Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 


 167 artigos encontrados em Matéria da capa
 
 
Avanços Nutricionais no Tratamento da Obesidade na Infância e na Adolescência
 

Palavras-chave: Adolescência, infância, dieta, obesidade.

keywords: Adolescence, childhood, diet, obesity.

Resumo         

A obesidade é o transtorno nutricional mais frequente durante a infância e a adolescência, e uns dos principais pilares do tratamento são as mudanças de hábitos alimentares. Neste sentido, o objetivo do artigo foi identificar os avanços no tratamento dietético da obesidade pediátrica. Em geral, tem sido investigado o impacto de dietas de diferentes composições de energia e macronutrientes na redução do peso, mas ainda não há evidência suficiente sobre a efetividade desses tipos de alterações. Quanto aos micronutrientes, comumente nota-se deficiências entre obesos, denotando a necessidade de monitoramento durante o tratamento, tendo em vista suas participações no controle de peso e melhora de riscos cardiovasculares. Independente da mudança alimentar proposta, torna-se relevante considerar as diferentes fases de aprendizagem e as especificidades individuais para o aconselhamento dietético. Adicionalmente, o envolvimento dos pais é crucial, e a entrevista motivacional tem sido apontada como uma técnica promissora para a modificação dietética.

Abstract

Obesity is the most common nutritional disorder during childhood and adolescence and one of the mainstays of treatment are changes in eating habits. In this sense, the objective of this study was to identify the advances in dietary treatment of pediatric obesity. In general, it has been investigated the impact of diets of different compositions of energy and macronutrients in reducing weight, but still there is insufficient evidence on the effectiveness of these changes. The micronutrients, commonly is noted disabilities among obese, emphasizing the need to monitor during treatment, in view of their participation in weight control and improves cardiovascular risk. Regardless of dietary change proposal, it becomes important to consider the different stages of learning and the specific individual dietary advice. Additionally, parental involvement is crucial and motivational interviewing has been identified as a promising technique for dietary modification.

Recebido 5/5/2013 aprovado 25/5/2013

 

 
Autores
 
Dra. Ariene Silva do Carmo
Nutricionista. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição.
Profa. Dra. Luana Caroline dos Santos
Nutricionista, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professora da Graduação em Nutrição e da Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da UFMG. Grupo de Intervenções em Nutrição (GIN) da UFMG.

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mai/Jun/2013
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.