Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 1990 artigos encontrados em Notícias
 
 
Complicações cardiológicas em crianças: a alimentação como parte do tratamento.
 

Estudos recentes foram realizados com o objetivo de avaliar a ingestão e o estado nutricional de crianças portadoras de doenças cardiológicas. Como resultado, observou-se desnutrição na maioria dos pacientes, além da ingestão de vitaminas e minerais abaixo do recomendado para a idade, principalmente em casos de complicações pulmonares.

Tais pesquisas indicam que o suporte nutricional deve ser aplicado como rotina no tratamento de crianças com doenças cardíacas.

A alimentação tem papel determinante no desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, assim como as relacionadas com o coração. Pesquisas recentes indicam que 80% dos casos de doenças coronarianas, 90% dos casos de diabetes tipo 2 e 30% dos casos de câncer poderiam ser evitados com mudanças factíveis nos hábitos alimentares, dentre outros. Outros estudos mostram que frutas, verduras e legumes desempenham papel protetor no surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, estimando que o baixo consumo desses alimentos esteja associado à cerca de 31% das doenças isquêmicas do coração.

Para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, a OMS e outras agências internacionais recomendam uma alimentação com baixo teor de gordura e colesterol e rica em fibras, frutas, legumes e verduras.

A alimentação adequada deve ter início na infância a fim de minimizar os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

Fontes:
Silvana G. Benzecry M.D et al. Interdisciplinary approach improves nutritional status of children with heart diseases. Nutrition: 24 (7-8): 669-674 July-August 2008.

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo: Divisão de Doenças e Agravos Não transmissíveis, Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, Coordenadoria de Controle de Doenças. Rev Saúde Pública 2008;42(2):380-2.

Nutrição e Pediatria - 25/08/2008

 
 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.