Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 

 385 artigos encontrados em Entrevistas
 
 
Home care em nutrição
 
1) Como pode ser definida a terapia nutricional domiciliar?
A terapia nutricional domiciliar (TND) pode ser definida como assistir nutricionalmente e clinicamente o paciente em seu domicílio com redução de custos assistenciais e com o objetivo de recuperar ou manter o nível máximo de saúde, funcionalidade e comodidade.

O atendimento nutricional pode incluir a dieta via oral, bem como a enteral e ou parenteral. A indicação de terapia nutricional enteral domiciliar é similar à indicação da hospitalar, sendo utilizada principalmente em distúrbios de deglutição associada com fraturas, doenças neurológicas, câncer, gastroparesia e síndrome de má absorção.
 
2) Por quê a solicitação do serviço de home care tem aumentado?
Dentre os vários motivos para que se desenvolvam serviços de cuidado domiciliar, destaca-se o crescimento da população de idosos e, consequentemente, o aumento de indivíduos portadores de doenças crônico-degenerativas, necessitando de assistência de saúde por longos períodos. O número de leitos que os idosos ocupam nos hospitais é elevado, tanto pela duração das internações quanto pela frequência com que acontecem. O atendimento em domicílios promove redução de custos para as instituições, além da liberação de leitos para a utilização em situações de caráter emergencial e síndromes agudas, entre outras, com importantes reflexos na área de saúde pública.

O Estatuto do Idoso preconiza permanência deste junto à família, o que deve ser garantido por meio do suporte social, que inclui, entre outras coisas, o atendimento domiciliar, para a população que esteja impossibilitada de se locomover e, portanto, possa dele se beneficiar .
 
3) Como é realizado o planejamemto nutricional em home care?
As etapas do planejamento nutricional contam com a avaliação do prontuário do paciente; avaliação e diagnóstico do estado nutricional; planejamento da terapia nutricional além do controle e seguimento. Outro ponto fundamental é o registro do atendimento nutricional, o trabalho com a equipe, visto que cada profissional desempenha um papel importante dentro dela.

O atendimento em domicílios promove redução de custos para as instituições, bem como a liberação de leitos para a utilização em situações de caráter emergencial e síndromes agudas, entre outras, com importantes reflexos na área de saúde pública. O trabalho em equipe multiprofissional é fundamental para o sucesso da terapia instituída.

Em 30 de janeiro de 2006, foi publicada no Diário Oficial a resolução RDC nº 11, de 26 de janeiro de 2006, que dispõe sobre o regulamento técnico de funcionamento de serviços que prestam atenção domiciliar, que tem como objetivo estabelecer os requisitos de funcionamento para os serviços de atenção domiciliar aplicáveis a todos os serviços de atenção domiciliar, públicos ou privados, que ofereçam assistência e ou internação domiciliar.
A terapia nutricional domiciliar depende do suporte e acompanhamento do paciente, a família e a equipe multiprofissional envolvida no cuidado do mesmo.
 

 
Autor
 
Prof. Dra. Maria Carolina Gonçalves Dias
Nutricionista pela Universidade do Sagrado Coração de Jesus. Mestre em Nutrição Humana pela Universidade de São Paulo. Nutricionista chefe do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Coordenadora Administrativa da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Instituto Central do HCFMUSP, Professora e orientadora de monografia do Curso Nutrição de Doenças Crônico-Degenerativas pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

 
Os autores estão em ordem alfabética.
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.