Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 385 artigos encontrados em Entrevistas
 
 
13 mitos e verdades sobre treinos na academia
 

1)O exercício só dá resultado se sentirmos dor depois?
Mito. Quando você treina e fica com dor muscular forte, intensa ou mesmo insuportável, isto significa que o treino foi mal planejado e você exagerou e foi além do que o seu corpo pode e necessita no momento. Sentir a musculatura cansada depois do treino é bom, mas não poder se movimentar no dia seguinte e necessitar de remédio significa que houve exagero.

2)O apetite aumente com a prática do treino?
Verdade. O bom é que isso também melhora a sua consciência de cuidar da saúde e com isso você seleciona comidas mais saudáveis, naturais e menos calóricas e aprende a comer com consciência e responsabilidade. Quem segue uma vida mais saudável deixa as guloseimas para os finais de semana sem sofrer, reduz o sódio, corta os salgados, refrigerantes e as frituras da alimentação. E, para quem não é radical, no mínimo ajuda a diminuir as quantidades. Só não esqueça que os benefícios são proporcionais ao investimento que você faz no dia a dia. Não precisa radicalizar, apenas tenha bom senso e persevere que o resultado vem.

3)Treinar em jejum emagrece?
Mito. Em jejum você corre o risco de passar mal e desmaiar porque a sua glicemia pode cair. E você, com certeza, vai usar a sua massa muscular (músculo) para gerar a energia que necessita para sustentar a atividade física seja ela qual for. Quando ficamos longos períodos sem comer e o corpo precisa de energia e, neste momento, não tendo disponível, ele metaboliza o músculo para disponibilizar a energia necessária para a nossa atividade de trabalho e ginástica. Isto ocorre devido ao longo jejum e, ao contrário do que se pensa, a gordura muscular acumulada é o último substrato energético que metabolizamos para utilizar como energia. Faça de 5 a 6 refeições ao dia de forma equilibrada e com alimentos leves e de fácil digestão.
4)Antes da atividade física é preciso comer uma fonte de carboidrato. Senão, o corpo queima massa muscular em vez de gordura?
Verdade. Se você mantém uma alimentação equilibrada e come de 3 em 3 horas sempre tem energia disponível para o corpo usar na atividade física. Se você fica sem comer por horas e está sem comer a mais de 5 horas, então, é bom comer algo leve, sim, para ter energia no treino e não usar o seu músculo como fonte de energia.

5)Quem malha muito e para de repente pode ver tudo despencar?
Mito. Vai perder na proporção que ganhou e não em uma semana ou dois dias. Ou seja, se você malhou duro por anos, fez um investimento sólido na saúde, mas, parou de repente, vai perder aos poucos devido à falta de estímulo do exercício nos músculos. Minha dica é não parar a atividade por mais de duas semanas. É possível manter o básico duas vezes por semana ou mudar de atividade se você cansou da sua. Quem malha por anos precisa variar a sua atividade até para ter novos desafios e aprender novas modalidades. Nunca esqueça que exercício te mantém saudável, sem dores, encurtamentos e lesões por toda vida e isto é um investimento em longo prazo na sua saúde e qualidade de vida.

6)Nosso corpo queima mais gorduras depois de 30 minutos de exercício?
Verdade. No momento que começamos uma atividade física, seja ela qual for, já estamos gastando energia, mas, por volta de 30 minutos já gastamos uma quantidade maior do que quando iniciamos. Se aumentamos a intensidade, a frequência ou a duração vamos gastar mais energia. Minha dica é praticar atividade física no mínimo duas vezes na semana ou, se possível, de três a quatro vezes para um efeito melhor no emagrecimento.

7)Quando bebemos água gelada durante o treino gastamos mais calorias.
Mito. O corpo tem que aquecer a água dentro do organismo e para isto gasta mais calorias sim. No entanto, isso não é um gasto considerado importante no emagrecimento. Beba água gelada durante o treino para se hidratar, mas pegue firme na malhação que o resultado aparece.

8)Alongamento depois da musculação pode favorecer a incidência de lesões?
Verdade. Depois do treino, nosso corpo está com as fibras tensionadas e o alongamento excessivo pode causar pequenas lesões nas fibras musculares. Após a musculação, o alongamento deve ser leve para relaxar a musculatura trabalhada. Dica: para um treino forte de flexibilidade, recomendo que se faça sempre a sessão de flexibilidade em dias alterados com a musculação.

9)Tomar um banho gelado após a musculação pode favorecer o ganho muscular?
Mito. Banhos gelados não favorecem o ganho de massa muscular. Eles apenas relaxam a musculatura trabalhada após o treino. Só se ganha massa muscular treinando certo, comendo certo ou usando anabólicos que são proibidos para venda e não recomendados para a saúde, pois possuem muitos efeitos colaterais e riscos para a saúde. Faça um acompanhamento nutricional para ter uma dieta correta e procure um profissional formado para orientar o treino e, claro, mantenha o banho gelado pós-treino para relaxar.

10)Treinar de manhã traz melhores resultados do que no período da noite?
Mito. Embora pela manhã você esteja descansado, nem todas as pessoas possuem um bom rendimento no treino neste horário. Se você acorda bem disposto e o seu treino rende seguramente este é o melhor horário para você treinar. Muitas pessoas sentem mais energia para treinar à tarde e outras à noite. Descobrir o seu biorritmo é parte essencial de um programa de treino eficiente e de sucesso. Dica: O melhor horário é sempre aquele em que você está mais bem disposto.

11)Depois dos 35 anos é mais difícil ter resultados com a malhação?
Verdade. "Depois dos 35 anos, nosso metabolismo tende a ficar mais lento e emagrecemos mais devagar. Entretanto, algumas pessoas possuem um ótimo metabolismo mesmo após os 35 anos e emagrecem bem aos 40, 50 e até 60 anos. Mantenha o seu peso sob controle. Sempre uma boa ideia é ter um peso limite, ao chegar nele faça um controle alimentar para retornar ao seu peso normal. Isto evita o efeito sanfona principalmente após as férias e feriados quando comemos um pouco mais do que o normal.

12)Combinar exercícios aeróbicos e anaeróbios é a melhor forma de emagrecer?
Verdade. Esta combinação favorece um emagrecimento maior e melhora muito o condicionamento físico. Para fazer este tipo de treino, é bom ter um profissional formado para dosar a intensidade, duração e a frequência do treino, pois isso evita riscos desnecessários a sua saúde.

13)Musculação com pouco peso e várias repetições ajuda a emagrecer?. O contrário só propicia ganho de massa muscular?
Verdade. A musculação com pouco peso sozinha não é o suficiente para um programa efetivo de emagrecimento, mas ajuda se aliado a um programa aeróbico. Já a musculação com muita carga é essencial para o ganho de massa muscular. Faça sempre um programa completo de exercícios localizados e aeróbios, pois nosso corpo necessita de força e resistência para um correto equilíbrio.

 

 
Autor
 
Iva Bittencourt
 
Especialista em “Fisiologia do Exercício”, “Treinamento de Força” e “personal trainer, é consultora, palestrante, apresentadora e ministra cursos de atualização profissional para professores, estudantes de educação física e profissionais da saúde. Realiza palestras motivacionais e apresenta o programa ginasticando com as estrelas na Tv Cinec. Com mais de 20 anos de experiência profissional como personal trainer fez vídeos super práticos. Premiada como mulher do ano na área esportiva em 2014.
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.