6º Fórum Nacional de Nutrição - Fortaleza CE

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2010
13 de maio de 2010 (quinta-feira)

Curso I – 9h – 12h - Suplementação Esportiva - Qual a Real Necessidade?.
Dra. Michele Caroline da Costa Trindade - Nutricionista, Especialista em Treinamento Desportivo pela UEL com Mestrado e Doutorado pela FCF/USP, Membro da American Society for Nutrition (ASN), Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE)

Curso II – 13h - 16h – Alimentos Funcionais e Doenças Crônicas não Transmissíveis: Câncer, Doenças Cardíacas, Diabetes e Síndrome Metabólica.
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira
- Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Curso III –16h30 – 19h30 – Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) como
Promotora de Saúde
Prof. Dra. Marcela Veiros - Licenciada em Nutrição pela UFSC, Mestrado em Engenharia de Produção - Área de Concentração: Ergonomia pela UFSC, Doutorado em Nutrição Humana - Área de Concentração: Alimentação Coletiva na Universidade do Porto, Portugal, com bolsa da União Européia – Alban, Professora do Curso de Nutrição da UNIFESP - Módulo de Gestão de UAN e Estágio Supervisionado em Alimentação Coletiva


Fórum de Nacional de Nutrição
14 de Maio de 2010 (Sexta Feira)


8h – 8h45 – Alimentação Saudável e Prevenção de Doenças
Profa Helena Alves de Carvalho Sampaio
- Nutricionista, Especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela SBNPE, Mestre em Educação, Doutora em Farmacologia, Professora Emérita da Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuando como docente permanente no Mestrado Acadêmico em Saúde Pública e no Doutorado em Saúde Coletiva (associação UECE/Universidade Federal do Ceará).

Nutrição Clínica/Hospitalar



8h45 – 9h30 - Nutrientes imunomoduladores em Nutrição Clínica
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira
- Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro

9h30 – 10h – Coffee Break

10h – 10h45 – Síndrome Metabólica em Pacientes Psiquiatricos
Profa Dra Maria Luisa Pereira de Melo
- Nutricionista. Especialista em Nutrição Clínica e em nutrição Enteral e Parenteral. Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Nutricionista do Hospital Geral de Fortaleza - SUS. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora do Curso de Nutrição e do Curso de Especialização em Nutrição Clinica da UECE.

10h45 – 11h30 – Nutrição e Câncer: O que há de novo?
Prof. Dr. Augusto Guimarães
- Nutricionista, Doutor em Ciência de Alimentos e Nutrição Experimental (USP), com estágio de Pós-doutoramento no Departamento de Bioquímica da Universidade de Oxford. Foi pesquisador visitante na London School, Inglaterra. Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará e Diretor de Inovação da Funcap (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Fundador e Diretor da Nuteral Indústria de Formulações Nutricionais.

11h30 – 12h15 – Nutrição e Estética
Dra Danielle Lodetti de Jesus
- Nutricionista pela UFSC, Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP, Especialista em Nutrição Esportiva pela Gama Filho, Responsável pelo Serviço de Orientação Nutricional da Academia Personal Care, Professora dos Curso de Pos graduação e Treinamento Desportivo / Personal Trainer e Farmacologia da Universidade Estadual do Ceara - UECE.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h – Sustentabilidade e Unidade Produtora de Refeições
Prof. Dra Marcela Veiros
- Licenciada em Nutrição pela UFSC, Mestrado em Engenharia de Produção - Área de Concentração: Ergonomia pela UFSC, Doutorado em Nutrição Humana - Área de Concentração: Alimentação Coletiva na Universidade do Porto, Portugal com bolsa da União Européia – Alban, Professora do Curso de Nutrição da UNIFESP - Módulo de Gestão de UAN e Estágio Supervisionado em Alimentação Coletiva


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h - Longevidade: Como Alcançá-la Mediante a Nutrição e o Exercício?
Dra. Michele Caroline da Costa Trindade
- Nutricionista, Especialista em Treinamento Desportivo pela UEL com Mestrado e Doutorado pela FCF/USP, Membro da American Society for Nutrition (ASN), Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE).

15h – 15h45 – Atendimento Nutricional para o Praticante de Atividade Física e Atletas
Prof. Dr. Paulo Marconi Linhares Mendonça
- Nutricionista pela UECE, Mestre em Ciências FIsiológicas – UECE, Pós-graduação em Farmacologia – UFC, Pós graduação em Bioquímica Clínica e BIologia Molecular – UFC, Coordenador do Curso de Nutrição Estácio/FIC – CE, Professor dos cursos de Nutrição, Educação Física e Fisioterapia, Professor de Pós-graduaçao de Treinamento Desportivo – UECE, Professor de Pós-graduação de Fisiologia do Exercício – UECE, Nutricionista do Fortaleza Esporte Clube - FUTEBOL PROFISSIONAL. Desenvolve pesquisas na area de metabolismo e exercício nas áreas de TRIATLON

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Nutricão Saudável Começa na Infância
Daniela Vasconcelos de Azevedo - Nutricionista, Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Docente da disciplina de Nutrição Materno-Infantil do curso de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Membro do grupo de pesquisa "Multidisciplinar de Políticas e Intervenção em Saúde e Nutrição" e Membro do Núcleo de Estudos e Experiências em Nutrição e Saúde Pública (NENSP).

17h – 17h45 –Obesidade em crianças e adolescentes – novas diretrizes
Profa Dra. Maria Auristela Magalhães Coelhos
- Nutricionista, Mestre em Saúde Pública, Doutoranda em Saúde Coletiva, Especialista em Terapia Nutricional pela SBNPE, Professora do Curso de Ciências da Nutrição da Universidade de Fortaleza e Nutricionista do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)