Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 

 385 artigos encontrados em Entrevistas
 
 
Programa Mesa Santos ­ Colheita Urbana
 
1) O que é o programa Mesa SESC?
É um programa de combate a fome e o desperdício, desenvolvido pelo SESC São Paulo desde 1994, como programa piloto no SESC Carmo, e hoje presente também no Sesc Itaquera (São Paulo), além de Santos a partir de 2000, São José dos Campos em 2002 e Bauru em 2003, objetivando o aproveitamento permanente de alimentos, o que complementa sua ação, colocando à disposição das instituições, através de cursos, palestras, visitas e estágios, todas as orientações necessárias para que possam dar à sua clientela uma alimentação segura.

2) Qual o objetivo do programa?
O objetivo do programa é estabelecer uma ligação entre aqueles que dispõem de alimentos excedentes, mas próprios para o consumo, e as instituições sociais que trabalham com segmentos carentes da população e oferecem alimentação, mas não possuem alimentos em quantidades suficientes.

3) A quem atende?
Atende a instituições organizadas, que realizam trabalho social, possuem serviço de alimentação e prestam assistência à população carente, de qualquer sexo ou idade.

4) Quais são as áreas de atuação do programa?
- Redução do Desperdício - retirando os alimentos que seriam descartados, mas que ainda estão próprios para consumo, doados por empresas do ramo de alimentos, para complementar refeições nas instituições com finalidade atendidas pelo programa.

- Treinamentos. tão ou mais importante que as doações, o Programa Mesa SESC - Santos oferece cursos específicos para as pessoas que terão contato direto com os alimentos, desde sua seleção, preparação e armazenamento, nas áreas de manipulação, higienização, conservação e preparação dos mesmos .

Funcionando desde 28 de março de 2.000 e consolidado na experiência de doações e treinamentos, sentimos a necessidade de oferecer mais um trabalho que seria de treinamento para os comensais em parceria com as Universidades Unimonte e Unisantos, atuando diretamente nas instituições por um período maior desenvolvendo e educando as pessoas para uma alimentação diferenciada e para o não desperdício. O brasileiro tem por hábito não consumir pratos à base de folhas talos e cascas e principalmente sendo reaproveitamento.

Ligando-os diretamente à
restos, miséria e pobreza, devido a um preconceito antigo. Realizando este trabalho estão profissionais de nutrição que procuram quebrar estes tabus, ensinando que mesmo sendo talos , folhas, cascas ou outros produtos doados possuem grande teor de nutrientes ressaltando a dignidade em consumi-los. Atendemos atualmente na Baixada Santista (Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande), 75 Instituições entre creches, asilos e abrigos para atendimento a pessoas especiais, existindo uma fila de 81 novas instituições a espera de cadastramento.

Durante este período participaram de nossos cursos de atualização e planejamento de cardápios alternativos um total de 1.622 pessoas das diversas instituições cadastradas e da comunidade em geral. Essa iniciativa expressa, mais uma vez, o comprometimento do SESC de São Paulo na implementação de propostas viáveis à solução de problemas cruciais do país, bem como a importância das parcerias e da mobilização da sociedade civil com vistas à conquista da cidadania. Alimentar-se com dignidade é um direito fundamental do cidadão, que o Programa Mesa Sesc - Santos tem ajudado a garantir.

5) Quais são as principais necessidades do programa Mesa SESC - Santos?
- Novos parceiros doadores de alimentos;
- Empresas voluntárias para o programa “Adote um roteiro” ( de terça a domingo são atendidas em cada período - manhã das 9h as 12h e tarde das 15h as 18h) cerca de 8 instituições, retirando os alimentos no próprio SESC e realizando a entrega.
- Voluntários para a separação dos alimentos e/ou ministrar cursos nas áreas de alimentação e higienização/limpeza e conservação de alimentos.
- Voluntários de áreas específicas (médicos, advogados, dentistas etc)

6) quais são os polos geradores de desperdício em Santos?
- Feiras livres: 400 Kg p/dia por feira. Os feirantes ao procederem a primeira desfolha (ato de retirar as folhas externas das verduras) para melhorar o visual dos produtos expostos para venda, ou das frutas com pequenas avarias, ou ainda dos legumes dos quais não se tem o hábito de utilizar as folhagens (cenoura, beterraba etc) simplesmente jogam fora a cada dia entre 400 e 600 kg de alimentos.

- Comércio de alimentos: produtos que estão muito próximos da data de vencimento, mas se houver presteza na entrega da doação, estes produtos poderiam ser aproveitados.
- Residências: as donas de casa não tem o hábito de verificar as datas de vencimentos dos produtos comprados de um mês para outro, e quando se dão conta os produtos já estão vencidos e impróprios para o consumo, ao passo que se tomassem algumas providências simples poderiam transformar estas perdas em doações.
Estará sendo lançado em março/03 um projeto de parceria entre Programa Mesa Sesc ­ Santos e o Sindicato dos Condôminos (SICON), que objetiva fortalecer esta conscientização.

7) Como os interessados podem entrar em contato com o programa?
:Os contatos podem ser feitos com o Programa Mesa SESC Santos através do Telefone: 0800 10 91 71 ou pelo Email " mesa@santos.sescsp.org.br " .Mesa Sesc São Paulo através do telefone : 0800 11 82 20.

 

 
Autor
 
Prof. José Aparecido de Oliveira Fernandes
Coordenador do Programa Mesa SESC - Santos

 
Os autores estão em ordem alfabética.
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.