Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 320 artigos encontrados em Entrevistas
 
 
Zeaxantina e Luteína Reduzem Riscos de Degeneração Macular
 
1) O que é zeaxantina e luteína?
A Zeaxantina e Luteína são carotenóides presentes nas frutas e legumes amarelo-alaranjados e nos vegetais verde-escuros. O consumo desses carotenóides é essencial para a preservação da mácula ocular e evitar problemas de visão relacionados à velhice

2) Qual é a importância da alimentação rica em zeaxantina e luteína?
A alimentação rica em zeaxantina e luteína reduz as chances de doenças oftalmológicas como a catarata e a degeneração macular, males relacionados à idade e que levam à cegueira. De acordo com ele, pesquisas pós-mortem verificaram que as concentrações de Zeaxantina e Luteína na mácula dos olhos era menor nas pessoas que haviam sofrido degeneração macular quando comparadas àquelas que não a sofreram.

3) O que é a degeneração macular?
É uma doença ocular grave e causa a cegueira nas pessoas com mais de 65 anos. Por ser irreversível, sua prevenção, com o consumo desses carotenóides, é muito importante baseado em alguns estudos que verificaram os seus benefícios a partir de uma suplementação entre 5 – 6 mg diárias. Recentes pesquisas atestam, nas populações estudadas, a correlação inversa entre o consumo desses micronutrientes (baseados pela ingestão de espinafre e de couve) e a ocorrência de operações de cataratas.

Outros tipos de estudo, envolvendo a suplementação de luteína em cápsulas, em pacientes com inflamação de retina (retinite pigmentosa), revelou benefícios na acuidade visual. A zeaxantina e a luteína são essenciais para a preservação da mácula dos olhos, parte central da retina, região de maior acuidade visual, que possui cor amarelada justamente pela presença desses dois carotenóides. Além de prevenir a degeneração macular, eles possuem papel fundamental na proteção contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas.

4)A doença atinge grande número de pessoas no Brasil?
Dados recentes do Conselho Brasileiro de Oftalmologia estimam que aproximadamente 2,9 milhões de brasileiros, com mais de 65 anos de idade, apresentem casos de degeneração macular. Com o aumento da expectativa de vida, é natural que este número se eleve, daí a importância desses micronutrientes à saúde humana.

 

 
Autor
 
Prof. Dr. Franco Lajolo
 
Titular do Dep. de Alimentos e Nutrição Experimental da FCF/USP e Doutor em Ciências dos Alimentos.
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.