MEGA EVENTO NUTRIÇÃO 2009
Cursos Pré-Congresso - 01 de outubro de 2009 - quinta-feira
 

 

9h – 12h –Nutrição Clínica: Atendimento Multiprofissional (médico, nutricional e atividade física) na Atenção Primária à Obesidade Infantil (Sala Azul)
Prof. Dr. Roberto Carlos Burini
- Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, Doutorado em Bioquímica da Nutrição pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu e Pós-doutorado pela Massachusetts Institute of Technology. Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Prof. Dra Ana Elisa M. Rinaldi - Graduação em Nutrição (UNESP-Botucatu), Mestrado em Nutrição Humana Aplicada (PRONUT-USP), Profa. Substituta do Depto. Saúde Pública (FMB-UNESP).
Dra Edilaine Michelin
- Graduação em Educação Física (Faculdade de Educação Física de Barra Bonita), Mestrado em Saúde Coletiva (FMB-UNESP), Doutoranda em Saúde Coletiva (FMB-UNESP).


9h - 12h – Nutrição Esportiva : Avaliação e Adequação Nutricional para evitar a Sarcopenia (Perda de Massa Muscular) (Sala Verde)
Profa. Dra. Nailza Maestá
- Doutora pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UNESP – Botucatu, Professora Convidada do Curso de Nutrição da UNESP – Botucatu, Professora do Curso de Educação Física - UNIFAC – Botucatu

9h – 12h – Gastronomia e Alimentos Funcionais (Senac São Paulo) (Sala Vermelha)
Prof. Dra. Carolina Pimentel
- Nutricionista, Mestra em Saúde Pública, professora Adjunta da Universidade Paulista – Unip e autora do livro "Compostos bioativos em alimentos funcionais".

9h – 12h – Food Service: Cardápios Saudáveis: Padronização e Substituições  (Sala Amarela)
Prof. Dra. Rossana Pacheco da Costa Proença
: Nutricionista, Mestre e Doutora em Engenharia com Pós-Doutorado em Sociologia da Alimentação. Professora do Curso de Graduação e do Mestrado em Nutrição, bem como do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições - NUPPRE.
Dra. Greyce Luci Bernardo: Nutricionista, Mestranda em Nutrição na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa da CAPES. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições - NUPPRE.

14h – 17h – Nutrição Clínica: Papel dos Alimentos e Nutrientes no Controle da Fome e da
Saciedade (Sala Azul)
Prof. Dra Josefina Bressan
- Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha) com Pós-doutorado em Obesidade e Metabolismo (LSU, EUA) e Inflamação e Obesidade (UNAV, Espanha). Professora visitante na Universidade de Navarra (Espanha) e Professora associada no Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, Coordenadora do Laboratório de Metabolismo Energético e Composição Corporal (LAMECC), Coordenadora de Convênios Internacionais Brasil-Espanha e Brasil-Estados Unidos, Pesquisadora do CNPq.

14h – 17h – Nutrição Esportiva: Teoria e Prática em Clubes e Transatlântico Temático (Sala Verde)
Prof. Dra. Mirtes Stancanelli
- Mestre e Doutoranda pelo Departamento de Biologia Funcional e Molecular do Instituto de Bioquímica da Unicamp; Nutricionista do Labex – Laboratório de Bioquímica do Exercício – Unicamp; Nutricionista do Finasa/Esportes; Nutricionista da Ponte Preta Futebol Clube.

14h – 17h – Curso Internacional de Gastronomia Molecular: “Cozinha Molecular: a tecnologia culinária” (França) (com tradução simultânea) (Sala Vermelha)
Prof. Dr. Christophe Lavelle, PhD
- Cientista da CNRS - French National Scientific Research Centre, Interdisciplinary Research Institute, Lille. Pós Doutorado em Biofísica Molecular na Universidade de Paris VI. Mestrado em Física Fundamental na Universidade de Paris XI e em Biofísica na Universidade de Paris VI. Gerente e principal conferêncista em Ciência da Alimentação nas Universidades de Aix-Marseille e Lyon. Conferêncista e Gerente de Química Alimentar e Gastronomia Molecular na Universidade de Paris VI. Membro da Divisão Educacional da FCSA -Alimentary Science and Culture Foundation of the French Academy of Science. Fundador e Gerente Geral da Associação "Science and Cooking". Co-organizador do "Annual International Art, Science and Cooking Contest" em Paris.

14h – 17h – Food Service: Metodologias para Elaboração de Fichas Técnicas de
Preparações (Sala Amarela)
Prof. Dra. Márcia Menezes de Mello Paranaguá
- Nutricionista pela UFBA, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Bahia, Docente da FAS/UNIME, Assessora Técnica em Nutrição dos restaurantes Yemanjá e Churrascaria Sal e Brasa. Instrutora em Segurança Alimentar pelo Instituto da Hospitalidade.

17h30 - 20h30 – Compostos Bioativos dos Alimentos: Implicações para a Saúde (sala Lilás)
Prof. Dra Thais Borges Cesar
- Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Genética e Matemática Aplicada à Biologia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista UNESP. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Metabolismo Lipídico. Pós –doutorado USA.

17h30 - 20h30 -Nutrição Hospitalar: Nutrição Clínica nas Alterações Catabólicas (ênfase em Câncer
e SIDA) (Sala Azul)
Prof. Dra Nelzir Trindade Reis
– Nutricionista e Médica, responsável pelo Ambulatório de Nutrição Clínica do Serviço de Endocrinologia e Nutrição da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Prof. Titular aposentada da UFF. Prof. Adjunta A de Nutrição Clínica da UVA. Livre Docente em Nutrição Clínica pela UGF. Autora dos livros "Nutrição Clínica na Hipertensão Arterial", "Nutrição Clínica no Sistema Digestório" , "Nutrição Clínica – Alcolismo" e " Nutrição Clínica - Interações ". Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar

17h30 – 20h30 – Nutrição e Estética (Sala Verde)
Prof. Dra. Ana Céli Pimentel de Souza
- Nutricionista pela UNI RIO com Mestrado em Nutrição Clínica e Especialização em Oxidologia, Professora de Nutrição Dermato-Funcional e de Bases Nutricionais para Praticantes de Atividade Física da Universidade Estácio de Sá, Título Dr. Honoris Causa em Nutrição Clínica pela Universidad de Los Pueblos de Europa – Málaga, Espanha.

17h30 - 20h30 - Saúde Pública: Estratégias para promoção da alimentação saudável em
escolas (Sala Amarela)
Dr Juarez Calil
- Nutricionista, Mestre em Nutrição pela UFSC, Consultor Nacional em Nutrição da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Membro do Núcleo de Pesquisas de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE/UFSC), Consultor e multiplicador credenciado para os setores Mesa e Ensino Fundamental do Programa Alimentos Seguros (PAS), Multiplicador de Educação para o Consumo Sustentável formado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).