7º Fórum Nacional de Nutrição - São Luiz MA

 

Programação Científica
 
Cursos de Atualização Científica em Nutrição
15 de setembro de 2011 (quinta-feira)


Curso I – 9h – 12h – Nutrição Esportiva: Abordagem Nutricional nas Diversas Modalidades Esportivas
- Vias metabólicas e Uso de Suplementos Alimentares em Atividades de Curta, Média e Longa Duração
- Importância da Hidratação em Climas Quentes e Úmidos
- Dietas Pré-Competitivas, Competitivas e Regenerativas

Prof. Dr. Moises Feitosa
- Nutricionista pela UFBA; Especialista em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Educação Física da UFBA; Nutricionista do E.C. Bahia na temporada 2006/2007; Nutricionista da Equipe Baiana de Remo adaptado; Professor dos cursos de Nutrição e Educação Física da Unijorge; Nutricionista e sócio da Clínica Sportmed.


Curso II – 13h - 16h
Nutrição Clínica: Aspectos Clínicos e Nutricionais dos Transtornos Alimentares
- Problematização
- Aspectos históricos
- Critérios de diagnósticos
- Entidades nosológicas (Anorexia e Bulimia Nervosa)
- Transtornos Alimentares Inespecíficos
- Escalas de avaliação dos transtornos alimentares
- Tratamento nutricional ambulatorial e hospitalar
- Discussão de um caso clínico

Profª Eliane Moreira Vaz - Nutricionista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Nutrição Humana - Universidad de Chile - Chile e Doutorado em Nutrição - Universidad de Granada - Espanha. Professora Adjunto IV, aposentada, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Experiência em Nutrição Clínica, atuando principalmente em: ácidos graxos poliinsaturados, nucleotídeos, cirrose hepática experimental, transtornos alimentares, nefropatias e avaliação do estado nutricional de pacientes hospitalizados. Professora e orientadora de monografias do Curso de Especialização em Nutrição Clínica da UFRJ. Editora Científica da Revista da Associação Brasileira de Nutrição (RASBRAN). Atualmente, eleita para o cargo de 1ª Secretária da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), no período 2010 – 2013

Curso III – 16h30 – 19h30 - Nutrição e Gastronomia: Inovações no Modo de Produção para Qualidade
 -Qualidade sensorial x satisfação do cliente,
- Inovação em restaurante self service e temperatura dos alimentos x qualidade e satisfação do cliente.
- Inovação tecnológica na produção
- Papel da alimentação coletiva no combate à obesidade e doenças crônicas
- Consumo e aceitabilidade em restaurante self service

Prof. Dr. Aldemir Soares Mangabeira Júnior
- Mestrado em Nutrição Humana (UnB), Especialista em Tecnologia dos Alimentos (UnB). Graduação em Nutrição (UnB). Chefe da Seção de Assistência Nutricional no STJ e Professor de Gastronomia no IESB em Brasília.


Fórum de Nacional de Nutrição
16 de setembro de 2011 (sexta-feira)



Nutrição Clínica/Hospitalar


8h – 8h45 –Atuação do Nutricionista no NASF e na Academia da Saúde.
Profa Dra. Sueli Ismael Oliveira da Conceição - Nutricionista pela Universidade do Rio de Janeiro, Especialização em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, Especialização em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense, Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão,  Docente (2001 a 2009) do Centro Universitário do Maranhão e Coordenadora do Curso de Nutrição da instituição ( 2004 a 2007), Docente do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Maranhão (2009). Experiência em Análise Nutricional de População, atuando principalmente na avaliação do estado nutricional e consumo alimentar.

