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Manteiga Ghee: opção saudável para substituir a tradicional manteiga
 
O ghee é mais uma alternativa de consumo entre as manteigas e creme vegetais, contém traços de lactose e proteína do leite, principalmente as confeccionadas em casa.

A procura por alimentos mais saudáveis cresce a cada dia e com isso surgem novas opções de iguarias. A manteiga ghee, por exemplo, vem se tornando um item indispensável no cardápio de pessoas adeptas a alimentação saudável e equilibrada. A ghee, mais conhecida como manteiga clarificada ou purificada é uma fonte de gordura láctea anidra obtida através do processo de aquecimento a 100° graus para remover o teor de água por ebulição e evaporação. Depois disso, ocorre à filtração dos sólidos (proteínas totais, principalmente, a caseína, gordura e lactose) de leite precipitados.

O processo de purificação ocorre para retirar os sólidos presentes na composição. A manteiga Ghee apresenta de 45% a 65% de gordura saturada e 32% de gordura monoinsaturada, além de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Na manteiga tradicional também encontramos a gordura saturada, água, proteínas, lactose e vitaminas lipossolúveis. A principal diferença entre as duas manteigas é que a ghee apresenta menos quantidade de lactose e de proteína do leite de vaca, mas, que também pode ser feita a partir do leite de búfala, e contém menos teor de sódio comparado com a manteiga tradicional. Os intolerantes à lactose não devem consumir o produto.

A manteiga ghee é fonte de gordura saturada e apresenta em torno de 100 kcal a cada 1 colher de sopa, o valor calórico é semelhante a manteiga tradicional. No processo de clarificação, por exemplo, é retirado somente água e uma pequena quantidade de lactose e proteína, porém a quantidade de gordura permanece da mesma forma. A recomendação de consumo é de até 7% do total de calorias diárias.

A ghee contém vitaminas A e E que são potentes antioxidantes para combater os radicais livres. Além disso, não possui glúten na formulação. Outra função da vitamina A é melhorar a acuidade visual. Alguns estudos realizados afirmam que a manteiga ghee apresenta a composição de ácidos graxos saturados, monoinsaturados, poli-insaturados e colesterol similares ao da manteiga tradicional.

Os ácidos graxos saturados se relacionam a elevação do colesterol e triglicérides que aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Já os ácidos graxos insaturados apresentam ‘papel protetor’. A manteiga ghee é apenas mais uma alternativa saudável por apresentar menor teor de alguns nutrientes e sódio. Esse alimento também pode ser utilizado em preparações de doces ou salgados.

Fonte
Profa. Patrícia Cruz - Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), faz parte do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). É especialista sobre nutrição e transtornos alimentares, adulto e infantil, atua como Personal Diet e é palestrante em cursos de pós-graduação.
 
 
 
 
 

 
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