7º Fórum Nacional de Nutrição - Brasília DF

 

Programação Científica
 
Cursos de Atualização Científica em Nutrição
19 de maio de 2011 (quinta-feira)


Curso I – 9h – 12h - Nutrição Esportiva: Como Calcular a Dieta de um Atleta

Programa:
- Alimentação saudável e suas adaptações para os atletas
- Carboidratos, proteínas e gorduras – uma revisão voltada à nutrição esportiva
- Recomendações de carboidratos
- Recomendações de proteína
- A importância e horário da gordura na dieta de um atleta
- Micronutrientes
- Gasto energético
- Dieta em diferentes fases do treinamento
- Suplementos

Profa Dra. Erika Reinehr – Nutricionista pela UnB, Pós graduada em Nutrição para Alto Rendimento e Fitness - Universidade de Volta Redonda, Nutricionista da Clínica Salute – Nutrição Clínica, Esportiva e Humana, Professora da disciplina de Nutrição no Esporte do curso de pós graduação Latu sensu em Ciências do Treinamento Esportivo, Sócia fundadora da ABNE, Nutricionista Esportiva do Estúdio Formação.
Profa. Dra. Narayana Reinehr Ribeiro
– Nutricionista pela UnB, Pós graduada em Nutrição para Alto Rendimento e Fitness - Universidade de Volta Redonda, Nutricionista da Clínica Salute – Nutrição Clínica, Esportiva e Humana, Professora da disciplina de Nutrição no Esporte do curso de pós graduação Latu sensu em Ciências do Treinamento Esportivo, Sócia fundadora da ABNE.

Curso II – 13h - 16h – Diabetes: Tratamento Nutricional na Prática Clínica

Programa:
-  Fundamentos em Diabetes e o lugar da Nutrição no tratamento
-  Contextualização da alimentação saudável em diabetes mellitus
-  Índice e Carga glicêmica
-  Insulinoterapia na prática clínica
-  Fundamentos da Contagem de Carboidrato
-  Diet e Light: Leitura do rótulo nutricional
-  Práticas em Ajuste Glicêmico

Prof. Drª. Jane Dullius – Docente na Universidade de Brasília, Doutora em Ciências da Saúde, Mestre e Especialista em Educação, Professora de Educação Física, Técnica em Alimentos, orientadora da pós-graduação na linha de pesquisa “educação em diabetes”, coordenadora do programa Doce Desafio na UnB, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Rede de Educadores Latino-Americana em Diabetes, autora do livro "Diabetes Mellitus: saúde, educação, atividades físicas", diabética há 40 anos e utilizando contagem de carboidratos desde 1984.
Dr. Guilherme Falcão Mendes – Nutricionista pela UnB, Mestrando em Educação Física, Nutrição e Saúde pela FEF-UnB, membro e pesquisador do Doce Desafio desde 2005, supervisor do programa Doce Desafio em Sobradinho, e supervisor da área de Nutrição, colaborador no livro “Diabetes Mellitus, Saúde, Educação, Atividades Físicas” e Diretor do Instituto Doce Desafio.
Dr. Caio Eduardo Gonçalves Reis - Nutricionista pela UnB, Pós-graduado em Nutrição Humana e Saúde (UFLA), Mestre em Ciência da Nutrição (UFV), Doutorando em Ciências da Saúde (UnB). Membro dos grupos de pesquisa: "Diabetes, Educação, Atividades Físicas" e "Doce DESAFIO" (UnB); "Estudos em Prevenção e Controle de Doenças Crônicas não Transmissíveis" e "Grupo de Estudo em Nutrição e Alimentos (UFV).

Curso III - 16h30 – 19h30 - Gestão de Pessoas: Metodologias Eficazes Para a Capacitação de Manipuladores de Alimentos

Programa:

-Necessidades de Capacitação: diagnostico da influencia da qualidade pessoal das equipes para a qualificação de serviços e produtos.
-Tipos de capacitação.
-Métodos e Didática: o confronto entre treinamento e capacitação. A didática eficaz.
- Elaboração de ferramentas e Controles: exercícios, apostilas, jogos e apresentações.
- Definição de metas de aprendizagem e de desempenho.
- Estabelecimento de critérios para a certificação.

Prof. Dra. Márcia Menezes de Mello Paranaguá – Nutricionista pela UFBA, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Bahia, Docente da FAS/UNIME, Assessora Técnica em Nutrição dos restaurantes Yemanjá e Churrascaria Sal e Brasa. Instrutora em Segurança Alimentar pelo Instituto da Hospitalidade.


Fórum de Nacional de Nutrição
20 de maio de 2011 (sexta-feira)


8h – 8h45 – A Biotecnologia na Produção de Alimentos Saudáveis e Seguros: Situação no Brasil e no Mundo
Profa. Dra. Alda Lerayer
- Engenheira Agrônoma formada pela Esalq/USP, com Mestrado em Microbiologia Agrícola, Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas e Microrganismos pela ESALQ/USP e pelo INRA (França) e Pós- Doutorado em Genética de Bactérias Lácticas pelo INRA (França). É Diretora-Executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).


