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Atividade física intensa e sem acompanhamento pode causar lesões no quadril, alerta ortopedista
 
A prática incorreta de exercícios de musculação como agachamentos, extensor, leg press, entre outros, pode sobrecarregar a articulação dos joelhos precocemente. Alguns exercícios podem machucar a articulação. Principalmente os exercícios de alto impacto ou com grande amplitude de movimento. As dores no quadril são comuns a partir da quinta década de vida, quase sempre relacionadas às inflamações-bursite e ao desgaste da articulação - a artrose, mas a prática de exercícios físicos de alto impacto e sem orientação adequada está levando pacientes para consultórios de ortopedistas cada vez mais cedo. Alguns exercícios podem machucar a articulação. Principalmente os exercícios de alto impacto ou com grande amplitude de movimento, como agachamento completo por exemplo. Correr é muito bom. Mas corridas longas por muito tempo, sem preparação muscular, podem levar ao desgaste da articulação. Os atletas profissionais de todas as áreas apresentam lesões precoces devido a carga e intensidade das atividades. Os treinos são muito exaustivos e a carreira é curta porque o corpo sofre. Impacto femoroacetabular (IFA) - O Impacto Femoroacetabular (IFA) é o nome que se dá ao contato anormal entre os ossos do quadril durante movimentos. Esse impacto entre as estruturas que compõem o quadril (colo do fêmur e o osso acetábulo) gera o comprometimento de toda a biomecânica dessa articulação, lesão do labrum e da cartilagem articular. Uma pesquisa da Mayo Clinic aponta que o paciente com Impacto Femoroacetebular (IFA) sintomático em 15 anos tem risco de 70% de chances de precisar de uma prótese do quadril. A dor geralmente é na virilha e profunda. Alguns pacientes apresentam sintomas de dor ou desconforto no joelho, púbis, articulação sacroilíaca e coluna como consequência da doença no quadril. A dor é a principal queixa, em geral relacionada com atividades físicas e com movimentos de flexão-rotação do quadril. Outras queixas incluem falta de mobilidade, travamentos e estalidos no quadril. Preservação do quadril - O especialista orienta que a prevenção dos fatores de risco é a melhor forma de evitar os problemas. Para isso, o ortopedista explica que a manutenção do peso ideal, o fortalecimento da musculatura abdutora, responsável por abrir a perna e dar sustentação ao quadril, e dos músculos do CORE, o centro de gravidade do corpo, são fundamentais para preservação da saúde do quadril. Fortalecer sempre a musculatura do CORE, que envolve o abdome, lombar, glúteos e parte anterior da coxa, preserva a articulação e distribui a carga do peso do corpo. Caminhada, bicicleta e natação são exercícios aeróbicos de baixo impacto muito bons para preservar o movimento do quadril. Fonte: Dr. Rogério Fuchs - Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPr); Especialização em Cirurgia de Joelho e Artroscopia: Santa Casa de São Paulo; Centre Hopitalier Lyon-Sud/França ; Doctors Hospital Baptist Health – University of Miami Dr. Thiago Fuchs - Graduação em Medicina na Universidade Federal do Paraná; Especialização em Cirurgia do Joelho e Artroscopia no Hospital Novo Mundo; Especialização em Cirurgia do Quadril e Joelho no Hospital de Clínicas-UFPR em Médico ortopedista especialista em cirurgia do quadril e do joelho
 
 
 
 
 

 
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