AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES ATENDIDOS EM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DE UM HOSPITAL PÚBLICO EM GOIÂNIA – GO

 

7º Fórum de Nutrição 2011 - Brasília
Nutrição Clínica

Autores:
CUNHA, F.; MORAIS, P.; PONCIANO, I.

Apresentador: Fernanda Arruda Cunha (CUNHA, F.)

O panorama da evolução nutricional da população brasileira revela, nas duas últimas décadas, mudanças em seu padrão. Ao mesmo tempo em que declina a ocorrência da desnutrição em crianças e adolescentes em ritmo bem acelerado, aumenta a prevalência de sobrepeso e obesidade. Estudos revelam que há um aumento do excesso de peso em ritmo acelerado em crianças e adolescentes brasileiros demonstrando a relevância da obesidade como problema de saúde pública em nosso país.

OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional de adolescentes atendidos em ambulatório de nutrição do Hospital Geral de Goiânia – HGG.

METODOLOGIA:
Foi realizada avaliação antropométrica (peso e altura) de adolescentes (10 a 18 anos) de ambos os sexos, sendo estado nutricional classificado a partir do Índice de Massa Corporal (IMC) para idade e sexo utilizando as curvas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

RESULTADOS: A partir dos 38 indivíduos elegíveis, apenas 2 (5,3%) apresentaram baixo peso,  17 (44,7%) apresentaram eutrofia e 19 (50%) sobrepeso e obesidade, sendo esta prevalência de excesso de peso corroborada pela literatura.

CONCLUSÃO: Os resultados mostraram que se faz necessárias ações intervencionistas e de prevenção no combate da obesidade em indivíduos mais jovens, uma vez que o risco de desenvolvimento futuro de obesidade é maior quando esta não é tratada desde a infância.

 
 

 

AVALIAÇÃO DO FATOR DE RISCO CARDIOVASCULAR ATRAVES DA CIRCUNFERENCIA DA CINTURA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS EM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DE UM HOSPITAL PÚBLICO EM GOIÂNIA – GO

 

7º Fórum de Nutrição 2011 - Brasília
Nutrição Clínica

Autores:
MORAIS, P.; CUNHA, F.; PONCIANO, I.

Apresentador: Polyana Resende Silva de Morais (MORAIS, P.)

Nos últimos anos os fatores de risco cardiovascular têm sido descritos com maior freqüência entre crianças e adolescentes. Há uma clara associação em que os níveis infantis podem ser preditivos de ocorrência da doença em adultos. Tem sido observada a presença de pelo menos um fator de risco em 60% das crianças e adolescentes com excesso de peso.

OBJETIVO:
Avaliar o risco cardiovascular através da circunferência da cintura (CC) em crianças e adolescentes atendidos em ambulatório de nutrição do Hospital Geral de Goiânia – HGG.

METODOLOGIA:
Foram avaliadas crianças de 6 a 10 anos incompletos e adolescente de 10 a 18 anos completos, de ambos os sexos. Foi realizada a aferição do peso, altura e circunferência da cintura, sendo o estado nutricional classificado a partir do índice de Massa Corporal (IMC) para idade e sexo utilizando as curvas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a medida da CC foi realizada segundo as recomendações do Third National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES III).

RESULTADOS:
A presença de CC aumentada foi observada em (68,1%) dos indivíduos, estando de acordo com a literatura.

CONCLUSÃO:
O fator de risco cardiovascular é condição clínica importante nessa faixa etária, visto que o desenvolvimento de doenças ateroscleróticas pode ser evitado com a detecção precoce desse fator, de forma simples e de baixo custo. O resultado encontrado demonstra a importância do acompanhamento nutricional na melhora da qualidade de vida dessa faixa etária. Mais investimentos devem ser feitos na prevenção primária.

 
 

 

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMO FORMA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE EM PRÉ-ESCOLARES

 

7º Fórum de Nutrição 2011 - Brasília
Nutrição e Saúde Pública

Autores:
CUNHA, F.; MORAIS, P.

Apresentador: Fernanda Arruda Cunha (CUNHA, F.)

A primeira infância é crucial para o indivíduo desenvolver hábitos saudáveis e assim sendo a saúde no espaço escolar é concebida como um ambiente de vida da comunidade em que está inserida a escola, cujo referencial para ação deve ser o desenvolvimento do educando, como expressão de saúde, com base em uma prática pedagógica participativa, tendo como abordagem metodológica a educação em saúde transformadora.  É na escola também que a maioria dos alunos fazem suas refeições, realizando escolhas que revelam suas preferências e hábitos alimentares.

