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Alimentação balanceada é fundamental para maratonistas
 
O primeiro passo para uma boa corrida é dado meses antes da largada, pois além de um treino bem definido a dieta também precisa ser prescrita por um nutricionista, pois tão importante quanto pensar no seu condicionamento físico ao se preparar para uma corrida de rua, é dar uma atenção especial para a sua alimentação e hidratação do seu corpo antes de colocar seus tênis nas ruas.
 
Se o corpo não estiver sendo suprido com a quantidade de nutrientes suficientes, ele não responderá adequadamente aos treinos, sobretudo, os tão exigentes quanto os da maratona. Consumir quantidades equilibradas de carboidratos, proteínas e gorduras é, portanto, essencial. Essas quantidades devem ser calculadas por um nutricionista, pois são individuais e baseiam-se em diferentes critérios de avaliação.
 
O carboidrato é uma das principais fontes de energia rápida para o corpo. Como os níveis desse nutriente tendem a abaixar por conta da queima de energia ao longo da maratona, será necessário reabastecer seus estoques. Baratos e práticos, os famosos géis são boa opção. Porém, se consumidos de maneira errada, podem gerar um desconforto e colocar em risco os resultados de sua corrida, por isso, é aconselhado consultar seu nutricionista a respeito da ingestão desses alimentos.
 
Não se deve esquecer da água, pois exerce um papel fundamental na hidratação corporal e no controle térmico durante a prática de atividades físicas. É recomendado o consumo de 2 ou 3 litros de água por dia, entretanto, durante uma maratona, o consumo pode dobrar em função das perdas corporais

Dra. Nágila Raquel Damasceno - Presidente do departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp),

Dra. Valeria Arruda Machado - Diretora científica do departamento de Nutrição da Socesp
 
 
 
 
 

 
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