Palavras-chave - Kefir, bem-estar, probióticos.
Keywords - Kefir, welfare, probiotics.
RESUMO: O kefir são grãos formados por microrganismos vivos probióticos que tem a função de melhorar a microbiota do organismo assim regulando-o e prevenindo-o de doenças. Observando atualmente a grande necessidade das pessoas de obter uma alimentação saudável sem deixar de lado o gosto de saborear produtos com aspectos sensoriais de qualidade, percebe-se a necessidade de desenvolver produtos usuais como o pão que grande parte da população consome, porém diferenciados para que mesmo optando por produtos saudáveis o consumidor não deixe de ter opções no mercado, garantindo assim mais qualidade de vida. Foi desenvolvido um pão integral fermentado a partir de kefir e enriquecido com farinha de soja preta, o qual foi submetido à análise sensorial a fim de analisar a aceitação do consumidor se comercializado. Os resultados foram positivos considerando que a maior porcentagem dos participantes gostou de alguma forma do produto. Sendo assim seria um produto além de benéfico, de fácil aceitação podendo ser comercializado futuramente.
ABSTRACT: Kefir grains are formed by living probiotic microorganisms whose function is to improve the microbiota of the body thereby regulating it and preventing it from diseases. Currently observing the great need for people to get a healthy diet without giving up the taste to taste products with sensory quality aspects, we see the need to develop unusual products like bread that much of the population consumes but differentiated so that even opting for healthier products the consumer does not have options on the market, thus ensuring better quality of life. A fermented bread from kefir and enriched with black soy flour, which was submitted to sensory analysis to examine consumer acceptance is marketed was developed. The results were positive considering that the highest percentage of participants likes somehow the product. So would a product as well as beneficial, easily accepted and can be marketed in the future.
Recebido – 21/7/2015 31/7/2015