ALTERAÇÕES NUTRICIONAIS E METABÓLICAS EM PORTADORES DO HIV-1 E AIDS EM USO DE TERAPIA ANTIRRETROVIRAL ATENDIDOS NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO/UFPA EM BELÉM/PA.
 

7º Fórum de Nutrição 2011 - Belém do Pará
Nutrição Clínica

Autores:
GUTERRES, A.S.; VASCONCELOS, A.C.P.; FIGUEIREDO, A.B.; RODRIGUES, E.C.; PEREIRA, I.S.O.; PEREIRA, L.K.C.; COSTA, L.P.S.; OLIVEIRA, M.S.R.; RIBEIRO, S.M.M.; TORRES, R.S. - Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB)/UFPA – Belém/Pará - BRASIL.

Apresentador:
Siane Marina da Maia Ribeiro

Objetivo: avaliar as alterações nutricionais e metabólicas em portadores de HIV-1 e AIDS, em uso de TARV atendidos no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) em Belém/Pa. Métodos: foram estudados transversalmente 65 pacientes, atendidos no SAE, através de parâmetros antropométricos e bioquímicos. As variáveis coletadas foram: peso, altura, índice de massa corporal (IMC), circunferência do braço (CB), prega tricipital (PT), circunferência da cintura (CC), hemoglobina, hematócrito, colesterol total, HDL-colesterol, LDL-colesterol e triglicerídeos. Foram feitas estatísticas descritivas e o teste t-student para comparação das médias, sendo adotado o nível de significância estatística de 5%. Resultados: dos 65 participantes da pesquisa, 39 (60%) eram do sexo masculino e 26 (40%), feminino. Em relação ao IMC, ambos os sexos apresentaram média de eutrofia, 23,04 ± 5,16 para os homens e 24,19 ± 4,96 para as mulheres.  Os valores de CB e CC foram maiores nos homens e PT foi maior nas mulheres, com diferença significativa apenas na PT (p = 0,01). Os níveis de hemoglobina e hematócrito apresentaram-se abaixo dos valores de referência em ambos os sexos, ocorrendo diferença significativa entre os grupos (p = 0,000). Em relação ao perfil lipídico, o HDL estava abaixo do recomendado em ambos os grupos e o triglicerídeos estava acima do normal apenas no sexo masculino; nas variáveis no perfil lipídico não ocorreu diferença significativa entre os grupos. Conclusões: sabe-se que achados comuns na infecção pelo HIV é a anemia e dislipidemia caracterizada por diminuição do HDL, aumento do LDL e aumento dos triglicerídeos. Neste estudo foram detectadas anemia e diminuição do HDL em ambos os sexos. Portanto a intervenção nutricional é fundamental para pacientes com HIV/AIDS, com o objetivo de prevenir e tratar alterações nutricionais e metabólicas da própria infecção pelo HIV e secundariamente ao uso de antirretroviral.

 
 

 

ESTADO NUTRICIONAL PRÉ-GESTACIONAL E GANHO DE PESO EM GESTANTES MATRICULADAS EM UMA UNIDADE MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELÉM-PA
 

7º Fórum de Nutrição 2011 - Belém do Pará
Nutrição e Saúde Pública

Autores:
ANDRADE, D. J. A.***; ASSUNÇÃO*, J. M. S.; CHAGAS JUNIOR, G.C.A.***; FRANÇA, T. S.***; GOMES, D. L.** – Instituição: Universidade da Amazônia (UNAMA), Belém/ Pará- Brasil.
* Nutricionista, graduada pela UFPA.
**Nutricionista e Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela UFPA, Docente da Universidade da Amazônia.
***Acadêmicos do Curso de Nutrição da Universidade da Amazônia.

Apresentador:
Gilson Celso Albuquerque Chagas Junior

OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional pré-gestacional e o ganho de peso apresentado pelas gestantes matriculadas em uma Unidade Municipal de Saúde de Belém-PA. METODOLOGIA: As gestantes avaliadas estavam matriculadas na Unidade de Saúde da Marambaia em Belém-PA e a coleta de dados foi realizada no período de Janeiro a Agosto de 2007 através dos prontuários das pacientes. Foram coletados os dados de 280 prontuários, mas somente 217 foram analisados.  A avaliação estatística foi realizada através do programa Microsoft Excel e BioEstat 4.0 e foi utilizado o teste ANOVA e  T de Student. RESULTADOS: No presente estudo verificou-se que a maioria das gestantes tinham idade entre 22 e 32 anos (44,7%), realizou de 1 a 3 consultas (56,2%) com a equipe de Nutrição no pré-natal e teve entre 1 e 3 gestações (84,8%) considerando a gestação atual. Observou-se que do total de 217 gestantes, 63,1% iniciaram a gestação com eutrofia, 21,7% estavam abaixo do peso e 15,2% com excesso de peso. Na primeira consulta, as gestantes classificadas com baixo peso apresentaram a maior média de ganho de peso (5,4Kg). Enquanto que na última consulta observou-se a maior média de ganho de peso entre as gestantes com obesidade (10,8Kg). No entanto, não houve diferença estatística significante entre as médias de ganho de peso tanto na primeira (p=0.5143) quanto na última consulta (p=0.2244). CONCLUSÃO: Uma boa assistência pré-natal através da facilitação do acesso à Unidade de Saúde e apoio multiprofissional às gestantes pode auxiliar na manutenção de um bom estado nutricional e adequado ganho de peso gestacional. A presença do nutricionista nessa equipe multidisciplinar de atendimento pré-natal contribuirá na melhora da prática alimentar, fazendo a orientação dietética adequada, para minimizar ou evitar as deficiências nutricionais.