Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 1989 artigos encontrados em Notícias
 
 
O que comer antes e depois da atividade física?
 
Essa é uma dúvida bastante recorrente quando um indivíduo começa a frequentar uma academia. O que comer antes e depois do treino?
 
O objetivo de uma refeição antes do exercício é fazer com que o praticante de atividade física não se sinta fraco e tenha energia durante a atividade. O equilíbrio é o segredo, não é indicado o jejum, nem o estômago cheio. Nesses dois casos, pode ocorrer a diminuição do desempenho e problemas como indigestão.

O consumo de carboidratos em quantidades suficientes antes do exercício confere energia para a atividade, sem pesar no estômago.

É indicada a ingestão de frutas como laranja, banana, maçã e pera antes do exercício. Outra questão frequente é sobre o intervalo entre a refeição e o exercício. Esse tempo precisa ser suficiente para o alimento ser digerido e absorvido, evitando o desconforto gástrico e garantindo energia para os músculos. Uma alimentação fracionada e com horários adaptados à atividade física é importante para não faltar energia na hora do treino.

A ingestão proteica deve acontecer preferencialmente após o exercício, associado a uma fonte de carboidrato. Isso para garantir a regeneração e recuperação muscular. O consumo de alimentos proteicos, como ovo, carnes, leite e derivados são indicados após o treino. A suplementação de proteínas pode ser indicada em alguns casos quando a ingestão a partir de alimentos não estiver adequada. Sempre com orientação de um profissional.

Algumas pessoas têm o hábito de ficar sem se alimentar após a sessão de exercícios, acreditando que essa é a melhor forma para atingir o emagrecimento. Porém, a refeição pós-treino é uma das mais importantes do dia. É ela que auxiliará diretamente na recuperação rápida e eficiente, ajudando a atingir os objetivos da atividade física. Fica a sugestão de uma ingestão de carboidratos e proteínas após o exercício como pão integral com atum, carne magra com batatas ou mesmo macarrão integral, peito de frango com arroz e legumes. É muito importante a ingestão de água a qualquer momento do dia, antes, durante e depois dos exercícios. É importante se hidratar para o corpo manter a temperatura equilibrada.

Fonte
Dra. Aline de Andrade - Nutricionista pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, mestre em Ciências da Saúde na UFCSPA
 
 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.