Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 

 385 artigos encontrados em Entrevistas
 
 
Um alerta para as mulheres no Dia Mundial da Saúde
 
1) Que reflexões a mulher deve fazer no dia mundial da saúde?
Ao trabalhar fora de casa, a mulher assumiu duplo emprego e, na maioria das vezes, a casa continua sendo tocada por ela. Os reflexos desse esforço para desempenhar dupla função começam a aparecer na saúde. A jornada dupla (casa/trabalho), o estresse, o aumento significativo do fumo, o sedentarismo e os maus hábitos alimentares entre o sexo feminino fizeram crescer os números de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, entre outras enfermidades.

2) O câncer está aumentando na população feminina?
Os números não enganam. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama avança de forma assustadora entre as brasileiras. Cerca de 49 mil novos estão previstos para o ano de 2005, e cerca de 10 mil mulheres deverão morrer vítimas da doença. O mais grave é que, em geral, 50% dos casos são diagnosticados em estágios III e IV, quando o índice de cura é baixo e a mutilação quase sempre necessária.

3)Qual é a principal causa de morte entre as mulheres?
o acidente vascular cerebral é hoje a principal causa de morte entre as mulheres hipertensas do país e esse problema tem sido creditado ao estresse, fumo, obesidade e à dupla jornada de trabalho feminina. O aumento crescente destas doenças está relacionado também à menopausa. Antes dos 45 anos, as mulheres tem uma vantagem significativa em relação aos homens no que se refere às doenças cardiovasculares, mas depois dessa idade, quando a produção de estrogênio começa a diminuir significantemente, essa vantagem não existe mais. É nessa fase da vida que o índice de doenças cardiovasculares entre as mulheres chega a superar a ocorrência em homens.

4) Como a mulher pode lutar contra estas doenças:
A maior arma que as mulheres dispõem para lutar contra essas armadilhas que ameaçam sua saúde chama-se prevenção, e isso muitas vezes, envolve mudança de estilo de vida. Bons hábitos alimentares, eliminação do fumo e excesso de bebidas alcoólicas e o estabelecimento de um programa de vida equilibrado, sem correrias ou mau humor e com exercícios físicos regulares são os passos mais importantes para garantir o bem-estar e a saúde das mulheres.

A grande novidade da ciência está na descoberta de que substâncias encontradas em alguns alimentos são capazes de melhorar a performance mental e física, retardar o processo de envelhecimento, aumentar a resistência imunológica e auxiliar na perda de peso, além de reduzir o risco de certas doenças. São os chamados alimentos funcionais.

Para as mulheres a notícia é melhor ainda, pois um número cada vez maior de estudos está comprovando a eficácia de certos hormônios naturais extraídos de plantas, especialmente da soja (fitoestrógenos), que apresentam os mesmos efeitos benéficos dos estrógenos utilizados em terapias de reposição hormonal e que tem a capacidade de aliviar sintomas da menopausa como ondas de calor e reduzir o risco de doenças como a osteoporose e as cardiovasculares, sem causar nenhum efeito colateral e sem nenhuma contra indicação.

5) Que mensagem deve ficar para este dia?
Cuidar da saúde é para a mulher algo que deve ser lembrado diariamente, sobretudo durante as refeições, uma vez que vários alimentos podem contribuir para retardar ou prevenir muitas doenças. Assim como a maioria das mulheres, também enfrento uma jornada dupla de trabalho, e não acho justo que os direitos conquistados pelo sexo feminino sejam pagos com a saúde. Precisamos ter qualidade de vida para que possamos usufruir tudo o que conquistamos.

É por isso que nesse dia Mundial da Saúde Jocelem convoca todas as mulheres a pensar e discutir sobre o assunto, para que nossas mães, irmãs, tias, avós... possam viver mais felizes, bonitas e de bem com a vida, sem abrir mão da vida moderna. Comer de forma correta é bem mais simples que deixar de fumar, por exemplo, e os benefícios que a alimentação adequada pode trazer são muito superiores aos efeitos de qualquer medicamento e de qualquer outra prática de vida. Aprender a comer bem custa pouco e resulta em grandes benefícios. É isso venho ensinando, e é esta aula que estou propondo que se espalhe por todo o país.

 

 
Autor
 
Prof. Dra. Jocelem Salgado
Professora Titular de Nutrição do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ/USP, Piracicaba. Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF).

 
Os autores estão em ordem alfabética.
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.