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Diversificação Alimentar como parte de um Programa de Combate à Deficiência de Vitamina A
 

Food Diversification as Part of a Program to Fight Vitamin A Deficiency

palavras-chave: Vitamina A, diversificação alimentar, educação nutricional,   deficiência

Keywords: Vitamin A, food diversification,  nutrition education,  deficiency.

resumo

A deficiência de vitamina A é um problema de saúde pública, ocasiona diversos agravos à saúde dos indivíduos diminuindo a sua produtividade e aumentando significativamente os gastos com o setor saúde. Com exceção das situações de extrema pobreza, a renda e escolaridade parecem não ter relação na determinação na deficiência de vitamina A, reforçando a tese de que a ingestão inadequada de alimentos fonte seja o principal fator etiológico em nível epidemiológico da carência desta vitamina. Tal constatação aponta para o aumento do consumo de alimentos fonte de vitamina A como a principal estratégia no combate à sua deficiência. Alguns estudos têm demonstrado a associação entre fatores relacionados a tabus e a exclusão de alimentos importantes, como os fonte de vitamina A. Vários autores alertam que esforços no sentido de aumentar a ingestão total de alimentos não necessariamente aumentarão o consumo de vitamina A sendo necessário então, a mudança na estrutura da dieta. A educação nutricional continuada é a medida de intervenção nutricional de maior sustentabilidade, por tratar-se de modificação do padrão alimentar. Sua abrangência contempla não apenas atividades desenvolvidas em unidades de saúde ou locais onde o usuário já busca ações de atenção primária à saúde, mas também atividades levadas a cabo em ambiente escolar. Considerando a complexidade relacionada à seleção dos alimentos e que esta é influenciada por muitos outros fatores além do acesso aos alimentos e o conhecimento de nutrição, o profissional de saúde ao sugerir qualquer intervenção na área alimentar, deve ponderar os aspectos não só econômicos, mas também os culturais envolvidos, principalmente quando a proposta de intervenção envolve aspectos educativos. A modificação das práticas alimentares e as modificações da qualidade da dieta como estratégia de combate à deficiência de vitamina A é de extrema importância e deve ser objeto de reflexão para que as ações educativas propostas possam se tornar elemento efetivo de transformação de hábitos alimentares inadequados.

Abstract

Vitamin A deficiency is an issue of public health which causes many problems to the health of individuals, decreasing their productivity and significantly increasing the expenditures of the health sector. With exception of the situations of extreme poverty, income and level of schooling do not seem to have a relationship with the determination of vitamin A deficiency, thus reinforcing the thesis that inadequate intake of food sources is the main etiological factor in the epidemiologic level of this vitamin lack. Such evidence points to the increase in the intake of food sources of vitamin A as the main strategy to fight its deficiency. Some studies have demonstrated the association between facts related to taboos and the exclusion of important foods as those which are sources of vitamin A. Several authors alert that efforts in the sense of increasing the total intake of foods will not necessarily increase the intake of vitamin A, hence it is necessary a change in the diet structure. A continuing nutrition education is the measure of nutrition intervention which presents more sustainability, as it relates to a modification in the food pattern. Its comprehensiveness contemplates not only activities developed in units of health or locales where the user already searches for actions of primary attention to health, but also activities conducted in a scholar environment. Considering the complexity regarding the selection of foods and that it is influenced by many other factors besides food access and nutrition knowledge, the health professional, when suggesting any intervention in the dietary area, should take into account not only the economic aspects involved but also the cultural ones, mainly when the intervention proposal involves educational aspects. Modification in food practices and modifications in the quality of the diet as strategies to fight vitamin A deficiency are of extreme importance and shall be an issue for consideration in order to make the proposed educational actions an efective element of transformation of inadequate food habits.

 

 
Autor
 
Prof. Dra Andréa Ramalho
Doutora em Ciências da Saúde Pública. Professor Titular do Departamento de Nutrição Social e Aplicada e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Micronutrientes do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2008
 
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