Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 384 artigos encontrados em Entrevistas
 
 
Chef Loïc Malfait, Diretor Acadêmico do Le Cordon Bleu Londres
 

Chef Loic juntou-se ao Le Cordon Bleu Londres em 2006, trazendo anos de experiência trabalhando para vários estabelecimentos notáveis. Em 2009 foi promovido a Diretor Acadêmico, adquirindo responsabilidade sobre os cursos oferecidos e também sobre os chefes professores.

Gostaríamos de desejar as boas-vindas ao Chef Loic que apresentará no Mega Evento Nutrição 2016 uma variedade de demonstrações culinárias interativas, usando produtos locais, com foco em nutrição e tendências alimentícias.

Temos 5 questões para o Chef Loic, com o intuito de descobrir um pouco mais sobre sua paixão por culinária.

1) Como você percebeu que gostaria de se tornar um Chef?
Eu acredito que desde os 8 anos meus pais tinham um restaurante. Minha mãe era a responsável pela cozinha e eu amava o cheiro que vinha de lá e, em vez de brincar com carrinhos e trens elétricos eu brincava na cozinha, fingindo estar em um food truck, preparando e vendendo comida.

2) Qual a habilidade mais difícil para um estudante dominar?
Os estudantes devem primeiro adquirir confiança com as facas e técnicas ensinadas pelo Le Cordon Bleu, a habilidade de entender os ingredientes crus, desde a preparação até o estágio de cozimento e o resultado final, pois nós sempre temos de nos adaptar aos ingredientes e não o contrário. 

E, por último porém não menos importante, ‘’a educação ao paladar’’. Temos mais de 60 nacionalidades, culturas e origens, assim como é de se imaginar não é fácil para alguém que vem, por exemplo, do Norte da China e nunca provou doces ou comidas europeias! Assim como eu disse antes, ensinamos técnicas culinárias que chegam a atingir as técnicas de degustação e memorização. Pois como todos sabem  "comida é memoria".

3) Quando os estudantes se formam, que carreira você espera que eles sigam?
A maioria dos estudantes escolhem diferentes segmentos para seguir dentro da indústria de alimentos e bebidas, desde chefes de cozinha ou confeitaria, chefes de desenvolvimento, donos de restaurantes ou padarias, ou até mesmo escritores ou jornalistas de culinária.

4) Quais devem ser os cuidados ao escolher uma dieta de emagrecimento?
A nossa recompensa é quando os alunos se formam na escola, mas o mais importante é quando os mesmos utilizam as técnicas adquiridas durante os estudos para construir uma carreira.  E também quando recebemos um retorno positivo de restaurantes e hotéis sobre a qualidade do trabalho entregue pelos estudantes, nos sentimos muito orgulhosos.

 " Deixe sua imaginação controlar suas mãos, deixe sua mão criar sua imaginação e, você verá, se surpreenderá com você mesmo."

5) Como você vê a evolução gastronômica no mundo?
Infelizmente, com a necessidade constante de produção em grande escala e lucratividade, a qualidade dos alimentos esta se deteriorando. Entretanto, apaixonados por comida brigam contra esse mercado, ao entender de onde os alimentos vem, como são produzidos, processados e a ação dos mesmos em nosso corpo. Esta é a razão de termos cada vez mais pessoas apaixonadas por comida, chefes profissionais e chefes de desenvolvimento, levando a sério o conhecimento sobre nutrição. 

Acredito que as pessoas no geral estão tendo maior consciência sobre saúde, mas mesmo assim devemos ser cautelosos com o que é dito sobre o assunto. Nutrição não é somente comer feijões, nozes e comidas com pouca quantidade de gordura. Seria muito fácil se fosse somente necessário comprar comida com baixa quantidade de gordura. Nutrição é sobre o equilíbrio das refeições e pratos consumidos. Tenho certeza de que uma dieta balanceada e nutritiva pode ser facilmente incorporada em um almoco ou jantar refinado. Isto pode ser alcançado, utilizando o conhecimento culinário e as técnicas culinárias corretas.

hef Loïc Malfaits,  Diretor Acadêmico do Le Cordon Bleu Londres

 

 
Autor
 
Chef Loïc Malfait
 
Culinary Academic Director Le Cordon Bleu London
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.