ADESÃO E ACEITABILIDADE DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE - MS.
 

7º Fórum de Nutrição 2011 - Campo Grande MS
Nutriçãoe Saúde Pública

Autores:
Ramires. A. D.1; Figueiredo, P.L.1; Silveira, R.C.N.S.2; Silva, I. P.2; Britts, L. T.3

Apresentador: Silva, I. P.2

Objetivo: Avaliar os índices de adesão e aceitação da merenda escolar dos alunos atendidos pelo PNAE por meio da quantificação do resto-ingestão e da sobra limpa e seus possíveis determinantes.

Metodologia
: O presente estudo foi realizado em 4 escolas da rede pública municipal, correspondendo a 4% do total. As escolas selecionadas aleatoriamente foram acompanhadas, entre os dias 2 e 4/08/2010, no período vespertino. Nessa ocasião, não foi oferecido o mesmo cardápio em todas as escolas. Foi feito a contagem do número de alunos presentes no dia e após o término da refeição servida, pesou-se em balança digital portátil, as sobras limpas e o resto-ingestão, que foram anotados em formulário próprio posteriormente. Compararam-se os resultados conforme Resolução/CD/FNDE n-38, de 16 de julho de 2009 onde preconiza 90% para índice de aceitação, inferior a 10% para resto ingesta e determina 3% como aceitável para sobra limpa. Por fim aplicou-se análise estatística ANOVA de uma via com pós teste de TUKEY.

Resultados
: Na escola localizada na região sul encontrou-se 67,49±2,45 (media±desvio padrão da média) e 93,80±3,65 para aceitação e adesão respectivamente, já na região norte, os valores obtidos foram 26,93±4,28 e 90,5±3,79 para aceitação e adesão respectivamente, neste caso em especial a apresentação do prato foi um fator determinante na escolha dos alunos, na região central os índices obtidos foram 50,01±5,76 e 91,88±4,76 e na região centro-sul 54,02±6,02 e 90,00±3,41 para aceitação e adesão. Na comparação entre as amostras obteve-se P<0,003.

Conclusão: Independentemente do lanche servido, os valores obtidos para aceitabilidade foram considerados aceitáveis, entretanto no que tange a adesão dos alunos esta fica a desejar já que inúmeros fatores podem comprometer este resultado, entre eles o tipo de preparação, horário das refeições, apresentação do prato, preferências alimentares entre outros, vale ressaltar que neste caso ocorre o comprometimento de 30% das calorias ingeridas, sendo recomendada a intervenção do profissional nutricionista, propondo e realizando ações de educação alimentar e nutricional nas escolas.