Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 1990 artigos encontrados em Notícias
 
 
Profissionais que trocam o horário de trabalho do dia para a noite têm o dobro de chances de engordar mais do que 5 kg
 
Pesquisadores também encontraram tendência de aumento do IMC.

Ao analisar dois inquéritos realizados com profissionais de enfermagem, pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) identificaram que mudanças no turno de trabalho, especificamente passar do período diurno para o noturno, parece influenciar o peso e o índice de massa corporal (IMC) dos trabalhadores. A pesquisa ainda será publicada no Chronobiology international: The Journal of Biological and Medical Rhythm Research.

Segundo o artigo “Weight gain and body mass index following change from daytime to night shift - a panel study with nursing professionals”, os inquéritos analisados somavam 372 profissionais de enfermagem e as pesquisas foram realizadas com um intervalo de sete anos. Peso e IMC foram avaliados em participantes que não tiveram mudanças no horário de trabalho, em sujeitos que passaram do turno diurno para o noturno e em trabalhadores que mudaram da noite para o dia.

“Os participantes que mudaram do dia para a noite apresentaram um aumento de cerca de duas vezes na probabilidade de ganho de peso superior a 5 kg e aumento na categoria de IMC”, afirmam os pesquisadores no artigo.
 

Fonte
Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)
 
 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.