Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 151 artigos encontrados em Food Service
 
 
Avaliação das Práticas a Favor da Sustentabilidade em Unidades de Alimentação e Nutrição
 
Evaluation of Sustainability Practices in Food Service

Palavras-chaves: Restaurantes, Desenvolvimento Sustentável, Conservação de Recursos Naturais
Keywords: Restaurants, Sustainable Development, Natural Resources Conservation

RESUMO
 
O estudo avaliou práticas sustentáveis em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do tipo self-service, a partir de um questionário semi-estruturado, com 53 itens. O percentual de adequação do checklist de sustentabilidade para a UAN A foi de 49,0% e para UAN B 40,8%. Na UAN A as práticas de sustentabilidade estavam relacionadas, principalmente, com a “redução de resíduos e reciclagem” e com a “eficiência de energia”. Já na UAN B estas práticas relacionavam-se ao “descarte de lixos e produtos químicos” e com os “descartáveis”. As ações menos realizadas nas UAN relacionavam-se à “eficiência da água” e a “matéria-prima alimentar”. Há várias ações das UAN a favor da sustentabilidade, as quais podem relacionar-se com as características de cada unidade. Contudo, em ambas as unidades as práticas sustentáveis precisam ser aprimoradas.

Abstract:

This research evaluated sustainability practices in self-service restaurant, using a semi-structure questionnaire, with 53 items. The checklist adequacy percentage for sustainability practices was 49.0% in Restaurant A, and 40.8% in Restaurant B. In Restaurant A the sustainability practices were mainly related to “waste reduction and recycling” and “energy efficiency”. In Restaurant B the practices were “chemical and pollution reduction” and “disposables”. The less accomplished actions were “water efficiency” and “sustainable foods”. The results indicate that there are many actions in favor of sustainability, according to the characteristics of each place. However, in both food services sustainability practices need to be improved.

Recebido     20/12/2016    Aprovado 30/5/2017
 

 
Autores
 
Dra. Fabiane Bochniak
 
Nutricionista graduada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.
 
 
Dra. Gabriela Datsch Bennemann
 
Nutricionista. Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Departamento de Nutrição da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).
 
 
Dra. Jordana Nayara Zandonai de Freitas
 
Nutricionista graduada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.
 
 
Dra. Liege Regina Akemi Kanematsu
 
Nutricionista graduada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina.
 
 
Profa. Dra. Caroline Opolski Medeiros
 
Nutricionista. Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas. Docente da Universidade Federal do Paraná.
 
 
Profa. Dra. Clorine Borba Zanlourensi
 
Nutricionista. Especialista em Docência no Ensino Superior. Docente na Faculdade Campo Real.
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Ago/2017
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.