<< Voltar
 
   
  Livro desfaz mitos e aponta verdadeiro papel dos Radicais Livres
   
 
   
 

Obra da bioquímica Ohara Augusto mostra os reais impactos dessas moléculas na saúde humana. Radicais livres: Bons, maus e naturais, lançamento da Oficina de Textos, chega com elogios da Sociedade Internacional de Bioquímica.

O lado vilão dos radicais livres, destacado em livros e conselhos de dietas, está com os dias contados. Basta observar o que diz Ohara Augusto, com a autoridade de professora titular do Instituto de Química da Universidade de São Paulo e membro da Academia Brasileira de Ciências: “Sem eles não existiria a vida como a conhecemos. O oxigênio que respiramos é, no sentido estrito, um radical livre, pelo qual obtemos dos nutrientes a energia necessária para sobreviver. São naturais e se produzem continuamente nos organismos vivos”. Ohara reforça o que diz, apontando outra substância, o óxido nítrico, como um radical livre essencial para manter a dilatação dos vasos e fluência do sangue no organismo.

Ela resume: os radicais livres são bons e até mesmo essenciais ao nosso organismo, porque participam do combate a infecções e contribuem para a propagação da nossa espécie.

Ohara Augusto é coordenadora do Laboratório de Bioquímica de Radicais Livres & Ressonância Paramagnética Eletrônica. Seus trabalhos receberam aproximadamente 2.500 citações na literatura internacional e contribuíram para colocar os oxidantes, praticamente ignorados até a década de 1990, na Biologia.

De forma clara e ilustrada, Radicais livres: Bons, maus e naturais esclarece as dúvidas mais comuns sobre o assunto: como foram descobertos? Como se formam? Como é possível detectá-los? Qual o papel dos antioxidantes e dos exercícios físicos à nossa saúde?

O livro mostra que os conceitos científicos mudam com o passar do tempo – os radicais livres, ignorados pelos químicos no século XX, atualmente estão revolucionando a medicina. Combate o mito sobre o fato de essas moléculas serem nocivas aos organismos vivos e oferece informação científica atualizada com o intuito de motivar o jovem a enfrentar desafios desse campo complexo, porém, extremamente importante e interessante para a saúde humana.

Na apresentação, o presidente da Sociedade Internacional de Bioquímica, Rafael Radi, pontua a autoridade e o reconhecimento internacionais da autora e destaca a sua precisão e profundidade em questões-chave. “Essa obra conduz o leitor desde a química básica de radicais livres, por toda a trajetória, até a aplicação potencial desses conceitos para a melhora da saúde e da expectativa de vida”, assinala o bioquímico.

Radicais livres: Bons, maus e naturais faz parte da série Inventando o Futuro, uma linha da editora preocupada em melhorar a cultura científica da população jovem, fator imprescindível para a formação de novos cientistas e inventores e base do desenvolvimento tecnológico e econômico de um país.


Título: Radicais livres: Bons, maus e naturais
Editora: Oficina de Textos
Autora: Ohara Augusto
Páginas: 120
Preço: R$ 51,00

   
 
  << Voltar