Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 131 artigos encontrados em Nutrição Hospitalar
 
 
Avaliação do Índice de Resto-Ingestão de uma Unidade de Alimentação e Nutrição em um Hospital Oncológico do Município de Cascavel/PR
 

Evaluation of the Rest-Ingestion Index of a Food and Nutrition Unit in a Cancer Hospital at Cascavel, PR, Brazil


Palavras-chave - alimentação coletiva, alimentos, câncer.
Keywords - collective feeding, food, neoplasms.

RESUMO

O baixo consumo alimentar do paciente com câncer é multifatorial, estando relacionado à própria doença, tratamento e anorexia. As refeições consumidas em hospitais comumente são avaliadas de maneira negativa. Prioriza-se a terapêutica sem ser levado em consideração o apelo sensorial, muitas vezes indispensável para o consumo de alimentos. Este trabalho objetiva avaliar o índice de resto-ingestão das refeições do almoço em uma unidade de alimentação e nutrição de um hospital oncológico. O estudo foi realizado em uma ala do hospital totalizando 54 leitos. A avaliação do Índice de rejeito (IR) teve como meta a análise das dietas livre, pastosa e leve em um período de 14 dias da refeição do almoço. Os resultados demonstraram que o índice de resto-ingestão estavam acima do recomendado para todas as dietas estudadas, isto é, acima de 20% do total oferecido.


ABSTRACT
The low patient alimentary consumption with cancer is multifactorial, being related to the disease itself, treatment and anorexia. Meals consumed in the hospitals are usually evaluated negatively. The temperature is prioritized without taken into sensory appeal considerations, often indispensable for the food consumption. The objective of this study is to evaluate the rest-ingestion index of lunch meals at a food and nutrition unit of a cancer hospital. The study was conducted in a hospital wing totaling 54 beds. The evaluation of the tailings index (TI) had the goal of analyzing the free diets, pasty and light in a period of 14 days from the lunch meal. The results showed that the rest- ingestion index were higher than recommended for all diets studied, consequently, above 20% of the total offered.

Recebido – 13/8/2015  aprovado – 20/10/2015

 

 
Autores
 
Caroline Morosini
 
Acadêmica do curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Realeza, PR, Brasil.
 
 
Leidiane Josi Budel
 
Acadêmica do curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Realeza, PR, Brasil.
 
 
Profa. Dra. Elis Carolina de Souza Fatel
 
Docente do Curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul, mestre em ciências da saúde pelo Universidade Federal de Londrina (UEL) e doutoranda em ciências da saúde pela mesma Universidade.
 
 
Profa. Dra. Raquel Goreti Eckert
 
Doutoranda em Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Docente do curso de Gastronomia na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel (UNIVEL), Cascavel, PR, Brasil.
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição dez/2015
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.