Nutrição Clínica/Hospitalar


8h45 – 9h30  - Obesidade e Síndrome Metabólica: Aspectos Epidemiológicos,
Clínicos e Nutricionais
Profa. Dra. Kênia Mara Baiocchi de Carvalho
- Nutricionista pela Universidade de Brasília (UnB), Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da UnB, Mestre em Ciências da Saúde pela UnB, Doutora em Ciências pela UNIFESP, Orientadora credenciada do Programa de Pós Graduação em Nutrição Humana da UnB. Docente de disciplinas de graduação (Patologia Nutricional e Dietoterapia, Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica) e Pós graduação (Nutrição Clínica e Nutrição e Comportamento

9h30 – 10h – Coffee Break

10h – 10h45 – Aconselhamento Nutricional em Consultório: da Prescrição à Aderência
Drª Virginia Nascimento- Nutricionista pela Faculdade de Nutrição da UFRJ. Mestre em Tecnologia Educacional pela UFRJ. Especialização em Fisiologia Digestiva pelo Instituto de Biofísica da UFRJ. Diretora Presidente da Clínica de Orientação Nutricional- CLION- RJ. Nutricionista Voluntária e Vice-presidente da Associação de Diabéticos da Lagoa- ADILA- RJ, Vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição

10h45 – 11h30 Terapia Nutricional em Pacientes com Bulimia e Anorexia Nervosa.
Dra. Patrícia Bezerra
- Nutricionista pela UnB , Especilaização em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/ USP, Especialista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela SBNPE, Mestre em Psicologia pela UnB, Doutoranda em Medicina pela UnB.

11h30 – 12h15 – A Influência dos Ácidos Graxos Omega-3 no Tratamento do Câncer
Profa. Dra. Nathalia M. P. Pizato Valério
- Nutricionista, pela Universidade Federal do Paraná; Especialista em Nutrição Clínica, Universidade Federal do Paraná; Doutora em Biologia Celular e Molecular, Universidade Federal do Paraná; Professora Adjunta do Depto de Nutrição, Universidade de Brasília.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h – Higiene do comportamento operacional: a Busca pelo protocolo para o uso de luvas, máscaras e panos na produção de alimentos
Prof. Dra. Márcia Menezes de Mello Paranaguá – Nutricionista pela UFBA, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Bahia, Docente da FAS/UNIME, Assessora Técnica em Nutrição dos restaurantes Yemanjá e Churrascaria Sal e Brasa. Instrutora em Segurança Alimentar pelo Instituto da Hospitalidade.


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h - Discussão Sobre Tecnologias Aplicadas Aos Exames Cineantropométricos em Nutrição, Atividade Física e Beleza.
Prof. Dr Clayton Neves Camargos - Pós-graduação em Autogestão em Saúde (ENSP/FIOCRUZ) e Pós-graduação em Psicologia, Saúde & Qualidade de Vida (Winsconsin University). Gerente da Área de Promoção da Saúde (GEPROM) da Fundação de Seguridade Social (GEAP). Professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) e Coordenador do ambulatório-escola em Nutrição Aplicada à Atividade Física. Consultor do Ministério da Saúde de 1999-2006. Subsecretário de Planejamento e Políticas de Saúde da SES-DF em 2004-2005.

15h – 15h45 O uso do CLA na Nutrição Esportiva
Prof. Dr. Antonio Felipe Correa Marangon - Graduado em Educação Física (UCB) e Nutrição (UCB). Especialista em Fisiologia do Exercício (UnB) e Nutrição Esportiva (UniFOA). Mestre em Educação Física (Wisconsin University). Atualmente é docente do Curso de Nutrição e Fisioterapia do Centro Universitário UniCEUB e Nutricionista Esportivo da Cia Athletica

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15-17h - Atualização em Nutrição para 3a idade
Profa. Dra Adriana Pederneiras -
Nutricionista, Gerente dos Cursos de Mestrado e Doutorado da Escola Superior de Ciencias da Saude ESCS/FEPECS/SES-DF

17h – 17h45 –
  Saúde Pública: Políticas e Programas de Promoção da Saúde, Prevenção e Controle de Doenças Crônicas não Transmissíveis
Prof. Dra. Caroline Romeiro - Nutricionista pela Universidade de Brasília. Especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho. Mestranda em Nutrição Humana da Universidade de Brasília, na linha de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Pesquisadora colaboradora do Centro de Pesquisa em Alimentação Saudável. Preceptora de estágio no ambulatório de cardiologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Professora do Centro Universitátio Unieuro. Professora e supervisora do estágio em Nutrição Clínica da Universidade Católica de Brasília (UCB).

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)