Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 94 artigos encontrados em Saúde pública
 
 
Análise Microbiológica de Leite Cru Comercializado Informalmente no Município de Caxias, Maranhão.
 
Microbiological Analysis of Raw Milk Marketed Informally in the City of Caxias, Maranhão.

Palavras - chave: leite, comercialização, microbiologia
Keywords: milk, marketing, microbiology

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi avaliar a qualidade microbiológica do leite bovino cru comercializado informalmente no município de Caxias-Maranhão. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa de caráter exploratória, descritiva e transversal, de natureza aplicada e de procedimentos experimental. Foram realizadas análises microbiológicas, para determinação do número mais provável (NMP) de coliformes em 15 amostras de leite bovino cru comercializado no município de Caxias-MA. Dos resultados obtidos 53,3% (n=8) das amostras de leite cru encontram-se contaminadas por Coliformes Totais e Termotolerantes, encontrando se em desacordo com os padrões estabelecidos pela legislação que vigora, tais achados evidenciam a precariedade higiênica do leite comercializado, onde os órgãos de vigilância sanitária devem ter maior atenção e rigidez na fiscalização desse comércio informal.

ABSTRACT

The aim of this study was to evaluate the microbiological quality of raw cow milk marketed informally in the city of Caxias, Maranhão. This was a survey with quantitative approach exploratory, descriptive and cross-sectional nature of applied and experimental procedures. Microbiological analyzes were performed to determine the most probable number (MPN) of coliforms in 15 samples of raw cow's milk sold in the city of Caxias-MA. The results obtained 53.3% (n = 8) of the raw milk samples are contaminated by Total Coliforms and thermotolerant, finding himself at odds with the standards established by legislation in force, these findings highlight the precariousness of hygienic milk marketed, where health authorities should have greater attention and stiffness in the supervision of this informal trade.

Recebido – 6/6/2016        Aprovado – 29/9/2016
 

 
Autores
 
Dra. Lucilene de Menezes Sá
 
Graduada em Nutrição pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA. Graduanda em Ciências Biológicas-CESC/UEMA.
 
 
Dra. Valquiria Batista Veras
 
Graduada em Nutrição pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA
 
 
Profa. Dra. Ana Paula de Melo Simplicio
 
Nutricionista - Mestre em Alimentos e Nutrição/UFPI, docente TP do Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão
 
 
Profa. Dra. Magnólia de Jesus Sousa Magalhães
 
Mestre em Genética e Toxicologia aplicada em Saúde, Especialista em Nutrição Clínica, Especialista em Administração em Serviços e Saúde, docente do Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
 
 
Profa. Dra. Rosana Martins Carneiro
 
Nutricionista, Mestre em Alimentos e Nutrição, Docente do Curso de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí – IFPI.
 
 
Profa. Fernanda de Oliveira Gomes
 
Tecnóloga em Alimentos (IFPI) - Mestre em Alimentos e Nutrição/UFPI e Especialista em Controle de Qualidade de Alimentos /IFPI, docente TP do Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
 
 
Profa. Layane Ribeiro de Araújo Leal
 
Tecnóloga em Alimentos, Especialista em Controle de Qualidade de Alimentos, Mestre em Alimentos e Nutrição, Docente do Curso de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí – IFPI.
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo eletrônico é um resumo. O artigo eletrônico em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição eletrônica de Nov/2016
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.