Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 1989 artigos encontrados em Notícias
 
 
Previna o câncer mudando o estilo de vida
 
Depois do fumo, o controle de peso, hábitos nutricionais e atividade física são os fatores modificáveis mais importantes na prevenção.

Com o objetivo de reduzir o risco de câncer na população mundial, a American Cancer Society – (ACS) publicou um guia de orientações sobre nutrição e atividade física, já que um terço ou mais das mortes por câncer podem ser atribuídas a fatores nutricionais e à falta da prática de atividades físicas.

Modificações comportamentais são importantes na prevenção da doença. Evitar a exposição ao tabaco, manter peso adequado, estar fisicamente ativo e ter um hábito alimentar saudável podem reduzir substancialmente o risco de desenvolver ou morrer de câncer, além de diminuir também o risco para diabetes e doenças cardiovasculares.

As recomendações divulgadas pela ACS sobre nutrição e atividade física para a prevenção do câncer foram desenvolvidas para aplicação individual:
- Adquirir e manter um peso adequado durante a vida;
 -Manter o menor peso possível sem ultrapassar o limite inferior do recomendável;
 - Evitar o ganho de peso em todas as faixas etárias. Para àqueles que apresentam sobrepeso e obesidade, uma pequena perda de peso pode ter benefícios saudáveis e deve ser a meta inicial;
- Praticar atividade física regular e limitar o consumo de alimentos e bebidas como ponto-chaves para a manutenção do peso;
 - Adotar um estilo de vida fisicamente ativo;
- Adultos devem praticar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos intensa por semana, ou uma combinação preferencial ao longo da semana:
- Crianças e adolescentes devem se envolver em pelo menos 1 hora de atividade física moderada ou intensa por dia, com uma atividade física intensa ocorrendo pelo menos 3 vezes por semana;
- Evitar o comportamento sedentário como manter-se sentado, deitado, assistir televisão ou outras formas de recreação baseada em imagens;
- Consumir alimentos saudáveis em quantidade que auxiliem a manter um peso ideal;
- Limitar o consumo de carnes processadas e carnes vermelhas;
- Ingerir pelo menos 2,5 xícaras de vegetais e frutas por dia;
- Escolher grãos integrais ao invés de grãos refinados;
- Não ingerir mais de 1 drinque por dia para mulheres ou 2 para homens de bebida alcoólica.

As pessoas que consomem menos carnes processadas e carnes vermelhas tendem também a ingerir menos grãos refinados e consumir mais vegetais e frutas. Já quem ingere mais carne vermelha e carne processada, batatas, grãos refinados e bebidas açucaradas apresenta um risco maior de desenvolver certos tipos de câncer e a morrer de câncer em comparação às pessoas que seguem um padrão alimentar rico em vegetais e verduras, grãos integrais e peixes ou aves.
Já com a prática de atividade física, a redução de risco se faz por meio de vários mecanismos. Os sedentários devem almejar um aumento gradual para alcançar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou intensa por semana, além da atividade física habitual diária. Para prevenir o ganho de peso ou para a redução de peso, é sugerido 300 minutos de atividade física moderada ou intensa. E quem já pratica 150 minutos por semana deve ser estimulado a aumentar o tempo para 300 minutos. Os benefícios decorrentes da pratica de atividade física na prevenção do câncer e de outras doenças crônicas são cumulativos ao longo da vida.

Fonte
Dr. Celso Massumoto - onco-hematologista, é diretor clínico da Oncocenter, coordenador de transplante de medula óssea do Hospital Nove de Julho e membro da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e da Casa Hope. Autor dos livros: Manual de Onco-Hematologia/TMO. Protocolos interdisciplinares; Células-tronco: da coleta aos protocolos terapêuticos e Gastronomia Hospitalar no Câncer e TMO.

 
 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.