COMPARAÇÃO ENTRE AS CURVAS DE CRESCIMENTO NCHS (1977) E OMS (2006) NO DIAGNÓSTICO ANTROPOMÉTRICO DE CRIANÇAS DE O A 5 ANOS

 

6º Fórum de Nutrição 2009 - Pernambuco RE
Nutrição e Saúde Pública

Autores: Lima, R. L - Faculdade Maurício de Nassau, Recife-PE.

Em 2006, a Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs um conjunto de curvas de crescimento para avaliação do estado nutricional de crianças de zero a cinco anos. O objetivo desse estudo foi analisar comparativamente a avaliação nutricional de crianças atendidas pelo Programa Leite de Todos de Pernambuco, utilizando as curva de crescimento do National Center for Health Statistics (NCHS) e da Organização Mundial da Saúde. Foi realizado um estudo transversal na cidade do Recife com 143 crianças de até 60 meses de idade, em outubro de 2009. O déficit de crescimento linear foi detectado em 13,2% e 16%, das crianças, a partir das curvas de crescimento do NCHS e da OMS respectivamente. Foram observadas frequências de baixo peso para a idade em 0,7%, a partir das duas curvas. O baixo peso para a estatura em 0,7% e 1,4% das crianças, respectivamente para as curvas NCHS e OMS. Com relação ao sobrepeso, as frequências foram 7,7% e 12,6% e à obesidade foram 9,8% e 14% respectivamente para as curvas NCHS e OMS. Notou-se baixa frequência de desnutrição aguda. A curva da OMS identificou menor proporção de déficits nutricionais e, ao mesmo tempo, uma elevação importante da prevalência de obesidade. Portanto, os resultados constituem um sinal de alerta, uma vez que o estado nutricional nessa faixa etária pode determinar o estado nutricional na vida adulta.

 
 
 

 

PREVALÊNCIA DE DESNUTRIÇÃO EM PACIENTES COM AIDS E CÂNCER

 

6º Fórum de Nutrição 2009 - Pernambuco RE
Nutrição Clínica / Hospitalar

Autores: MOTA, K.; LEAL, T. - Faculdade Maurício de Nassau – Recife-PE

Apresentador:
THAYANE LEAL

Descritores: AIDS; câncer; desnutrição; caquexia
Objetivo: Estudar a prevalência de desnutrição em pacientes com câncer e infectados com o vírus da imunodeficiência. Metodologia: Para a realização deste estudo de revisão de literatura foram utilizados livros de referência, bancos de dados da internet (MEDLINE, LILACS, SCIELO e PUBMED) e o banco de teses da CAPES. Resultados: A desnutrição é um quadro muito freqüente entre doentes de câncer e aids e pode passar despercebida pela equipe de saúde. A anorexia é uma manifestação clínica caracterizada por perda ou falta de apetite fisiológico. Ela é progressiva e leva a desnutrição, que, no seu grau máximo, é definida como caquexia. Esta é um estado debilitado da saúde, com presença de anorexia, anemia, perda de peso e conseqüente perda de massa muscular e gordurosa. Os pacientes com câncer e aids em estágio avançado sofrem freqüentemente de anorexia e de caquexia. É bastante comum em todos os tipos de câncer. Porém, são mais freqüentemente encontradas no câncer de pulmão, pâncreas, rins e trato gastrintestinal. Com a presença da desnutrição, há maior ocorrência de predominante perda de massa muscular, mortalidade, morbidade e tempo prolongado de internação hospitalar. A perda de peso progressiva está associada com diminuição da ingestão alimentar e estado hipercatabólico. Conclusões: A perda de peso pode ser revertida por meio do aumento do aporte energético isoladamente ou com a ajuda do tratamento medicamentoso com estimuladores de apetite. O suporte nutricional pode ser implementado por via oral, enteral ou parenteral de acordo com a necessidade individual. A suplementação com alguns nutrientes imunomoduladores, como glutamina, arginina e ácidos graxos ômega-3, também pode estar associada com a melhora do estado nutricional desses pacientes.

 
 

 

SÍNDROME DE DOWN E APECTOS METABÓLICOS E FUNCIONAIS DO ZINCO: UMA VISÃO GERAL

 

