Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 



 131 artigos encontrados em Nutrição Hospitalar
 
 
Dietoterapia em Pacientes Hospitalizados com Úlcera de Pressão: Uma Revisão
 
Diet Therapy in Patients Hospitalized with Pressure Ulcer: A Review

Palavras-chave: úlceras, dietoterapia, iatrogenia, enfermagem, nutrição.

Keywords: Ulcers, Diet Therapy, Iatrogeny, Nursing, Nutrition.

Resumo:

Úlceras de Pressão (UP) é uma manifestação clínica da destruição tecidual localizada, classificada em 4 graus de acordo com o comprometimento da parede tissular, podendo ocorrer em qualquer área do corpo, tanto em idosos quanto em crianças. A UP pode ser considerada uma manifestação frequente em pacientes internados em UTIs, em decorrência de sua instabilidade hemodinâmica. O impacto deste problema na saúde coletiva é alarmante e torna a mudança de paradigmas nas políticas de atendimento imprescindível, mediante a implementação de Programas voltados à prevenção das lesões de pele e de suas complicações, visando à aplicação de protocolos e de ações preventivas, com base na avaliação criteriosa para identificação dos fatores de risco e implementação de medidas para o seu monitoramento e controle. Assim, este teve estudo teve como objetivo realizar uma revisão na literatura sobre este problema em pacientes hospitalizados.

ABSTRACT:

Pressure ulcers (PU) is a clinical manifestation of localized tissue destruction, classified into four grades according to commitment wall tissue and can occur in any area of the body in both elderly and in children. The UP can be considered a frequent manifestation in patients hospitalized in ICU´s, due to their hemodynamic instability. The impact of this problem in public health is alarming and makes changing paradigms in essential service policies, through the implementation of programs aimed at the prevention of skin lesions and their complications, targeting the application of protocols and preventive actions with based on careful assessment to identify the risk factors and implementation of measures for its control and monitoring. Thus, this study was aimed to conduct a review of the literature about this problem in hospitalized patients.

Recebido 21/10/2013        aprovado 12/2/2014
 

 
Autores
 
Dra. Mônica Cristina Lopes do Carmo
Mestranda em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo da Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP, formada na UFV- Universidade Federal de Viçosa.
Profa. Dra. Carla de Oliveira Barbosa Rosa
Nutricionista, Mestre em Ciência dos Alimentos e Doutora em Bioquímica Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa; Professora Titular e Coordenadora do Curso de Nutrição do Centro Universitário Newton Paiva.
Profa. Dra. Juliana da Silveira Gonçalves
Nutricionista. Doutora em Ciências da Saúde pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Especialista em Nutrição Clínica pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Especialização em Nutrição Clínica pelo CBES e em Fitoterapia pela Universidade de Léon da Espanha. Docente convidada em cursos pós-graduação, aperfeiçoamento e extensão em diferentes instituições de ensino no Brasil. Autora do Manual de Atendimento em Nutrição Estética 2ª ed (IPGS).

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo eletrônico é um resumo. O artigo eletrônico em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição eletrônica de Mar/2014
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.