Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 

 145 artigos encontrados em Gastronomia
 
 
Chocolates
 

O chocolate é proveniente dos grãos de cacau que nascem da árvore conhecida como cacaueiro, e atualmente ele difere bastante da ancestral bebida espumante e amarga consumida pelos maias séculos atrás.
A árvore do cacau  cresce em regiões  úmidas onde a temperatura média oscila entre 18-33ºC, como por exemplo as florestas tropicais. Para se fazer o chocolate, os produtores primeiro colhem os grãos maduros do cacaueiro. Estes  são postos para fermentar, e depois  são secos e moídos até serem transformados em um licor. A partir deste licor dois tipos de chocolate podem ser produzidos.O chocolate amargo é feito misturando-se manteiga de cacau, açúcar e baunilha. O chocolate ao leite utiliza o mesmo processo mais o acréscimo de leite. Do ponto de vista de saúde, no entanto, o chocolate amargo é o que possui maiores benefícios.

Apesar de assumirmos naturalmente que qualquer  tipo de chocolate faz  mal para a saúde, novas pesquisas científicas mostram que o chocolate  amargo, se consumido semanalmente, pode ser benéfico. Apesar da gordura do chocolate ser originária da manteiga do cacau, isto não é tão ruim quanto parece. Mesmo sendo rica em gorduras saturadas, um terço desta gordura é de ácido esteárico que, mesmo saturado, não aumenta os níveis do colesterol LDL.

O chocolate amargo também possui alto teor de magnésio, podendo  ajudar as mulheres com ciclos menstruais problemáticos. Talvez isso explique o porque da enorme vontade de comer chocolate que muitas mulheres têm na época do período menstrual. Ao contrário do que se possa imaginar, o chocolate amargo também ajuda a metabolizar o açúcar, ajudando as pessoas que sofrem de diabetes. É também  benéfico para o coração, e ajuda a reduzir a pressão sanguínea.

 

 
Autor
 
Chef Patrick Martin
Vice-Presidente de Desenvolvimento Educacional em Culinária, é o Embaixador Internacional do Instituto "Le Cordon Bleu". Com mais de 25 anos de experiência trabalhou no Le Doyen, Dalloyau e Flo Prestige na França. Ganhador de vários prêmios internacionais, supervisionou o desenvolvimento técnico e a abertura da escola de Tóquio e ajudou a estabelecer o nível profissional das escolas da França, Londres e Tóquio.

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mar/Abr/2006
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.