6º Fórum de Nutrição 2009 - Pernambuco RE
Nutrição Clínica / Hospitalar

Autores: MOTA, K.; LEAL, T. - Faculdade Maurício de Nassau – Recife-PE

Apresentador: THAYANE LEAL

Descritores: Síndrome de Down; hipotiroidismo; sistema imune; zinco.
Objetivo: Avaliar a participação do zinco nas alterações metabólicas, bioquímicas e/ou hormonais em pacientes com Síndrome de Down. Metodologia: Para a realização deste estudo de revisão de literatura foram utilizados livros de referência, bancos de dados da internet (MEDLINE, LILACS, SCIELO e PUBMED) e o banco de teses da CAPES. Foi considerado o período de 2005 a 2010 para a pesquisa. Resultados: Nos anos recentes, percebe-se um crescente interesse no que diz respeito às desordens hormonais, bioquímicas e nutricionais presentes na Síndrome de Down (SD). Para alguns pesquisadores, os distúrbios presentes nela podem ser agravados pela deficiência de zinco. Este mineral participa do metabolismo energético, como componente catalítico de mais de 300 metaloenzimas nos tecidos humanos, e como componente estrutural de diversas proteínas, hormônios e nucleotídeos. A importância do zinco na nutrição humana é notada não somente para o crescimento e desenvolvimento normais, mas também para a imunidade, defesa antioxidante, manutenção do apetite, do paladar, da capacidade de cicatrização de feridas e para a visão noturna. Vários trabalhos têm demonstrado baixa concentração plasmática de zinco em crianças com SD e relacionam a carência desse mineral com distúrbios na atividade dos hormônios da tireóide e uma maior vulnerabilidade a infecções na população em questão. Conclusão: Tem sido demonstrada melhora no metabolismo dos hormônios tireoidianos e na função imune, após a suplementação com zinco. Mais estudos referentes a esses assuntos precisam ser realizados, e os pacientes portadores da síndrome devem ter acompanhamento nutricional para o estabelecimento de uma dieta equilibrada associada à prática de atividade física.

 
 

 

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS DE IDADE ATENDIDAS NUMA CRECHE PÚBLICA DA CIDADE DE CARUARU – PE

 

6º Fórum de Nutrição 2009 - Pernambuco RE
Nutrição e Saúde Pública

Autores:
Lopes, J. S.; Silva, J. R.
Centro Municipal de Educação Infantil e Creche Tia Clarice – Caruaru – Brasil

Apresentador: Júlia Stéphanie Lopes

A infância é um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso. Trata-se de um estudo transversal que objetivou avaliar o estado nutricional de crianças entre 10 meses e 5 anos e 9 meses acompanhadas em uma creche pública no município de Caruaru – PE. Foram avaliadas através dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde: Índice de Massa Corporal (IMC), Peso/Idade (P/I), Altura/Idade (A/I), Peso/Altura (P/A), interpretados através do padrão de referência das curvas de crescimento WHO 2006 e WHO 2007. Segundo o P/I, 93,26% das crianças apresentaram-se eutróficas. As crianças com baixo peso corresponderam a 2,24%, todas elas do sexo masculino, 4,5% apresentou peso elevado, todas elas do sexo feminino. Segundo a A/I, 88,76% apresentaram estatura adequada e 11,24 % apresentaram baixa estatura, em ambos os sexos. De acordo com o P/A, apenas 65 crianças puderam ser avaliadas, pois esse indicador só atende às crianças de até 5 anos de idade. Destas, 87,7% encontraram-se eutróficas, 9,23% com peso elevado para a altura em ambos os sexos e 3,07% apresentaram baixo peso, todos eles do sexo masculino. O indicador IMC mostrou que 67,42% das crianças avaliadas apresentam-se eutróficas para ambos os sexos, 2,24% encontram-se com baixo peso todos eles do sexo masculino, 7,87% apresentaram obesidade e 22,47% apresentaram sobrepeso, também para ambos os sexos. Embora em todos os parâmetros analisados a eutrofia tenha sido prevalente, a desnutrição e a obesidade foram presentes em uma quantidade considerável. Faz-se necessário um acompanhamento contínuo dessa população em estudo, com vistas a reduzir o número de crianças com desvios nutricionais.

 
 

 

PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES ATENDIDOS POR PROFISSIONAL NUTRICIONISTA DO NÚCLEO DE APOIO A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) NO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE

 

6º Fórum de Nutrição 2009 - Pernambuco RE
Nutrição e Saúde Pública

Autores:
Lopes, J. S.; Oliveira J. A.; Silva, J. R. - Núcleo de Apoio a Estratégia Saúde da Família – NASF I – Caruaru – Brasil

Apresentador: Joana Rocha da Silva

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF’s foram criados através da portaria federal nº 154, de 24 de janeiro de 2008, com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações na atenção básica, bem como aumentar a sua resolubilidade, apoiando a inserção e o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família – ESF, na rede de serviços do Sistema Único de Saúde – SUS. Dentre os profissionais participantes das equipes encontra-se o nutricionista, oferecendo atenção nutricional, tendo em vista, à promoção e recuperação da saúde. O presente estudo analisou o perfil nutricional dos pacientes atendidos pelo profissional de nutrição de uma das equipes do NASF, no município de Caruaru – PE, no período de 04/01/2010 a 29/01/2010. Os analisados foram assistidos através de palestras educativas, visitas domiciliares e atendimentos individualizados totalizando 594 pacientes, de ambos os sexos. Verificou-se que 96% dos pacientes que procuraram o profissional, apresentavam obesidade, destes, 60% eram hipertensos, 10% diabéticos, 5% apresentaram ao exame bioquímico, dislipidemia e que apenas 4% estavam desnutridos.  Este artigo visa retratar a situação clinica e nutricional da população local, que até então, não se beneficiava com as ações do nutricionista na ESF, corroborando com a proposta de implantação das equipes do NASF.