7º Fórum Nacional de Nutrição - Belém do Pará PA

 

Programação Científica
 
Cursos de Atualização Científica em Nutrição
09 de Junho de 2011 (quinta-feira)


Curso I – 9h às 12h – Abordagem Nutricional nas Diversas Modalidades Esportivas

Programa
- Vias metabólicas e Uso de Suplementos Alimentares em Atividades de Curta, Média e Longa Duração
- Importância da Hidratação em Climas Quentes e Úmidos
- Dietas Pré-Competitivas, Competitivas e Regenerativas

Prof. Dr. Moises Feitosa
- Nutricionista pela UFBA; Especialista em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Educação Física da UFBA; Nutricionista do E.C. Bahia na temporada 2006/2007; Nutricionista da Equipe Baiana de Remo adaptado; Professor dos cursos de Nutrição e Educação Física da Unijorge; Nutricionista e sócio da Clínica Sportmed.


Curso II – 13h às 16h – Avaliação Nutricional do Paciente Hospitalizado – da Teoria a Prática Clínica

Programa
- Avaliação da Composição Corporal (métodos indiretos e métodos duplamente indiretos),
- Avaliação Bioquímica do Estado Nutricional
- Interpretação de exames laboratoriais
- Avaliação do Consumo Alimentar (métodos quantitativos e qualitativos)
- Padrões de Referência para o Diagnóstico Nutricional
- Exame Físico Nutricional – da teoria a prática.    

Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira - Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Curso III – 16h30 às 19h30 –Oficina de Gastronomia: Estratégias para Promoção da Alimentação Saudável em Unidades Escolares

Programa
-
Alimentação e Nutrição no Contexto da Transversalidade prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais                       
- A Participação do Nutricionista no Planejamento Pedagógico Escolar                         
- Atividade Prática – Planejamento de Atividades Educativas                       
- Atividade Prática – Elaboração das Atividades Educativas pelo Grupo                       
- Apresentação de Algumas Estratégias Educativas já Testadas                        

Prof. Dra Rahilda Brito Tuma - Nutricionista pela UFPA, Mestre em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas, Professor Adjunto da Faculdade de Nutrição da UFPA. Membro da Comissão Assessora da Área de Nutrição do INEP/MEC

Profa. Dra. Elenilma Barros da Silva - Nutricionista pela UFPA, com Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, Especialização em Gestão da Qualidades em UPRs pela Universidade Federal do Pará, Professora do Centro de Educação Profissional – CEMED.


Fórum de Nacional de Nutrição
10 de junho de 2011 (sexta-feira)


8h – 8h45 - Aspectos Nutricionais do Paciente sob Cuidados Paliativos Oncológicos
Prof. Dr. Fábio Costa de Vasconcelos
- Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica (UFPA), Especialista em Nutrição Oncológica (INCA), Especialista em Bioestatística (UFPA - cursando), Docente da Universidade da Amazônia (UNAMA), Docente do Centro Universitário do Pará (CESUPA), Chefia da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE-Pa).


Nutrição Clínica/Hospitalar


8h45  - 9h30  - Abordagem Nutricional na Insuficiência Cardíaca Crônica
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira
- Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro

9h30 – 10h– Coffee Break

10h – 10h45  - Aconselhamento Nutricional em Consultório: da Prescrição à Aderência
Drª Virginia Nascimento
- Nutricionista pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Tecnologia Educacional pela UFRJ. Especialização em Fisiologia Digestiva pelo Instituto de Biofísica da UFRJ. Diretora Presidente da Clínica de Orientação Nutricional- CLION- RJ. Nutricionista Voluntária e Vice-presidente da Associação de Diabéticos da Lagoa- ADILA- RJ

10h45 – 11h30– Terapia Nutricional no Processo de Cicatrização de Úlceras de Pressão
Profa Dra. Roseani da Silva Andrade
- Nutricionista e Farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Pará,  Especialista em Nutrição Clínica pela Faculdade São Camilo,  Mestranda em Neurociências e Biologia Celular, desenvolvendo pesquisas no Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo (LEIM) da Universidade Federal do Pará, Foi membro da Equipe de Suporte Nutricional Parenteral e Enteral do Hospital Universitário João de Barros Barreto e da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Foi membro da Equipe do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Pará, Atualmente é Professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará

11h30 – 12h15 – Nutrição e Câncer
Profª Dra. Maria Auxiliadora de Menezes
- Doutora em Biologia Celular pela UFPA, pesquisadora na area de oncologia , Coordenadora da Residência Multiprofisional em Oncologia, Tutora da Residência Multiprofssional em Oncologia e Nutrição, Professora Adjunto IV da Disciplina Prática em Nutrição Clínica.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h – Excesso de Consumo, Utilização e Descarte Inadequados de Óleos Comestíveis: Prejuízo à Saúde e ao Meio Ambiente.
Prof. Dra Rahilda Brito Tuma
- Nutricionista pela UFPA, Mestre em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas, Professor Adjunto da Faculdade de Nutrição da UFPA. Membro da Comissão Assessora da Área de Nutrição do INEP/MEC.


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h –Substâncias Ergogênicas, Substâncias Proibidas e seus efeitos na Performance Atlética
Prof. Dr. Moises Feitosa
- Nutricionista pela UFBA; Especialista em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Educação Física da UFBA; Nutricionista do E.C. Bahia na temporada 2006/2007; Nutricionista da Equipe Baiana de Remo adaptado; Professor dos cursos de Nutrição e Educação Física da Unijorge; Nutricionista e sócio da Clínica Sportmed.

15h – 15h45 – Desidratação e desempenho físico: Estratégias para alcançar os objetivos dos praticantes de atividade física."
Profa. Dra. Joseana Moreira Assis Ribeiro Pinheiro
- Especialista em Nutrição e Atividade Física - UEPA, Especialista em Fisiologia do Exercício - UVA, Especialista em Emagrecimento e Estética - UVA, Pós - Graduanda em Engenharia Corporal - UVA, Mestranda em Fisiologia do Exercício - UCA, Professora da Disciplina de Nutrição aplicada ao Exercício Físico - CESUPA, Professora Supervisora do Estágio em Nutrição esportiva - UNAMA.

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h - O PAT e seus Novos Desafios para a Promoção da Saúde do Trabalhador
Professora Dra. Marília de Souza Araújo - Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta da Faculdade de Nutrição da UFPA e do Programa de Pós-graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia - UFPA/UFAM/FioCRUZ.

17h – 17h45 - Alimento Seguro
Profª Suely Maria Ribeiro da Silva
- Especialista em Tecnologia de Alimentos (UFPA) e Segurança de Alimentos (UFPA), Multiplicadora pela OPAS para Boas Práticas de fabricação e APPCC. Consultora na área de Alimentos Seguros (SENAC, SENAI), Docente do curso de Nutrição da CESUPA

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)