<< Voltar
 
   
 

Educação no combate ao câncer é a melhor prevenção

   
 

PROJETO CRESCER BEM – ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE

No dia 19 de fevereiro de 2008, 19h30, haverá uma solenidade no Palácio Anchieta para celebrar a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Sociedade Brasileira de Cancerologia para o desenvolvimento do Projeto Crescer Bem – Escolas Promotoras de Saúde. Serão distribuídas 100 mil cartilhas para alunos da rede pública de ensino municipal. A cartilha apresenta informações sobre o câncer, prevenção e cura.

O material é ilustrado e tem uma linguagem de fácil compreensão. “Algumas pessoas desenvolvem doenças graves na fase adulta porque não tomaram certos cuidados na juventude. A prevenção e a informação são a melhor forma de combater o câncer e promover a consciência preventiva na população jovem é um grande passo”, afirma Ricardo Antunes, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia e Diretor do Instituto Paulista de Cancerologia. Com a parceria entre a Sociedade Brasileira de Cancerologia e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, 41 mil alunos serão beneficiados diretamente com o projeto. “Estes alunos devem gerar um efeito multiplicador e beneficiar mais de 168 mil pessoas entre amigos e familiares”, complementa Dr. Ricardo Antunes. A cartilha explica em detalhes o que é o câncer, os sintomas, como a doença pode evoluir e enfatiza que a prevenção é sempre o melhor caminho estimulando a adoção de hábitos saudáveis. A segunda metade da cartilha é dedicada à prevenção do câncer.

O cigarro é o primeiro item abordado nesta parte, com dicas para parar de fumar e evitar o fumo. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também é um fator de risco que facilita o surgimento do câncer. A cartilha recomenda: “Se você gosta de beber, evite excessos. Beba com moderação, apenas pequenas doses e somente em alguns dias. De preferência, de estômago cheio. Evite o consumo diário.” O projeto também previne contra o uso de drogas, apresenta dicas de sexo seguro, de como se expor ao sol sem riscos, de manter uma alimentação saudável e estimula a prática de exercícios físicos. As cartilhas do Projeto Crescer Bem – Escolas Promotoras de Saúde estimulam os alunos a repassar a informação, gerando um efeito multiplicador que pode reduzir as estatísticas sobre o câncer no futuro.

O projeto tem o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC) e patrocínio da BM&F. A presença do prefeito Gilberto Kassab está confirmada no evento do dia 19/02.


 
 
  << Voltar