Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 1989 artigos encontrados em Notícias
 
 
Estudo mostra baixo consumo de frutas, verduras e legumes entre idosos
 
Sabe-se que o consumo adequado de frutas, verduras e legumes durante a vida adulta é associado a menor probabilidade de doenças crônicas. Segundo estudo publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva, os fatores associados ao consumo entre adultos idosos são bastante complexos. Nesse sentido, eles investigaram a questão.

O estudo contou com a participação de 416 moradores de Goiânia. Os resultados mostram que menos de 17% consumiam diariamente frutas, verduras e legumes. Os autores explicam que essa é uma realidade em todo o pais, onde, embora exista grande oferta e diversidade de frutas e hortaliças, nota-se uma baixa ingestão desses alimentos, muito aquém das recomendações da Organização Mundial de Saúde.

O aumento da escolaridade foi associado significativamente com o consumo de frutas, verduras e legumes, resultado semelhante ao de outros estudos, explica o trabalho. Além disso, a pesquisa identificou maior consumo de frutas, verduras e legumes em classes sociais mais altas. “No estudo “World Health Survey” (WHS), conduzido pela OMS em outros 33 países, verificou-se que consumo de frutas e vegetais era diretamente proporcional à renda. Assim, pode-se ressaltar que o maior nível de informação, ou seja, maior escolaridade e o melhor poder aquisitivo são relevantes para a determinação do consumo de frutas, verduras e legumes”, diz o texto do artigo “Baixo consumo de frutas, verduras e legumes: fatores associados em idosos em capital no Centro-Oeste do Brasil”.

O trabalho também verificou associação significativa entre a prática de atividade física no lazer, uso de adoçantes dietéticos e consumo de frutas, verduras e legumes. O estudo explica que esses idosos possuem maior preocupação com a saúde e controle de peso, logo apresentam hábitos mais saudáveis, como o regular consumo de frutas, verduras e legumes, redução de açúcar pelo uso de adoçantes e prática de atividade física.

Fonte
Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)
 
 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.