Objetivo:
O objetivo desse trabalho é introduzir práticas de alimentação saudável em pré-escolares de um CEI (Centro de Educação Infantil Bezerra de Menezes) da cidade de Goiânia-GO de forma a estimular o hábito alimentar saudável desde os primeiros anos de vida.

Metodologia:
A utilização de brincadeiras, vídeos, figuras, jogos, teatro, fantoches bem como a linguagem lúdica e simples foram ferramentas utilizadas a fim de se aproximar do universo particular da criança. Com a finalidade de abordar o tema proposto pelas professoras, que era “trânsito”, concebeu-se a atividade do “semáforo”, a qual consistia em apresentar aos pré-escolares figuras em forma de alimentos saudáveis e não saudáveis para que pudessem identificá-los e colá-los nos respectivos faróis, sendo que o farol verde são os alimentos muito saudáveis, o amarelo corresponde aos relativamente saudáveis ou que devem ser consumidos com moderação e o vermelho aos que não são saudáveis. Durante a execução foi estabelecido um diálogo com as crianças estimulando a interação aluno-personagem, dirigindo questões sobre alimentação saudável e o estudo emocional dos personagens. A preparação e a atuação dos participantes acompanhando a atividade lúdica denotam o caráter educativo do jogo ou da brincadeira. Aproveitou-se o momento para reforçar os conceitos que já estavam sendo trabalhados nas atividades prévias, com isso percebe-se a importância da repetição de um mesmo tema para fixar o conteúdo proposto.

Resultados:
Durante a execução da atividade as crianças se mantiveram atentas e participativas. Vale destacar que, quando as atividades lúdicas são dirigidas pelo adulto com o objetivo de promover e potencializar a aprendizagem surge a dimensão educativa. A utilização de cores e idéias fortes e sua relação com escolhas saudáveis aumentam a capacidade critica das crianças. Os alimentos representados pelas figuras permitiram uma interação e maior conhecimento sobre os benefícios e malefícios de cada um.

Conclusão:
Foi observado que a atividade desenvolvida está vinculada à produção de informações que sirvam como subsídios para auxiliar a tomada de decisões dos indivíduos, e é capaz de torná-los providos de direitos e convocá-los a ampliar o seu poder de escolha.

 
 

 

CAPACITAÇÃO DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS DE UMA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA EM GOIÂNIA – GO: CONTAMINAÇÃO CRUZADA E HIGIENE PESSOAL

 

7º Fórum de Nutrição 2011 - Brasília
Nutrição e Food Service

Autores:
MORAIS, P.; CUNHA, F.

Apresentador: Polyana Resende Silva de Morais (MORAIS, P.).

Conforme pesquisadores da área de saúde “as doenças transmitidas por alimentos (DTA) constituem um dos problemas de saúde pública mais frequente do mundo contemporâneo” e “são causadas por agentes etiológicos, principalmente microrgani

smos, os quais penetram no organismo humano através da ingestão de água e alimentos contaminados”. Objetivo: Orientar os manipuladores de alimentos da importância de cuidados básicos de higiene e conservação dos alimentos, além da conscientização da responsabilidade com a própria saúde, desenvolvendo o censo de higiene pessoal e da UAN e cuidados na manipulação dos alimentos.

Metodologia:
A capacitação foi realizada a partir da preleção com participação dirigida – com auxilio de cartaz – e atividade prática, sendo que esta atividade teve como base o uso de culturas realizadas pelo método de esfregaço do material coletado em placas de Petri com o auxílio de Swabs. As amostras coletadas foram: mãos e saliva (tendo um manipulador como voluntário para cada amostra), bancada de verduras, bancada de carnes, bancada de cereais e bancada de limpeza de utensílios. As placas permaneceram no local por quatro dias para o período de incubação. A capacitação foi realizada em dois dias, uma vez que havia duas equipes no local.

Resultados:
Foram apresentadas aos manipuladores as placas de Petri, onde foi possível observar um grande crescimento de bactérias e fungos, principalmente nas placas das amostras de mão e saliva. Em seguida, foram exibidos os cartazes com explicações sobre o tema, onde os manipuladores puderam expor suas dúvidas, as quais foram respondidas. Muitos manipuladores demostraram repulsa ao observar as placas e demostraram grande interesse em mudar suas atitudes para evitar a contaminação cruzada e dos alimentos, uma vez que várias práticas consideradas adequadas para eles, foram apresentadas como incorretas.

Conclusão:
A capacitação em boas práticas na manipulação de alimentos vem de encontro á vários estudos relacionados à saúde enfocando a prevenção aos surtos de DTA’s com os cuidados que devem ser tomados pelos manipuladores de alimentos, uma vez que tais práticas envolvem a segurança alimentar e suas consequências a saúde de todos.