5º Fórum Nacional de Nutrição - Brasília DF
   

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2009
15 de maio de 2009 – sexta-feira

Curso I – 9h – 12h –Nutrição Esportiva: Alimentação e Suplementação para Hipertrofia Muscular de Atletas e Praticantes
Dra. Michele Caroline da Costa Trindade
- Nutricionista, Especialista em Treinamento Desportivo pela UEL com Mestrado e Doutorado pela FCF/USP, Membro da American Society for Nutrition (ASN), Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE).

Curso II – 13h – 16 h - Nutrição Clínica: Acompanhamento Nutricional Pós Cirurgia Bariátrica
Dra Silvia Leite Faria
– Mestre em Nutrição pela Universidade de Brasília/DF, Nutricionista da Gastrocirurgia de Brasília, Nutricionista da Gastronutrição Nutrição Bariátrica, Experiência de 8 anos em acompanhamento nutricional de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.

Curso III –16h30 – 19h30 – Food Service: Análise Sensorial
Profa Dra. Raquel Braz Assunção Botelho
- Doutora em Ciências da Saúde em Gastronomia Regional pela UnB. Mestre em Ciências de Alimentos pela Unicamp. Professora do Departamento de Nutrição da UnB e Coordenadora do Curso de Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar pelo Centro de Excelência em Turismo - UnB
Prof. Dra Lívia de Lacerda de Oliveira Pineli - Graduação em Engenharia de Alimentos (UFV), Mestrado em Nutrição Humana (UnB) e Doutorado em Ciências da Saúde (UnB). Coordenadora dos Laboratórios de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Análise Sensorial da Universidade Católica de Brasília.

Fórum de Nacional de Nutrição
16 de maio de 2007 – sábado


8h – 8h45 - A Inserção do Nutricionista no Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) Dra Márcia Costa Pinheiro Reduzino
- Nutricionista e Especialista em Educação e Promoção da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB. Trabalhou como consultora técnica da Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN/DAB/SAS/MS) e atualmente integra o Núcleo de Apoio ao Saúde Família (NASF) da Secretaria de Estado e Saúde do Distrito Federal (SES-DF) - Regional de Brazlândia.

Nutrição Clínica/Hospitalar


8h45 – 9h30 - Imunonutrição: Onde estamos?
Prof. Dra Diana Borges Dock Nascimento -
Nutricionista pela Universidade Federal de Mato Grosso, com Mestrado pela UFMT em Saúde e Ambiente sub área Gastroenterologia e Nutrição. Especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela SBNPE e em Nutrição Clínica pela Faculdade de Nutrição da UFMT. Professor assistente III da UFMT no Departamento de Alimentos e Nutrição em Nutrição Clínica. Coordenadora Técnica da Equipe Multidisciplinar e Terapia Nutricional do HU Júlio Muller da UFMT.

 9h30 – 10h – Coffee Break

10h – 10h45 – Manejo Nutricional do Reganho de Peso em Pacientes Submetidos a Cirurgia Bariátrica
Dra Silvia Leite Faria
– Mestre em Nutrição pela Universidade de Brasília/DF, Nutricionista da Gastrocirurgia de Brasília, Nutricionista da Gastronutrição Nutrição Bariátrica, Experiência de 8 anos em acompanhamento nutricional de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.

10h45 – 11h30 – Nutrição e Doenças Crônicas não Transmissíveis
Prof. Dra Marina Kiyomi Ito
- Nutricionista pela Universidade de Mogi das Cruzes, Mestrado em Ciências da Nutrição pela Universidade de Tokushima e Doutorado em Biological Science - University of Rhode Island. Professor adjunto 4 da Universidade de Brasília.

11h30 – 12h15 - Prescrição Fitoterápica pelo Nutricionista - CFN 402 de 30/07/2007
Prof. Juliana Oliveira de Toledo
- Mestranda da Universidade Católica de Brasília.-DF. Especialista em Saúde Pública pela Universidade Castelo Branco- RJ. Graduada em Farmácia e Bioquímica e em Biomedicina pela Universidade Católica de Goiás. Professora da Universidade Católica de Brasília.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h – Gastronomia Regional Saudável
Profa Dra. Raquel Braz Assunção Botelho -
Doutora em Ciências da Saúde em Gastronomia Regional pela UnB. Mestre em Ciências de Alimentos pela Unicamp. Professora do Departamento de Nutrição da UnB e Coordenadora do Curso de Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar pelo Centro de Excelência em Turismo - UnB.


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h – Atualizações sobre o Regulamento Técnico de Alimentos para Atletas
Dra. Michele Caroline da Costa Trindade
- Nutricionista, Especialista em Treinamento Desportivo pela UEL com Mestrado e Doutorado pela FCF/USP, Membro da American Society for Nutrition (ASN), Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE

15h – 15h45 - Nutrição Aplicada à Atividade Física e ao Esporte de Alto rendimento
Prof. Dr Clayton Neves Camargos
- Pós-graduação em Autogestão em Saúde (ENSP/FIOCRUZ) e Pós-graduação em Psicologia, Saúde & Qualidade de Vida (Winsconsin University). Gerente da Área de Promoção da Saúde (GEPROM) da Fundação de Seguridade Social (GEAP). Professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), Coordena o ambulatório-escola em Nutrição Aplicada à Atividade Física, Consultor do Ministério da Saúde de 1999-2006, Subsecretário de Planejamento e Políticas de Saúde da SES-DF em 2004-2005.

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Informação, Comunicação e Educação para a Promoção da Alimentação Saudável
Prof. Dra Denise Oliveira e Silva
- Nutricionista, Sanitarista, Mestrado em Ciências da Alimentação e Nutrição pela Universidade Gand, Bélgica, Mestrado em Ciência da Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz  e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Professora de pós-graduação de cursos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Coordena o curso de Vigilância Nutricional e Alimentar e o curso de Alimentação e Cultura. Professora associada da Pós-Graduação em Nutrição Humana da Universidade de Brasília no campo da Nutrição Social e Saúde Pública. Líder do Grupo de Pesquisa em Alimentação, Nutrição e Cultura da Fundação Oswaldo Cruz. Coordena o Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional do Centro-Oeste em parceria com o MCT-FINEP-UNB.

17h – 17h45 - Nutrição e Câncer de Mama: Epidemiologia e Prevenção
Prof. Dra Erika Aparecida da Silveira
- Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, Coordenadora do Ambulatório de Nutrição e Obesidade da equipe de Cirurugia Bariátrica HC-UFG. Coordenadora do Laboratório de Avalição Nutricional. Membro de Rede de pesquisa em Vigilância à Saúde do Idoso em Goiás. Coordenadora do curso de Pós-Graduação Controle de Qualidade e Gerenciamento da Produção de Alimentos. Membro da Diretoria Colegiada no NESC-Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva-UFG.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)