Food Waste in Public Schools
palavras-chave: desperdícios alimentares, sobras, restos, refeições escolares.
Key words: food waste, Leftovers, plate waste, school meals.
resumo
Nos últimos anos, tem se verificado um aumento crescente da preocupação com a qualidade das refeições escolares. Recentemente, em Portugal, a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular emitiu a circular 14/DGIDC/2007, que veio uniformizar critérios de distribuição das refeições escolares, visando garantir a sua qualidade. Os desperdícios alimentares são um parâmetro de qualidade de uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Este estudo teve como objetivo avaliar o desperdício alimentar no meio escolar, através da análise das sobras e dos restos por nível de ensino e componente proteico. Utilizaram-se como amostra as 3758 refeições servidas durante 20 dias, em 4 escolas. Foram pesados os alimentos produzidos, as sobras e os restos e, com os valores obtidos, calcularam-se a percentagem de sobras e o indicador de restos, respectivamente. Obteve-se uma média de 7% de sobras e 31% de restos. Não se verificaram diferenças significativas entre os diferentes níveis de ensino nem por componente proteico.
abstract
In the past few years we have witnessed an increasing concern about the quality of school meals by the World Health Organization, European Union, and the Ministry of Education. Recently the General Directory of Innovation and Curricular Development released a paper to standardize the meal distribution criteria, aiming to guarantee high quality meals. The food waste is a quality parameter of a Food Service. This study is focused on evaluating the food waste in school canteens, through the analysis of the leftovers and plate wastes by school level and protein component. The samples were the 3758 meals served during 20 days in 4 elementary schools. Food produced was weighted, as well as the leftovers and the plate wastes, and with those values it was calculated the leftover and the plate waste percentage. The average leftover percentage was 7% and the average plate waste was 31%. No significant differences were found between school level, or the protein component.