8h45 – 9h30  - Autopercepção da Imagem Corporal entre Indivíduos Portadores do Virus da Imunodeficiência Humana (HIV)

Profª Eliane Moreira Vaz - Nutricionista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Nutrição Humana - Universidad de Chile - Chile e Doutorado em Nutrição - Universidad de Granada - Espanha. Professora Adjunto IV, aposentada, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Experiência em Nutrição Clínica, atuando principalmente em: ácidos graxos poliinsaturados, nucleotídeos, cirrose hepática experimental, transtornos alimentares, nefropatias e avaliação do estado nutricional de pacientes hospitalizados. Professora e orientadora de monografias do Curso de Especialização em Nutrição Clínica da UFRJ. Editora Científica da Revista da Associação Brasileira de Nutrição (RASBRAN). Atualmente, eleita para o cargo de 1ª Secretária da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), no período 2010 – 2013.

9h30 – 10h – Coffee Break

10h – 10h45  - Alimentos Funcionais na Prática Clínica
Profa Dra. Nayra Anielly Lima Cabral - Nutricionista, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA e Docente da Faculdade São Luis e do Centro Universitário do Maranhão – CEUMA

10h45 – 11h30 –Terapia Nutricional nas Doenças inflamatórias intestinais no Cenário Atual
Profa. Dra. Ana Cláudia Ribeiro - Nutricionista pela UFPI (Universidade Federal do Piauí); Especialista em Nutrologia pela USP de Ribeirão Preto e ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia); Especialista em Intervenções Nutricionais pela UFMA ( Universidade Federal do Maranhão), Especialista em Nutrição Clínica pela Gama Filho; Coordenadora do Serviço de Nutrição do UDI-Hospital; Nutricionista Clínica do UDI-Hospital; Membro da EMTN do UDI-Hospital; Personal Diet; Nutricionista Membro da EMTN do Hospital Socorrão-II.

11h30 – 12h15 - Sistematização da Prescrição da Terapia Nutricional Oral
Profa Dra. Joelma Ximenes Prado Teixeira Nascimento - Nutricionista pela Universidade Federal do Piauí. Mestranda em Saúde Materno-Infantil da Universidade Federal do Maranhão . Experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h – Emagrecimento Coletivo nas Empresas - Estratégias para Promoção de Saúde
Prof. Dr. Aldemir Soares Mangabeira Júnior -
Mestrado em Nutrição Humana (UnB), Especialista em Tecnologia dos Alimentos (UnB). Graduação em Nutrição (UnB). Chefe da Seção de Assistência Nutricional no STJ e Professor de Gastronomia no IESB em Brasília.


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h – O Papel do Carboidrato e da Proteína no Exercício de Força
Profa Dra. Helma Jane Ferreira Veloso –Nutricionista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Especialista em Intervenções Nutricionais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre e Doutoranda em Saúde Coletiva pela UFMA. Coordenadora do curso de graduação em Nutrição do Centro Universitário do Maranhão (UniCEUMA). Foi professora substituta na Universidade Federal do Maranhão. Experiência na área de Nutrição, com ênfase em Saúde Coletiva e Nutrição Esportiva.

15h – 15h45 – Substâncias Ergogênicas, Substâncias Proibidas e seus efeitos na Performance Atlética
Prof. Dr. Moises Feitosa - Nutricionista pela UFBA; Especialista em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Educação Física da UFBA; Nutricionista do E.C. Bahia na temporada 2006/2007; Nutricionista da Equipe Baiana de Remo adaptado; Professor dos cursos de Nutrição e Educação.

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h –Fatores Associado ao Aleitamento Materno no Estado do Maranhão.
Profª. Ana Cecília Ferreira Mendes - Mestranda em Saúde Coletiva; Especialização em Didática Universitária, Bacharel em Nutrição, Coordenação de Nutrição da Faculdade São Luís.

17h – 17h45 - Abordagem Nutricional na Obesidade Infantil.
Dra. Valéria S. de Medeiros Monteiro
- Nutricionista pelo Centro Universitário do Maranhão-Uniceuma, Especialista em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho-SP, Nutricionista do Serviço de Cirurgia da Obesidade e Aparelho Digestivo, Nutricionista do Instituto de Medicina do Maranhão, Nutricionista do Hospital do Coração.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)