Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 1990 artigos encontrados em Notícias
 
 
Dia Mundial da Osteoporose: especialistas explicam como evitar a doença que atinge 15 milhões de brasileiros
 
Condição é caracterizada pela diminuição da capacidade óssea, tornando a pessoa mais suscetível a ter fratura.

No dia 20/10 foi lembrado o Dia Mundial de Combate à Osteoporose. A data, instituída pela Federação Internacional da Osteoporose (IOF), em 1997, visa conscientizar as pessoas sobre a prevenção e cuidados com a doença. Esta doença se caracteriza pela diminuição de massa óssea, com o desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, tornando-os mais sujeitos a fraturas.

De acordo com a IOF, a cada três segundos, uma pessoa sofre uma fratura decorrente da osteoporose, responsável por 8,9 milhões de fraturas por ano no mundo. Estima-se ainda que uma em cada três mulheres ou um em cinco homens com mais de 50 anos sofreram ou ainda vão sofrer alguma lesão osteoporótica.

No Brasil, a doença atinge 15 milhões de pessoas. É uma doença que não apresenta sintomas, o que dificulta o diagnóstico precoce. Segundo ele, a osteoporose só aparece com o agravamento da doença ou quando há fraturas. Os indícios podem ser: a diminuição da estatura ao decorrer dos anos, fraqueza nos ossos, dor na região lombar e torácica decorrentes de fratura nos ossos da coluna vertebral e encurvamento da postura.

A maneira mais comum de se notar a doença são as fraturas sem traumas, que acontecem mais no fêmur, coluna e punho.

Como a alimentação pode ajudar a evitar a osteoporose?

Quando se fala em prevenção logo se pensa em suplementos de cálcio ou alimentos fontes desse mineral. Mas, a saúde óssea não se resume a isso. Em uma dieta que pode evitar a osteoporose é de extrema importância consumir laticínios, principalmente queijos e iogurtes; vegetais de cor verde escura, como o brócolis; grão de bico; sardinha e sementes oleaginosas, como castanhas e gergelim. Se necessário ainda, é possível suplementar vitamina D, cálcio e magnésio. Tudo sob supervisão e prescrição de nutricionista ou médico.

Atividade física previne osteoporose?

De uma forma geral todos os exercícios auxiliam no tratamento e até mesmo previnem o aparecimento da osteoporose. Mas é de extrema importância procurar um profissional habilitado para planejar e orientar sobre os exercícios corretos.
Antigamente os exercícios de impacto como corrida e saltos eram contra indicados por expor as articulações e ossos, mas hoje é sabido que até mesmo a contração muscular (atrito de músculos e ossos) pode causar um dano de pequena magnitude que proporciona melhoras ao quadro.   

Fontes

Dr. Rodrigo Souza Lima - médico ortopedista, subespecialista em cirurgia de coluna menos invasiva da Ortosul de Brasília

Dr. Renato França - Nutricionista pela Universidade de Brasília com pós-graduação em Aplicação da Medicina Funcional na Prática Clínica, no The Institute for Functional Medicine, realizado em Baltimore – Maryland.
Prof. Luiz Henrique Quadros - instrutor de musculação da Bodytech Lago Sul

 
 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.