Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 29 artigos encontrados em Nutrição e Ecologia
 
 
Manejo de Resíduos Gerados no Pré- preparo e Sobras do Almoço em Restaurantes Comerciais
 

Waste Management Generated on Pre-preparation and Leftover of the Lunch in Restaurants Commercial

Palavras- Chave: serviços de alimentação, resíduos sólidos, contaminação de alimentos, meio ambiente.

keywords: food services, solid wastes, food contamination, environment.

Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a origem dos resíduos gerados em restaurantes comerciais durante o pré- preparo do almoço, quantificando-os e qualificando-os em lixo orgânico ou inorgânico, e a forma de manejo dos mesmos. O estudo foi realizado em três restaurantes comerciais por peso da cidade de Goiânia- GO. Observou-se alta prevalência de resíduos orgânicos e que os restaurantes analisados não dispunham de uma área específica para o armazenamento de resíduos. Isto gerou um acúmulo na área de produção, onde também não há um controle do fluxo de gêneros, contribuindo para uma possível contaminação dos alimentos prontos para o consumo. Conclui-se que os estabelecimentos não realizam o gerenciamento adequado dos resíduos, sendo necessária a elaboração de planos de ação para redução da gênese destes e que propiciem um manejo de forma adequada e satisfatória.

Abstract
This study aimed to evaluate the source of waste generated in commercial restaurants during the pre-preparation of the lunch, quantifying and qualifying in organic or inorganic waste, and how to management of them happens. The study was conducted in three commercial restaurants by weight of Goiânia-GO. There was a high prevalence of organic residues and the analyzed restaurants did not have a specific area for storage of the waste. This generated an accumulation in the production area, where there is no one control of the flow of genres, contributing to a possible contamination of food ready for consumption. It is concluded that establishments do not perform the proper management of waste, which requires the preparation of action plans to reduce the genesis of solid waste and that conducive to a management appropriate and satisfactory.

 

 
Autores
 
Dra. Mariana Patrício de Morais
 
Nutricionista, Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFG e Professora do curso de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC Goiás.
 
 
Juliana Braz de Oliveira
 
Acadêmica do curso de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC Goiás.
 
 
Profa. Dra. Ana Clara Martins e Silva Carvalho
 
Doutora em Ciências da Saúde, Professora do curso de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mar/Abr/2012
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.