Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 103 artigos encontrados em Saúde pública
 
 
Avaliação das Condições Higiênico-Sanitárias em Pizzarias da Cidade de Fronteiras – PI
 
Evaluation of Hygienic-Sanitary Conditions in Pizzarias of The City of Fronteiras - PI

Palavras-chave: boas práticas de fabricação, controle de qualidade e lista de verificação.

Keywords: good manufacturing practices, quality control and checklist.

RESUMO

O presente estudo teve por objetivo avaliar as condições higiênicossanitárias de pizzarias em Fronteiras-Piauí. Tratou-se de uma pesquisa de campo exploratória, descritiva e transversal, com abordagem quantitativa. Para coleta de dados foi aplicado um check-list adaptado da RDC 275 de 21 de outubro de 2002, para avaliar as condições higiênicossanitárias de cada pizzaria. Quanto ao índice de adequação dos resultados obtidos, somente a pizzaria A foi classificada no grupo 2, enquanto que os demais foram classificados no grupo 3, representando número elevado de não conformidades. Portanto, nenhuma das pizzarias atenderam as normas preconizadas pela vigilância sanitária, que estabelece as condições higiênicas e sanitárias de estabelecimentos produtores de alimento.

ABSTRACT

The present study had as objective to evaluate the hygienic-sanitary conditions of pizzerias in Fronteiras-Piauí. Treatment of an exploratory field research, descriptive and transversal, with quantitative approach. For data collection, a checklist adapted from RDC 275 of October 21, 2002 was applied to evaluate the hygienic-sanitary conditions of each pizzeria. As for the adequacy index of the results obtained, only pizzeria A was classified in group 2, while the others were classified in group 3, representing the high number of nonconformities. Therefore, none of the pizzerias met as norms advocated by sanitary surveillance, which establishes as hygienic and sanitary conditions of food producing establishments.
 

 
Autores
 
Dayanne K.A.Brito; João Vitor S.Alves ; Maria Fátima F. Araújo
 
Discentes do curso Técnico em Nutrição e Dietética pelo Centro Estadual de Educação Profissional Francisco Alves de Sousa (Chico Abílio).
 
 
Dra. Floripys Ribeiro Bezerra
 
Especialista em Nutrição Esportiva/FUNESO, Pós-graduanda em Fitoterapia Aplicada à Nutrição pela Universidade Cândido Mendes, Graduada em Bacharelado em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí – UFPI.
 
 
Profa. Dra. Liejy Agnes S.R.Landim
 
Doutoranda em Alimentos e Nutrição/UFPI; Mestre em Alimentos e Nutrição/UFPI, docente TP do Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo eletrônico é um resumo. O artigo eletrônico em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição eletrônica de Jan/2018
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.