Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 

 145 artigos encontrados em Gastronomia
 
 
Frutos do Mar
 
Existem duas classes principais de frutos-do-mar: os crustáceos e os moluscos. Os crustáceos incluem as lagostas, lagostins, siris, caranguejos e camarões. Eles devem ser comprados muito frescos, de preferência vivos. Os moluscos incluem os bi-válvulos (ostras, mexilhões, vieiras, mariscos e vôngoles), os gastrópodes (caramujos e conchas espirais) e os cefalópodes (polvos e lulas).

A menos que os frutos-do-mar sejam comprados diretamente de onde foram pescados, somente deverão ser utilizados os que vierem de uma fonte confiável e de boa reputação, ou de áreas que possuam um bom controle de qualidade. Apenas os moluscos que estejam fechados ou que se fechem quando tocados deverão ser utilizados. Os moluscos que não se abrirem depois de serem cozidos deverão ser descartados. Da mesma forma, apenas os gastrópodes vivos com um cheiro saudável de maresia deverão ser consumidos.

Os frutos-do-mar, assim como todos os peixes em geral, possuem um baixo teor de gordura mas apresentam uma quantidade elevada de gorduras polisaturadas ômega 3. Estas não podem ser produzidas pelo nosso organismo, por isso são consideradas essenciais para uma alimentação saudável. As gorduras ômega 3 possuem ainda uma grande quantidade de benefícios: elas reduzem as doenças do coração; podem aumentar a expectativa de vida após um ataque cardíaco; abaixam a quantidade de triglicérides do sangue, e melhoram o funcionamento do coração reduzindo as probabilidades de novos problemas cardíacos; proporcionam um bom desenvolvimento do cérebro, e dos tecidos neurais e visuais nos bebês durante o período de gestação; diminuem a pressão arterial; e podem ainda melhorar as condições inflamatórias associadas com artrite e psoríase.

Os frutos-do-mar são excepcionalmente ricos em vitaminas e sais minerais essenciais para se manter um corpo saudável. Interferem positivamente para um bom sistema digestivo, sistema nervoso e a contínua produção de células sangüíneas. Contém ainda vitaminas A, todas as vitaminas B, incluindo a B12, as vitaminas D e E; incluem ainda diversos minerais como o cálcio, iodo, ferro, cobre, potássio e zinco.

As vieiras também são uma excelente fonte de vitamina B12 que também protege contra o câncer de cólon. As vieiras também possuem um alto índice de vitamina B6, vitamina E, ômega 3 e magnésio, todos estes altamente benéficos para o sistema cardiovascular.
 

 
Autor
 
Chef Patrick Martin
Vice-Presidente de Desenvolvimento Educacional em Culinária, é o Embaixador Internacional do Instituto "Le Cordon Bleu". Com mais de 25 anos de experiência trabalhou no Le Doyen, Dalloyau e Flo Prestige na França. Ganhador de vários prêmios internacionais, supervisionou o desenvolvimento técnico e a abertura da escola de Tóquio e ajudou a estabelecer o nível profissional das escolas da França, Londres e Tóquio.

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Set/Out/2004
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.