de alimentação
-Cálculo de Custo de Produção;
-Custo com gêneros Alimentícios;
-Cálculo de Preço de Venda, Resultado e Margem de Lucro

Profa Dra. Célia Silvério - Nutricionista pela Universidade Federal de Viçosa, com 28 anos de experiência em Food service e autora dos livros “Alimentação de Coletividade - uma bordagem gerencial” e “Restaurantes - controlando custos e aumentando lucro”.


Fórum de Nacional de Nutrição
06 de maio de 2011 (sexta-feira)


8h – 8h45 – Abordagem Nutricional na Insuficiência Cardíaca Crônica
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira
- Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Nutrição Clínica/Hospitalar


8h45 – 9h30 – Assistência Nutricional em Oncologia: Consenso Técnico-Científico  Sua Aplicabilidade Clínica.
Profa Dra. Regiane Maio
- Doutora pela Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco -UFPE.

9h30 – 10h – Coffee Break

10h – 10h45- Personal Diet: Uma Resposta ao Desafio da Reeducação Alimentar
Dra.Graça Albuquerque- Nutricionista pela UFPE, Nutricionista Especialista em Nutrição Esportiva  na Universidade Gama Filho,  Personal Diet, Especialização em andamento em  Clínica Estética (pós graduação pela Uniasselvi - Santa Catarina), Especialização em Nutrição Clínica,  Deborah Heart And Lung Center  em New Jersey nos Estados Unidos.

10h45 – 11h30 – Nutrição e Glúten: Fatos e Mitos
Dra. Cristiana Almeida de Menezes
- Mestrado em Nutrição Experimental pela UFPE; Especialização em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP; Nutricionista responsável pelo Lanche coletivo do Instituto Capibaribe; Nutricionista clínica com atuação em consultório de reeducação alimentar para adultos e crianças, atuando em grupo multiprofissional de gastropediatria

11h30 – 12h15 – Fitoterapia Aplicada a Nutrição
Profa Dra Andréa Aragão - Nutricionista e Mestre em Ciências da Saúde pela UFAL, Especialista em Nutrição Clínica e Ortomolecular pelas FACIS/SP, Cursos de Fitoterapia e Nutrição Funcional, Coordenadora do Curso de Graduaçao do CESMAC-AL.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h – Têndencia da Redução do Espaço Físico pela Utilização de Alimentos Pré ou Processados
Prof. Dra Célia Silvério Vaz
- Nutricionista pela Universidade Federal de Viçosa. Experiência de 23 anos em gerenciamento de restaurantes. Ministrou aulas no CET Senac e é autora dos livros “Alimentação de Coletividade – Uma abordagem gerencial” e “Restaurantes - controlando custos e aumentando lucro”.


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h- Exercício e Alimentação como Prevenção de Doenças Cardiovasculares
Prof. Dr.Thiago Onofre Freire – Nutricionista pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Nutrição no Esporte pela Asbran – Associação Brasileira de Nutrição e Mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP. Professor da Universidade Federal da Bahia.

15h – 15h45 Nutrição e Suplementação no Esporte
Profa Dra. Fabiana Accioly de Lima
- Graduada e Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas, Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho, Docente dos cursos de Graduação em Nutrição e Educação Física do Centro Universitário Cesmac, Membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva e Membro da Associação Alagoana de Nutrição. Nutricionista da Academia K2 Fitness.

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Alimentação Complementar e Saúde da Criança
Dra. Manuela Perez - Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Pós-graduada em Nutrição Clínica pelo programa de residência em Nutrição Clínica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, tendo como foco no 2º ano de residência, pesquisa voltada para a área de neonatologia e aleitamento materno. Experiência como nutricionista do Banco de Leite do IMIP.

17h – 17h45 – Atualização em Alimentação Escolar
Dra. Juliana Oliveira de Sobral - Nutricionista formada pela Faculdade do Vale do Ipojuca; Graduada em Saúde Pública pela Universidade de Pernambuco; Nutricionista Clínica da Laboclin/Lajedo- PE; Nutricionista da Gerência de Merenda Escolar da Secretaria Estadual de Educação de PE - responsável pelo Controle de Qualidade; Sócia da Nutry Quallity- Auditoria, assessoria e consultoria em controle de qualidade dos alimentos – 2010; Auditora Interna ISO 22000:2005 e 9001.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)