Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 







 131 artigos encontrados em Nutrição Hospitalar
 
 
Ácido Fólico e Leucemia Linfoblástica Aguda na Infância
 
O ácido fólico atua como coenzima na transferência de carbono no metabolismo do ácido nucléico e dos aminoácidos e é essencial nas reações metabólicas do meio celular e no funcionamento e crescimento normal do organismo.

Pesquisas sugerem que alterações genéticas que codificam as enzimas chaves no metabolismo intracelular do folato, como  a metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR),  podem desempenhar um importante papel no surgimento da leucemia, pois ela regula as reações de metilação celulares. Estudos sugerem que o polimorfismo genético da 5,10-metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR) está diretamente associado a LLA infantil. Portanto, baixa ingestão de folato materno durante período gestacional aumenta a chance de surgimento de polimorfismo da MTHFR e conseqüentemente eleva o risco do surgimento de leucemia linfoblástica aguda (LLA) na infância.

Ácido fólico, nome genérico de uma vitamina hidrossolúvel do complexo B, age como coenzima na transferência de carbono no metabolismo do ácido nucléico e dos aminoácidos (RDI, 1998). O termo ácido fólico deriva do latim folium que significa folha, pois foi isolado inicialmente na folha de espinafre (Ribeiro et al, 2002).

As principais funções descritas do ácido fólico decorrem de seu papel essencial nas reações metabólicas do meio celular e no funcionamento e crescimento normal do organismo (Ribeiro et al, 2002; Hibbard, 1993).  Sabe-se ainda que ele atua na:

1. Síntese de DNA, pois o folato participa da biosíntese do nucleotídeo pirimidina, na metilação do ácido deouridilico para ácido timidílico, processo comum na divisão celular normal;
2. Síntese de purinas e pirimidinas, pois forma o ribonucleotídeo glicinamida e 5 amino 4- imidazole carboxamina ribonucleotídeo.
3. Conversão dos aminoácidos, inclusive no catabolismo da histidina para ácido glutâmico, na interconversão da serina e glicina e na conversão da homocisteína em metionina. A conversão de homocisteína em metionina serve como uma importante fonte de metionina para a síntese de s-adenosil-metionina, um importante agente de metilação in vivo.
4. Metabolismo das aminas

Os principais efeitos clínicos da ingestão inadequada de folato são diminuição da concentração de folato sérico que reduz a concentração do folato eritrocitário, aumentando a concentração de homocisteína e promovendo mudanças megaloblásticas na medula óssea e nos outros tecidos com rápida divisão celular.
 

 
Autores
 
Dr. Fernando Pardo Lamarca
Nutricionista do Ambulatório de Nutrição em Hematologia
Dr. Flávio H Zoner Rocha
Nutricionista do ambulatório de Nutrição em Hematologia; Especialista em Nutrição Clínica.
Dra. Cecília Lacroix de Oliveira
Mestre em Nutrição Humana pela UFRJ e Doutora em Ciências pela UNIFESP. Professora adjunto do Departamento de Nutrição Aplicada do Instituto de Nutrição da UERJ
Dra. Cláudia dos Santos Cople-Rodrigues
Mestre em Nutrição Humana pela UFRJ e Doutora em Ciências pela UNIFESP. Professora adjunto do Departamento de Nutrição Aplicada do Instituto de Nutrição da UERJ . Coordenadora do ambulatório de Nutrição em Hematologia
Dra. Maria Helena Ornellas de Farias
Mestre e Doutora em Patologia pela UERJ. Professora adjunto do Departamento de Patologia da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ
Dra. Stella Cristina Navega
Nutricionista do ambulatório de Nutrição em Hematologia; Especialista em Nutrição Clínica.
Prof. Dra. Cecília Noronha de Miranda Carvalho
Mestre em Nutrição pela USP e Doutora em Ciências pela UNIFESP. Professora adjunto do Departamento de Nutrição Aplicada do Instituto de Nutrição da UERJ.

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/2005
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.