Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 149 artigos encontrados em Nutrição e Pediatria
 
 
Consumo Alimentar de Adolescentes: Um Foco nos Marcadores Saudáveis e Não Saudáveis
 
Adolescent Food Consumption: A Focus on Healthy and not Healthy Markers

Palavras-chave: Consumo de Alimentos. Dieta saudável. Adolescente.

Keywords: Food Consumption. Healthy Diet. Adolescent.

RESUMO

O conhecimento sobre a qualidade da alimentação do adolescente é importante para promover melhorias no estado nutricional e saúde. Objetivou-se avaliar marcadores de consumo alimentar de um grupo de indivíduos (n=106) de ambos os sexos com idade entre 14 e 19 anos, por meio de um estudo transversal descritivo. Para avaliar o consumo de alimentos saudáveis e não saudáveis, aplicou-se o questionário elaborado pelo Ministério da Saúde disponível pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. A idade média da amostra era 16,8 ±1,6 anos e 51% eram mulheres. Dos alimentos saudáveis, o feijão foi o mais consumido, seguido de verduras e/ou legumes e frutas frescas. A maioria dos participantes consumia bebidas adoçadas, biscoitos recheados, doces e guloseimas, hambúrguer e/ou embutidos, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e biscoitos salgados. Os resultados reforçam a necessidade de maior atenção sobre as escolhas alimentares dos adolescentes para melhorar seus hábitos alimentares.

ABSTRACT

The knowledge on the quality of adolescent feeding is important to promote improvements in nutritional status and health. The objective was to evaluate markers of food intake for a group of subjects (n=106) of both sexes aged 14 to 19 years, through a cross sectional study. To evaluate the consumption of healthy and unhealthy foods, it applied the questionnaire drawn up by the Health Ministry available by the Food and Nutrition Surveillance System. The mean age of the sample was 16.8±1.6 years and 51% were women. Of the healthy foods, the beans were the most consumed, followed by vegetables and/or vegetables and fresh fruits. Most of the participants consumed sweetened drinks, filled biscuits, sweets and treats, hamburger and/or sausages, instant noodles, packet chips and salty crackers. The results reinforce the need for more attention to the eating choices of adolescents to improve their eating habits.

 

 
Autores
 
Dra. Ana Cláudia Carvalho Moura
 
Especialista em Nutrição Clínica. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, Universidade Federal do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil
 
 
Dra. Naíza Carvalho Rodrigues Rodrigues
 
Nutricionista. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, Universidade Federal do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.
 
 
Dra. Shirley de Sousa Brito
 
Especialista em Gestão Ambiental. Licenciado em Ciências Biológicas. Nutricionista. Universidade Federal do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil
 
 
Profa. Dra. Cecilia Maria Resende Gonçalves de Carvalho
 
Doutora em Alimentos e Nutrição. Docente do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição e do Curso Bacharelado em Nutrição, Universidade Federal do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.
 
 
Profa. Dra. Clélia de Moura Fé Campos
 
Mestre em Alimentos e Nutrição. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição e docente do Curso de Bacharelado em Nutrição da Universidade Federal do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil
 
 
Profa. Dra. Ivone Freires de Oliveira Costa Nunes
 
Mestre em Ciências e Saúde. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição e Docente do Curso Bacharelado em Nutrição da Universidade Federal do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.
 
 
Profa. Dra. Martha Teresa Siqueira Marques Melo
 
Mestre em Ciências e Saúde. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição e Docente do Curso Bacharelado em Nutrição da Universidade Federal do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Abr/2018
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.