Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 

 385 artigos encontrados em Entrevistas
 
 
Dietas: Problema Ou Solução para a Obesidade?
 
1) As dietas da moda promovem o emagrecimento para as pessoas que estão acima do peso?
Todas as dietas que entram na moda, baseadas em ingestão de apenas carboidratos, gorduras ou líquidos não resolvem o problema de quem está acima do peso. Quem se apegar a uma dieta desse tipo vai realmente emagrecer a curto prazo, mas por pouco tempo. Como se sabe, essas dietas não podem ser mantidas por muito tempo, já que excluem grupos inteiros de alimentos, prejudicando a saúde do indivíduo. Depois de perder o peso, o que acontece? Volta-se aos mesmos hábitos anteriores. Com o adicional de que o peso de antes da dieta não será o mesmo, mas ainda maior do que antes.

2) Por quê as pessoas que conseguem perde peso com estas dietas recuperam o peso anterior?
Mulheres que resolvem, por exemplo, emagrecer para o fim de semana e passam 24 ou 48 horas sem comer absolutamente nada, tomando chás ou sopas, perdem alguns quilos e, na semana seguinte, os recuperam e ainda ganham alguns a mais. Porque o organismo privado de alimentos repentinamente interpreta isso da seguinte maneira: poderão acontecer novas privações e, portanto, vou armazenar mais gordura para poder fazer frente a essas privações sem correr riscos para a saúde. É uma armadilha.

3) Somente estas dietas são uma armadilha ou temos outras?
Outra armadilha são os remédios milagrosos tão veiculados em anúncios. Ou as fórmulas receitadas por médicos que só pensam no resultado imediato e aumento de consultas em seu estabelecimento. Tudo isso pode levar a uma redução de peso a curto prazo, mas a pessoa voltará a engordar e ainda corre sérios riscos para a sua saúde.

4) Qual é o procedimento correto para emagrecer?
Emagrecer é mudar de hábitos. Não é fácil, ainda mais para quem tem a tendência genética para engordar. Essa tendência comprovadamente existe e muitas vezes um gordo come menos que um magro e não consegue emagrecer. Perder peso depende de como cada indivíduo queime calorias, de como utiliza a energia do alimento, de como funcionam os seus sinais internos (como a leptina, por exemplo) mas, principalmente, do que se come.

5) como os alimentos são processados pelo organismo?
Os carboidratos (arroz, feijão, macarrão, batata, pão, etc) exigem muito mais trabalho do organismo para transformarem-se em gordura: 25% das calorias que eles contêm são gastas nesse processo. Já, nos alimentos gordurosos (manteigas, frituras, óleo e gorduras de origem animal), esse percentual cai para 3%. Em outras palavras: gordura faz muito mais gordura. .
Quanto aos doces, o problema principal não é o açúcar mas sim os cremes, manteiga e chocolate que estão nos doces e são gorduras. Compotas e sorvetes de frutas engordam muito menos, por exemplo, do que sorvetes cremosos, musses e pudins de leite.

7) Como deve proceder quem realmente quer emagrecer?
Para quem está realmente decidido a emagrecer o ideal é procurar não comer lendo ou vendo TV, não ter na geladeira alimentos ricos em gordura, não beliscar e adicionar um pouco de atividade física aos novos hábitos. Caminhar simplesmente 30 minutos por dia, cinco dias por semana já é uma boa medida. Ninguém precisa de academia para manter em ordem a atividade física. Sair do elevador, subindo 3 andares do destino final, também é ótimo. Mas se você é avesso a subir escadas, saiba que cada três andares descidos equivalem a um subido.

8) Qual deve ser o procedimento para os indivíduos muito obesos emagrecerem?
Para os muito obesos, existe o auxílio de alguns medicamentos sérios, todos vendidos mediante prescrição médica. Por exemplo, o Orlistat, que elimina do organismo até 30% da gordura ingerida no dia. Ou a Sibutramina, droga que aumenta a sensação de saciedade. O mais importante: não perder peso depressa. Grandes perdas de peso em curtos espaços de tempo, além de prejudiciais à saúde, levam a novo ganho lá na frente.

9) Que mensagem poderíamos deixar para quem pretende emagrecer?
Comer é um dos grandes prazeres da vida. Não se deve passar a vida inteira comendo apenas para sobreviver – essa é uma das frases mais cretinas que se espalharam na mitologia dos grandes conselhos aos gordos. Não deve ser à toa que a natureza nos propicia tantos alimentos saborosos. Apenas devemos saber que podemos comer muito bem, apreciar bons alimentos e, ao mesmo tempo, permanecer com um peso razoável

 

 
Autor
 
Prof. Dr. Alfredo Halpern
Endocrinologista, formado em Medicina pela USP, é professor livre-docente de Endocrinologia na USP e Chefe do Grupo de Obesidade do Hospital das Clínicas. Foi fundador e 2 vezes presidente da ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade

 
Os autores estão em ordem alfabética.
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.